Buscar

SIntese remedio amargo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Rhanna Nunes dos Santos
Matricula: 20891042
1 periodo
SÍNTESE
O paramédico Angel tem o desejo de ter um filho com sua namorada Vanessa, o desejo de Angel é obsessivo, mas a tempos tentando, sempre fracassa e não aceita que o problema pode estar com ele, na hipótese de ser estéril. Vanessa sempre o questiona, pois ele, por sua vez, a maltrata psicologicamente, tentando culpa-la por não conseguirem.
Vanessa vive oprimida por Angel, tanto pelo fato de tentarem ter o filho que Angel deseja, quanto pelos ciúmes de Angel.
Em certo momento, Angel acaba sofrendo um acidente que lhe deixa paraplégico e a partir de então, a vida de Vanessa se torna cada vez pior, pois incapacitado das suas antigas atividades, Angel passa a depender dela e ficando cada vez mais obcecado e paranoico de ciúmes, começando a maltrata-la. Angel demonstrava características de um psicopata, antes mesmo de sofrer o acidente.
Tudo isso leva Vanessa a fugir de casa e abandonar Angel em suas condições e desde então Angel começa a planejar seus crimes para tê-la de volta a qualquer custo, deixando cada vez mais visível a intensidade da psicopatia.
Ele arquiteta um plano para atraí-la a sua casa e dali a mantém em cárcere privado, estando gravida sofre maus-tratos e se ver totalmente sem saída com Angel aparentemente louco.
CRÍTICA PSICÓLOGICA
De acordo com a psicologia a psicopatia é um transtorno de personalidade antissocial. É caracterizada pelo fato do indivíduo não conseguir se colocar no lugar do outro, possuir facilidade de manipular, ser impulsivo, tirar proveito de todas as situações a seu favor, não respeitar regra e enxergar o próximo como objeto para atender suas necessidades. Os primeiros indícios podem aparecer na infância ou começo da adolescência e persistir durante toda a vida adulta
No filme, o personagem Angel, demonstrava anatomias de um psicopata, com atitudes frias, insensíveis, manipuladoras, perversas e imorais. Ele tem um desejo pelo mórbido, ou seja, se precisa de algo e a única maneira de conseguir é através da morte de alguém, ele não vai poupar, e foi o que aconteceu com o vizinho e o namorado da Vanessa para tê-la por perto.
As síndromes psicóticas caracterizam-se por sintomas típicos como alucinações, delírios, pensamento desorganizado e comportamento claramente bizarro, como fala e risos imotivados. Manipuladores, calculistas, mentirosos e narcisistas eles agridem, matam não se importam com o sofrimento de suas vítimas e ainda sentem prazer com isso.
Para ser diagnosticado como um psicopata, o indivíduo deve apresentar os seguintes sintomas: Não se adequar às normais sociais no que diz respeito a comportamento, infringir normas que podem resultar em detenção; Tendência à falsidade, uso de mentiras e trapaça para obter vantagem em algo; Impulsividade ou insucesso em planejar o futuro; Excitabilidade e hostilidade, marcado por constantes agressões físicas e lutas corporais; Indiferença pela sua segurança e a dos outros; Irresponsabilidade reiterada, não consegue manter uma conduta consistente no trabalho ou cumprir com deveres financeiros e a falta de remorso, age de forma indiferente ou racionalizada em relação a ter ferido, maltratado ou roubado. 
O Art. 26 do código penal, dispõe que, desaposento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.   Parágrafo único - A pena pode ser reduzida de um a dois terços, se o agente, em virtude de perturbação de saúde mental ou por desenvolvimento mental incompleto ou retardado não era inteiramente capaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. Dessa forma só é considerado culpado todo aquele que não se enquadra nos descritos acima.
Deixa claro que a psicopatia não perde a consciência ao praticar qualquer ato. E pelas considerações da legislação Brasileira, em analise ao caso concreto o Angel seria imputável, porque não está acometido de qualquer distúrbio que provoque alteração em sua saúde psíquica.

Continue navegando