Buscar

Doenças infecciosas ASB

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Doenças infecciosas
· Imunidade inata:
O indivíduo já nasce com essa imunidade, encontramos também a primeira linha de defesa. É constituída por células NK, neutrófilos, células dentríticas, etc. Apresenta barreiras também, como a pele, mucosa, suor, que só esse tipo de imunidade tem. Ela não apresenta memória imunológica e é essencial no controle de infecções comuns.
· Imunidade adquirida:
A imunidade adquirida entra em ação quando a imunidade inata não é suficiente para eliminar os microrganismos. É composta por linfócitos e anticorpos, sendo responsável pela união desse processo às células dentríticas. Temos dentro dessa imunidade a seleção clonal: onde uma célula mãe é responsável por criar vários outros linfócitos com diferentes receptores de membrana, o antígeno entra em contato com vários linfócitos dando origem a vários outros. Pode ainda aparecer linfócitos autoreativos, que se autodestroem, pelo processo chamado de apoptose (destruição de células programada). Na seleção clonal, temos ainda a memória imunológica e reserva de antígenos, que previne a reinfecção.
· Imunidade Ativa (Natural):
É a resistência induzida após o contato com antígenos estranhos, produzindo assim uma resposta imune ativa consistida em anticorpo e na ativação das células T auxiliares e citotoxinas. Sendo a sua vantagem de longo tempo presente na memória imune e desvantagem o seu inicio lento.
· Imunidade Passiva (Artificial):
É a resistência baseada em anticorpos pré-formados em outros organismos, como exemplo temos a vacina. Na imunidade passiva, podese injetar anticorpos contra tétano para evitar toxicidade e anticorpos contra vírus em estado de incubação para evitar multiplicação. Vale lembrar que a imunidade passiva não se dá apenas através de vacinas, outra forma dessa imunidade é a passagem de Ig G para o recém-nascido através da amamentação
A principal vantagem da imunidade passiva é a disponibilidade imediata de grandes quantidades de anticorpos e sua desvantagem é a curta duração de vida útil
· Imunidade Ativa - passiva;
Implica na administração de anticorpo pré-formado (proteção imediata) e de uma vacina (proteção a longo termo). Necessita-se ter grande atenção na sua administração, pois deve aplicada em locais distintos do corpo para que não haja interação. Como pode-se notar, a imunidade inata e adquirida se completam, prova disso é que diversas células do sistema imune desempenham funções para ambas categorias, como exemplo temos os macrófagos e as células dendríticas. Ao estudante cabe lembrar, no momento dos estudos, que as reações presente no nosso sistema imune muitas vezes ocorrem não de maneira isolada, mas sim, simultaneamente, mostrando o tão complexo que é nosso sistema de defesa.

Outros materiais