Buscar

Saúde e segurança no trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Saúde e segurança no trabalho.
Em primeiro lugar, é preciso saber o que é ter qualidade de vida. Muitas empresas já criaram espaços de lazer para seus colaboradores com mesas de sinuca e videogames, porém, é importante entender que isso não é o mais importante. A qualidade de vida no trabalho pode ser aperfeiçoada, principalmente, com a mudança de hábitos dentro da empresa. Respeitar os profissionais nos aspectos físico e mental, por exemplo, é um bom começo para garantir boas condições de trabalho. Outras mudanças, como a melhoria da iluminação do ambiente de trabalho e otimização da comunicação interpessoal, também fazem toda a diferença. Para isso, é preciso algum investimento financeiro e, principalmente, comprometimento da liderança.
A questão principal é, em que isso beneficia a empresa? É possível afirmar que uma empresa que investe na qualidade de vida no trabalho e que beneficia toda a sua equipe é muito mais competitiva e ela consegue contar com profissionais motivados, comprometidos e capazes de entregar ótimos resultados. os principais benefícios de investir na qualidade de vida são: Aumento da produtividade no trabalho, melhoria do clima organizacional, aumento na atração de talentos, crescimento do lucro empresarial. Mas um dos pontos mais importantes é o ambiente em que o profissional passa a maior parte do tempo. Melhorar questões como luminosidade, acústica e temperatura do espaço de trabalho, além da ergonomia dos móveis de escritório. Esse é um excelente começo! E não podemos deixar de falar sobre a saúde mental; implemente um programa de saúde mental. Apenas adotar medidas isoladas pode não ser suficiente para colher bons resultados. Para realmente gerar impacto para todos os envolvidos, é necessário implementar na empresa um programa de saúde mental com objetivos direcionados. 
O primeiro passo é entender o perfil das condições emocionais mais prevalentes na população. Assim, é possível conhecer quais são as melhores medidas a serem tomadas em cada caso, incluindo apoio profissional especializado e coordenação de cuidados médicos Nesse processo, a tecnologia é uma grande aliada. Uma alternativa, por exemplo, é contar com instrumentos de autoavaliação da saúde emocional, como questionários, que podem ser facilmente preenchidos por cada colaborador via dispositivo móvel ou computador. Tendo em mãos um relatório completo da saúde mental dos trabalhadores, fica muito mais fácil atuar com prevenção, fazer o controle de riscos nos casos mais delicados, reduzir o absenteísmo e o presenteísmo e aumentar a produtividade das equipes.
E por fim zelar pela Higiene e segurança do trabalho. Prezar pela higiene do trabalho vai muito além de manter um ambiente limpo ou utilizar álcool. A higiene ocupacional faz parte da ciência de segurança e medicina do trabalho. Seu objetivo é garantir que a integridade dos colaboradores seja mantida mesmo quando estiverem expostos a ambientes perigosos ou insalubres. Isso inclui gases tóxicos, ruídos prejudiciais ao ouvido, ambiente estressante etc. Preservar o trabalhador de riscos à saúde, além de manter sua integridade física e mental durante o expediente, é um procedimento regido pela higiene do trabalho. Por isso, a higiene e segurança do trabalho são práticas interligadas, que agem diretamente na produtividade e no desempenho dos colaboradores de uma empresa.
E como já dizia Orison Swett Marden
“a QUALIDADE de seu trabalho tem tudo a ver com a qualidade de sua vida”.

Continue navegando