Buscar

Representação descritiva I - Catalogação - discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Representação descritiva I - Catalogação (19553)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:650529) ( peso.:4,00)
	Prova:
	26542553
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Os esforços e as discussões sobre o modelo conceitual de Requisitos Funcionais para Registro Bibliográficos - FRBR -, para além de reavaliar o processo da criação do registro bibliográfico que diminuísse os custos da catalogação, estavam e ainda estão voltados a atender as necessidades do usuário, a diversidade de suportes da informação e os contextos de utilização dos registros bibliográficos. Disserte sobre os objetivos e os principais aspectos conceituais do FRBR no âmbito da Representação Descritiva - Catalogação.
	Resposta Esperada:
*O objetivo do estudo que originou o FRBR foi o de possibilitar a compreensão clara de determinados elementos conceituais para que o registro bibliográfico pudesse relacionar os dados registrados às devidas necessidades dos usuários, abrigando as informações necessárias quando os mesmos fizessem o uso desse registro, bem como recomendar um nível básico de funcionalidade e requisitos básicos para a elaboração dos registros.
*Vale destacar que o FRBR não se refere a um código ou instrumento de catalogação, mas sim a um modelo conceitual de descrição que tem a intenção de ser independente de qualquer instrumento ou código de catalogação. *Em decorrência do FRBR, a catalogação passou a ser entendida não só como a descrição bibliográfica de um item, mas também como o registro dos elementos "organizativos", aqueles gerados por outros processos que não a representação descritiva - por exemplo, a classificação e indexação.
*O FRBR define uma representação de informações baseada em entidades, em atributos e em relacionamentos entre as entidades. As entidades são objetivos do mundo real identificados univocamente com relação a todos os outros objetos. *Representam os objetos de interesse para os utilizadores de registros bibliográficos. *As entidades estão associadas a um conjunto de características e atributos. *São os atributos que constituem o meio pelo qual os usuários elaboram as suas perguntas e interpretam as respostas quando procuram por uma informação. *O modelo FRBR, como já mencionado, não se configura como códigos e ou normas, apesar de estas servirem como base para que o modelo ganhe forma. *O modelo conceitual está em constante discussão e aprimoramento e, para tal, a IFLA mantem seu grupo de estudos com especialistas em catalogação, indexação e classificação sempre envolvido em trabalhos relativos à área.
	2.
	As Tecnologias da Informação e da Comunicação aliadas à internet, impulsionaram o surgimento de diversos novos suportes de informações, bem como o surgimento dos documentos eletrônicos e digitais. Estes novos meios impactaram de maneira expressiva as atividades desenvolvidas pelos bibliotecários e, consequentemente, no desenvolvimento e adequação das práticas e técnicas catalográficas. Disserte sobre as bibliotecas virtuais/digitais e como estas dimensionam o tratamento e a disponibilização da informação.
	Resposta Esperada:
* A internet impulsionou uma nova perspectiva à catalogação porque rompeu barreiras físicas e geográficas no que tange à circulação e disponibilização da informação, assim, a catalogação passa a fazer parte de um processo mais amplo e complexo. * Diante disso, vislumbra-se uma discussão bastante entusiasta sobre o tratamento da informação e os novos recursos e procedimentos que permitam organizar e recuperar as informações considerando os impactos trazidos pela tecnologia e pela internet. * Essas discussões emergem, pois sabe-se que a experiência de conversão de dados, do catálogo manual para o eletrônico, mostra que as informações contidas numa ficha catalográfica não podem simplesmente ser digitadas no computador para gerar um catálogo automatizado. *É primordial que as bibliotecas propiciem o acesso a todo fluxo informacional, considerando o vasto conjunto de suportes. * Nesse sentido, os espaços físicos estão se transformando em espaços "sem paredes" e isto impactou não só a adaptação e remodelação dos sistemas de informação, mas atingiu em cheio o universo da produção, acesso e consumo/leitura dos livros. Como consequência, as bibliotecas, como seus vastos e numerosos acervos, começaram a se constituir, bem como ampliar as possibilidades de seu acervo, também como 'espaços sem paredes'. * Assim, tem-se uma dinâmica entre as bibliotecas contemporâneas e as bibliotecas virtuais, ou seja, um espaço em que coexistem acervos convencionais, tais quais as obras com suporte físico e o acervo com obras em formato digital. *Na biblioteca virtual, o usuário não possui uma interação direta e física com as obras disponíveis ou com o bibliotecário, ou ainda, com outros usuários. *Nesse tipo de biblioteca, existe uma gama de conteúdos que podem ser acessados em qualquer lugar apenas com uma relação de interação estritamente virtual. *Conectando-se apenas com a internet, o conteúdo surge, após as delimitações de busca, em formato digital.
Parte inferior do formulário

Continue navegando