Buscar

prova g2

Prévia do material em texto

3) 1- É de muita importância avaliar os teores de cloreto, pois tal presença geralmente favorece a resistência do cimento contra ataques de sulfatos. Portanto a importância dessa avaliação é devido à ação conjunta que pode acorrer por cloretos e por carbonatação, no qual o concreto carbonatado não possui a mesma capacidade de combinar cloreto com concreto, fazendo com que parte dos cloretos que estão combinados passe a trabalhar na condição de livres. Com a carbonatação o concreto torna-se menos alcalino e dessa forma, a película passivadora perde a sua estabilidade dando início ao processo de corrosão.
 2- Primeiramente a retirada do concreto até 2 cm após a armadura; logo depois realizar a aplicação de jato abrasivo, para em seguida utilizar jato de água para remoção dos cloretos, e depois jato de ar comprimido para remoção de partículas soltas para a aderência do epóxi, depois com auxílio de paquímetro achamos a medida para verificar se existe a necessidade de reforço da seção do aço; em seguida após essa verificação é feita a proteção das armaduras  ante corrosivo e em seguida é refeita a proteção mecânica do concreto. Utilizando ainda telas de zinco que promovem a retirada dos cloretos com uma proteção eletroquímica. Existe também a possibilidade de utilizarmos placas de zinco que podem ser substituídas ao ficarem danificadas a chamada proteção catódica.
4) Ao observar a questão e a imagem, já percebe-se a fissura a mais ou menos 45º nas extremidades indicando sobrecarga, uma força cortante (cisalhamento) devido as indústrias de papeis trabalharem com grandes cargas. Portanto, inicialmente eu faria uma análise criteriosa da estrutura de concreto fissurada. Primeiro com uma elaboração de mapeamento das fissuras, logo em seguida uma classificação das fissuras em ativa ou passiva, para determinar suas possíveis causas, estabelecendo uma metodologia garantida para reparar e recuperar ou fazer reforços na estrutura fissurada, no qual provavelmente é o caso. 
5) Diagnóstico: De acordo com imagem e assunto abordado na questão há quebra e desprendimento de cerâmicas na fachada juntamente com queda das camadas de revestimento dos apartamentos com presença de expansão e bolhas na argamassa.
Possíveis causas: A quebra e desprendimento de cerâmicas na fachada provavelmente foi a execução da junta de dessolidarização que não foi feita corretamente, no qual é muito importante, pois permite a movimentação do pano de revestimento. Ou seja, se não for executado corretamente a junta de dessolidarização ocorrerá a perda de aderência e desplacamento do revestimento.
Possíveis causas: Devido as falhas das camadas que constituem o revestimento, aconteceu o empolamento, pois também há presença de expansão e bolhas na argamassa. Esse processo é devido a hidratação posterior de óxidos, o que é mais comum é a Cal parcialmente hidratada, ao se extinguir depois de aplicada há aumento de volume; cal contendo óxido de magnésio, hidratação lenta acontece expansão e argamassa mista, cimento e cal a expansão aumenta consideravelmente.

Continue navegando