Buscar

APX1 EDUCAÇÃO INFANTIL 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação Presencial (APX1) – 2020.2
DATA LIMITE DE ENTREGA – 03/10 ATÉ ÀS 16h
Disciplina: Educação Infantil 2
Coordenadora: Profª Maria Inês Delorme
Aluno(a):Vania de Oliveira Teofilo_ 
Matrícula:19212080313 Polo: Rocinha
Prezado(a) aluno(a) atenção:
São 4 (quatro) questões valendo 2,5 pontos cada. 
 Ma. Inês Delorme e Rose Kauss
1. Marque as duas condutas consideradas desejáveis e justifique suas escolhas:
Ser menino e ser menina, em cada cultura, têm representações sociais e culturais diferenciadas. Muito se espera e se pretende como conduta e comportamento para os meninos e coisas diferentes para as meninas. Hoje já sabemos que esses “protocolos” impactam e repercutem também em espaços de educação infantil. 
a.( ) separar as meninas dos meninos nas brincadeiras livres, de pátio, para evitar problemas.
b.( x ) permitir que meninos e meninas brinquem juntos, com maquiagens, pinturas, fantasias, de boneca e de jogos com bolas, corridas etc. desde que elas queiram participar das brincadeiras.
c.( ) tentar que as turmas de crianças tenham contato apenas professores e profissionais do sexo feminino, já que as mulheres são sempre mais habilitadas para lidar com crianças, meninos e meninas.
d. ( x ) criar espaços de conversa onde as crianças explicitem como são os seus modelos de homem e de ser mulher, para que elas possam se ouvir e o professor minimizar ao máximo, com muito cuidado e respeito, certos padrões preconceituosos que se mantêm presentes. 
Justificativa: 
As crianças devem ter liberdade para escolher suas brincadeiras sejam ditas de meninos ou meninas o que precisa é um direcionamento da brincadeira assim como explicar as crianças como ela funciona e que todos podem brincar desde que identifiquem seu papel na brincadeira que deve ser supervisionada por um adulto. Nunca falando pra criança se é certo ou errado mais sim como fica melhor brincar desta ou daquela forma . Todas as brincadeiras são válidas e sempre ensinam de alguma forma pois não existe brincadeira que deva ser definida por sexo(menino/menina) mais sim o que deixa a criança feliz e informada.
2. Marque a única alternativa correta e justifique sua escolha:
A criação de uma política pública bem elaborada, com um texto competente, bem escrito etc. é suficiente para modificar , por exemplo, a qualidade da educação brasileira?
a.( x ) não, porque as políticas públicas precisam atender aos desejos da população, no caso às crianças, suas famílias, e também aos direitos de todos, incluindo os professores. 
b.( ) sim, porque se for uma política pública, ou uma lei , todos vão cumprir.
c.( ) não, porque há regras, leis e políticas públicas que não saem do papel.
d.( ) sim, porque faltam leis no país sobre avaliação da aprendizagem. 
Justificativa: 
Somente as regras não mudam a educação se faz necessário políticas bem estruturadas , implementadas que visem as crianças, suas famílias , unidade escolar e profissionais para que assim a educação possa ter qualidade, será preciso uma constante na educação para que se possa futuramente colher os frutos destas políticas.. 
3. Marque a única assertiva incorreta, que não atende ao PNPI e justifique sua escolha: 
A Rede Nacional pela Primeira Infância em 2002 entregou ao governo o documento “Plano Nacional de Primeira Infância” (PNPI), com ampla participação social, de todos os segmentos. Trata-se de um documento político e técnico que visa a orientar nos próximos anos a ação do governo e da sociedade civil na defesa, promoção e realização dos direitos da criança de até seis anos de idade. Seu marco final – 2022. ( PNPI, p. 12 e 13). 
a.( )“Viver a primeira infância com plenitude é um direito de toda criança cujo cumprimento depende da decisão, do compromisso político e ético e do persistente empenho do Governo e da sociedade.”
b.( ) “O foco na primeira infância é coerente com a relevância que os seis primeiros anos de vida têm no conjunto da vida humana.”
c.( ) “A proposta do PNPI foi construída num processo de ampla participação
social e política da população.
d.( x ) “O PNPI traça diretrizes gerais e metas para o País realizar por suas crianças que não precisam respeitar a Constituição Federal, nem o Estatuto da Criança e do Adolescente”.
Justificativa
O PNPI traça suas metas através de diretrizes como a constituição federal , estatuto da criança e adolescente e outros projetos priorizando a infância através de estratégias inteligentes para ganhos sociais , econômicos e intelectual para o benefício da infância .
4. Marque a única assertiva incorreta e justifique sua escolha:
As instituições de Educação Infantil costumam ser vistas pelo senso comum como uma extensão das casas, da vida social e das famílias das crianças. No entanto... marque a resposta errada:
a. ( ) os deveres e as responsabilidades dos pais e da família devem ser diferentes das dos professores, dentro das instituições.
b. ( ) se pais e professores confundem seus papeis, as crianças se prejudicam e também se confundem.
c. ( x ) um trabalho integrado entre famílias e escola deve permitir a entrada liberada dos pais aos espaços da instituição, todos os dias, em qualquer hora. 
d. ( ) os professores precisam acompanhar e apoiar todas as modalidades de famílias de suas crianças sem julgamentos de valor e sem preconceitos.
Justificativa: Os pais e responsáveis devem participar da vida escolar do aluno mais o acesso a unidade( sala de aula, quadra de esportes, cozinha, etc) precisa ser supervisionado e obedecer algumas regras para que não altere/atrapalhe o cotidiano da unidade e de seus educandos .até mesmo a secretaria por vezes possui um horário específico de atendimento para que os profissionais possam atender a demanda da unidade.

Outros materiais