Buscar

EXERCÍCIOS DIREITO DO TRABALHO

Prévia do material em texto

1. Mário, empregado da Empresa X, foi despedido por justa causa por ter praticado ofensas físicas contra seu chefe. Ingressou com ação trabalhista contra sua ex-empregadora, mas não comprovou suas alegações de que agiu desta maneira por ter sido ofendido em sua honra por seu superior hierárquico, razão pela qual a sentença trabalhista manteve a justa causa aplicada como motivo da rescisão do contrato de trabalho. Neste caso, Mário terá direito, além do saldo de salário, a: 
a) aviso prévio, 50% de 13º salário proporcional e 50% das férias vencidas + 1/3, sem direito ao saque dos depósitos do FGTS e da multa de 40%.
b) todas as verbas rescisórias como dispensa sem justa causa, pois ofensas físicas contra seu chefe não se configuram como motivo de justa causa, estando errada a sentença proferida.
c) férias integrais não gozadas + 1/3 constitucional. 
d) 13º salário proporcional e férias vencidas + 1/3, além do saque dos depósitos do FGTS, sem a multa de 40%.
e) nenhuma outra verba rescisória, em razão da prática de conduta tipificadora da justa causa.
2. Maria da Glória foi dispensada por justa causa por não atender aos ditames inseridos no regulamento da empresa em que trabalhava, devidamente depositado no Ministério do Trabalho, que limitava o uso do banheiro em, no máximo, cinco minutos, no período da manhã e no período da tarde. A mesma já tinha sido advertida por escrito duas vezes anteriormente pela falta cometida. No caso exposto, 
a) está correto o uso do poder de direção do empregador, porque o regulamento de empresa estava devidamente depositado no Ministério do Trabalho, produzindo efeitos jurídicos nos contratos de trabalho. 
b) está correto o uso do direito de controle do empregador, uma vez que ao assumir os riscos do empreendimento, pode exigir ao máximo a prestação dos serviços de seus colaboradores dentro do horário de serviço. 
c) há abuso do poder de direção do empregador, uma vez que inserir no regulamento de empresa tal proibição fere o direito à dignidade da trabalhadora.
d) há abuso do poder de direção do empregador, uma vez que a limitação ao uso do banheiro deveria ter sido estipulada na contratação da colaboradora, em suas cláusulas do contrato individual de trabalho, e não em regulamento interno. 
e) é errônea a forma de rescisão do contrato de trabalho, pois a dispensa por justa causa somente ocorre após a aplicação de três advertências e não duas, como no caso. 
3.	O aviso prévio é devido ao trabalhador que:
a. For demitido por justa causa;
b. For demitido sem justa causa; (art. 487 da CLT)
c. No término do contrato por prazo determinado;
d. No término do contrato de trabalho por aposentadoria.
4. (Técnico Administrativo – TRT/20 – 2006 – FCC) João falsificou documento para obtenção de horas extras não prestadas. Neste caso, João praticou
A) incontinência de conduta
B) ato de improbidade
C) ato de indisciplina
D) ato de insubordinação
E) ato de desídia
5. (Técnico Administrativo – MPU – 2007 – FCC) O empregado pode considerar rescindido seu contrato de trabalho e exigir a indenização devida quando o empregador
A) deixar de fornecer os equipamentos de proteção individual imprescindíveis ao tipo de trabalho executado.
B) exigir que cumpra o regulamento da empresa.
C) conceder férias no período que melhor atenda aos interesses da empresa.
D) determinar a transferência do local de trabalho em razão da mudança de endereço da empresa.
E) determinar sua reversão ao cargo anteriormente ocupado, após deixar o exercício de cargo de confiança.
6. Reconhecida a culpa recíproca na rescisão do contrato de trabalho, o empregado, do valor do aviso-prévio, do décimo terceiro salário e das férias proporcionais, terá direito ao percentual de
 a) 20%.
 b) 40%.
 c) 50%.
 d) 80%.
 e) 100%.
1

Continue navegando