Buscar

bliblioteca_Oodi-final

Prévia do material em texto

Parte 1: 
Nome do Projeto: Biblioteca Central Oodi – Pública
Localização: Helsinque, Finlândia – aberta em 5 de dezembro de 2018.
Autoria do Projeto Arquitetônico:
Oodi foi projetado pela ALA Architects, que venceu o concurso aberto internacional de arquitetura da Biblioteca Central em 2013. 
Imagens:
Desenhos Técnicos
A localização de Oodi em frente ao Eduskuntatalo (Parlamento) foi escolhida para simbolizar a relação entre o governo e a população, além de servir também como um lembrete do Compromisso da Biblioteca Finlandesa  o qual exige que as bibliotecas promovam a aprendizagem ao longo da vida, a cidadania ativa, a democracia e a liberdade de expressão. Além disso, a localidade também coloca a nova biblioteca no coração do bairro cultural d eHelsinque, perto de muitas das grandes instituições da capital.
Parte 2
Área total construída: 17.000 m² (ALA Arquitetura)
Identificação dos setores do projeto:
Dimensão do Acervo: 
O design cresce a partir da dinâmica entre o site e os objetivos do programa da biblioteca. O conceito principal é a interação entre os três andares individuais do edifício.
A praça pública em frente ao prédio continua dentro do prédio, mesclando-se a um catálogo de recursos para reuniões e experiências. O piso térreo é um espaço robusto, movimentado e atualizado com freqüência, adequado para visitas e orientações rápidas. Os espaços públicos ativos e com limite zero são visíveis, atraentes, compreensíveis e acolhedores para todos os visitantes.
A atmosfera tradicional e serena da biblioteca pode ser encontrada no piso superior. Esta é uma área calma e contemplativa flutuando acima do movimentado centro de Helsinque. Oferece vistas majestosas e desobstruídas para o parque e a paisagem urbana circundantes.
Esses dois espaços contrastantes que se complementam perfeitamente são criados por um volume de madeira arqueado. Os espaços dentro do volume são fechados e mais íntimos. O volume de madeira é esticado verticalmente para criar conexões com os pisos principais abertos abaixo e acima.
NOME: Biblioteca Central de Helsinque Oodi
TIPO: Concurso aberto, 2013, 1º prêmio
STATUS: Criada, a biblioteca foi aberta em 5 de dezembro de 2018
LOCALIZAÇÃO: Helsinque, Finlândia
CLIENTE: Cidade de Helsinque
PROGRAMA:  Biblioteca, espaços de trabalho em grupo, estúdios de gravação, espaço para criadores, cinema, salão polivalente, café, 17.000 m² no total
BIBLIGRAFIA
https://ala.fi/work/helsinki-central-library/
https://www.oodihelsinki.fi/en/contact-information/

Continue navegando