Buscar

Documento (1)

Prévia do material em texto

Aluno Wemenson da Silva Gomes_________________ Matricula 01331555	 Professor Jeferson Bezerra_________________12/10/2020 Disciplina Logística Reversa 
Qual deve ser a destinação final dos produtos e embalagens de materiais da saúde, pós uso e pós consumo?							 Descartar corretamente o lixo é muito mais do uma preocupação com o meio ambiente, é, principalmente, uma questão de saúde pública. No caso de resíduos hospitalares e dos remédios dentro de casa, esse alerta deve ser redobrado.												Agulhas, seringas, gases, algodão, luvas, materiais cortantes, cateteres, e muitos outros materiais utilizados em unidades de saúde devem ser descartados em caixinhas amarelas que vemos em farmácias, hospitais, ambulatórios, pronto-socorro, já que podem estar contaminados com sangue urinas ou fezes, entre outros.									A Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária), determina regras para armazenar, transportar e destinar corretamente esses resíduos.
		“Para garantir que esses resíduos contaminantes tenham 			uma destinação segura, algumas empresas pedem para 			incinerar, antes de levarmos ao aterro”						 conta o engenheiro ambiental da Silcon, Johnny Alves.		
A fumaça gerada pela queima dos resíduos é tratada através de filtros nos equipamentos. De acordo com a Anvisa tanto a queima quanto ao aterramento são permitidos perante a lei.									Os resíduos não reutilizáveis, em definitivo devem ser dispostos em aterros industriais e institucionais após o uso do produto.					A resolução CONAMA número 005 de 05/08/1993, estipula que os estabelecimentos prestadores de serviços de saúde e terminais de transportes devem elaborar o gerenciamento de seus resíduos. 						Nesse gerenciamento é preciso contemplar os aspectos referentes à geração, segregação, a condicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos.

Continue navegando