Buscar

trabalho junior

Prévia do material em texto

TEMA: Entendimento sobre os seguintes assuntos: Distinção entre HUB e SWITCH e diferença entre as tecnologias LAN, MAN e WAN.
As tecnologias evoluem cada vez mais em um processo rápido, no qual muitas vezes apresentam falhas nos sistemas, principalmente de comunicação e por este motivo há uma necessidade de melhorar a cada nova descoberta é o caso do HUB e do SWITCH, dois equipamentos utilizados em empresas que tem a mesma função de enviar informações, porém de maneiras distintas já que o SWITCH é um versão melhorada do HUB. 
Desta forma, vamos iniciar relatando sobre o HUB um equipamento mais antigo foi criado com o proposito de fazer a conexão de computadores em uma rede local, ou seja, ele transmite informações entre os computadores que estão conectados em um mesmo ambiente, repassando essas informações para todos os computadores ao mesmo tempo até que chegue em seu verdadeiro destinatário. 
Assim, iniciaram os problemas com este aparelho, pois se as informações repassadas fossem pessoais, todos receberiam da mesma maneira e teria acesso a essas informações, podendo haver fraudes, dependendo do caráter de quem receberia as informações, gerando um grande problema de segurança, sem contar no grande percurso que ele faria até chegar ao seu destino. Outro problema que ocorria era o congestionamento e a lentidão na rede, devido ao volume de envio das informações. 
Em decorrer de todas essas problemáticas o HUB foi perdendo a credibilidade de seus empresários e usuários, dando vez a uma nova criação em que melhoraria a questão da segurança das informações, pois agora este novo equipamento teria a função de enviar as mensagens, porém para seu único destinatário e não para todos os servidores. 
Portanto, como foi visto o SWITCH ou comutador como também é conhecido foi criado com o objetivo de solucionar os problemas do HUB, desta forma, o aparelho tem por função decodificar a mensagem por meio do cabeçalho do pacote, fazendo assim a localização as informações do receptor dos dados, pois este aparelho armazena os endereços dos destinatários em uma tabela na sua memória, por isso consegui transmitir a mensagem somente a máquina destinada, melhorando os dois problemas ao mesmo tempo, que é sanar com a insegurança dos dados e com o congestionamento do sistema, já que o percurso foi reduzido a somente um computador. 
Desta maneira, o SWITCH se tornou o mais utilizado entre as empresas seja elas de pequenos ou médio porte, tendo eles dois tipos os não gerenciáveis e os gerenciáveis, onde o primeiro é mais básico que somente tem função de conectar os dispositivos e transmitir os dados dentro da rede. E os gerenciáveis que possui ferramentas que possibilita que eles sejam administrados remotamente e também a visualização de relatórios sobre determinados aspectos da rede e seu uso.
Mesmo com todas estas vantagens o SWITCH necessita de um sistema de proteção, pois uma de suas pequenas falhas é que ele ainda pode ser invadido por hackear. 
Agora, depois de falarmos sobre os equipamentos de conexão, precisamos citar as diferenças entre as redes que fazem também uma conexão da menor a mais ampla, redes que permitem que os computadores se conectem e se comuniquem, elas são conhecidas como LAN, MAN, WAN.
A rede Local Area Network (LAN) é uma rede Local que tem facilidade em projetar e manter, sua função é conectar os dispositivos de rede para que os computadores pessoais e as estações de trabalho possam compartilhar dados, ferramentas e programas. Os dados transmitem em uma taxa muito rápida, pois o número de computadores conectados é limitado, já que tem seu caráter local e assim cobre um determinado espaço, ou seja, uma área geográfica menor e tem sua propriedade privada e especifica. Sendo assim, é utilizada em um prédio de escritórios, casa, hospital, escolas, etc.
Já a rede Metropolitan Area Network, ou rede metropolitana (MAN), abrange uma área ampla, bem maior que a de uma LAN e uma área menor em comparação à WAN que é outra rede com maior extensão. Ele conecta dois ou mais computadores que estão separados, mas residem nas mesmas cidades ou em cidades diferentes.
E por fim, a rede mais ampla WAN ou Wide Area Network é uma rede de computadores que se estende por uma grande área geográfica, ela pode ou não ser de propriedade privada, sendo um meio de comunicação usado para rede de longa distância é o PSTN ou o Satellite Link. Por este motivo, o atraso de propagação é um dos maiores problemas enfrentados nesta rede. 
Deste modo, notou-se que as redes de comunicação entre computadores todas tem a mesma função, conectar todos os computadores de uma determinada empresa para que ocorra um diálogo mais acessível aos seus usuários, a distinção entre eles é apenas que uma abrange uma rede local, metropolitana e outra com uma ampla recepção para empresas de grandes áreas geográficas, assim, também se nota a qualidade de cada rede sendo uma fácil de manter com poucos custos e outra com mais problemática na manutenção. Foi visto que existe três tipos de rede, uma para cada necessidade da empresa. 
 
 João Carlos da Conceição

Continue navegando