Buscar

revisão 4ºchamada 601,602

Prévia do material em texto

Em 1609, o perspicillium chegou às mãos de Galilei Galilei em Pádua, que o aperfeiçoou, tornando-o dez vezes mais potente que o original. Galileu passou a chamá-lo de telescópio, nome que vem das palavras gregas “na distância” e “ver”.
Galileu resolveu usar o telescópio para estudar o “céu” (universo) e percebeu que vários aspectos não eram como outros filósofos e pensadores haviam dito. Entre os fatos que ele observou, o mais importante foi que a Terra não era o centro do cosmo, mas sim o Sol. Essa ideia ficou conhecida como heliocentrismo.
Essa constatação apoiou a ideia de outro cientista importante, Copérnico. Hoje sabemos que isso é realmente verdade, pois, como mostra a figura a seguir, os planetas do Sistema Solar giram ao redor do Sol.
No Sistema Solar, o Sol é o centro, e não a Terra
Todavia, naquela época, a Igreja Católica defendia que a Terra era o centro do universo, por isso posicionou-se contra as ideias do heliocentrismo. Em 1632, Galileu publicou uma obra intitulada Diálogos sobre os dois grandes sistemas do mundo, defendendo o heliocentrismo. A Igreja condenou essa obra, e o papa condenou Galileu ao tribunal da Inquisição.
Assim, com quase 70 anos de idade, Galileu foi julgado e obrigado a declarar que suas ideias eram falsas. Ele foi condenado a ficar em uma prisão domiciliar nos arredores de Florença até a sua morte, que ocorreu em 8 de janeiro de 1642. Em 1997, o papa João Paulo II fez um pedido de desculpas póstumas a Galileu.
Nebulosas são nuvens formadas por poeira cósmica, hidrogênio e gases ionizados a partir de restos de estrelas que se desagregaram. Ao serem observadas, as nebulosas apresentam formatos irregulares semelhantes aos das nuvens, o que foi determinante para a escolha do nome desses corpos celestes, pois a palavra nebulosa provém de um termo em latim que significa nuvem.
Galáxias são enormes sistemas estelares unidos pela força da gravidade, compostos por estrelas, nuvens de gás, poeira e mais um misterioso componente chamado de matéria escura.
Existem possivelmente algo como 150 bilhões de galáxias no universo observável (mas este número pode subir para 2 trilhões). Algumas são chamadas de anãs, por possuírem apenas dez milhões de estrelas. Outras são gigantescas, com uma centena de trilhões de estrelas.
Big Bang - A Teoria do Big Bang
A busca pela compreensão sobre como foi desencadeado o processo que originou o universo atual, proporcionou – e ainda proporciona – vários debates, pesquisas e teorias que possam explicar tal fenômeno. É um tema que desperta grande curiosidade dos humanos desde os tempos mais remotos e gera grandes polêmicas, envolvendo conceitos religiosos, filosóficos e científicos.
Até o momento, a explicação mais aceita sobre a origem do universo entre a comunidade cientifica é baseada na teoria da Grande Explosão, em inglês, Big Bang. Ela apoia-se, em parte, na teoria da relatividade do físico Albert Einstein (1879-1955) e nos estudos dos astrônomos Edwin Hubble (1889-1953) e Milton Humason (1891-1972), os quais demonstraram que o universo não é estático e se encontra em constante expansão, ou seja, as galáxias estão se afastando umas das outras. Portanto, no passado elas deveriam estar mais próximas que hoje, e, até mesmo, formando um único ponto.
A teoria do Big Bang foi anunciada em 1948 pelo cientista russo naturalizado estadunidense, George Gamow (1904-1968) e o padre e astrônomo belga Georges Lemaître (1894-1966). Segundo eles, o universo teria surgido após uma grande explosão cósmica, entre 10 e 20 bilhões de anos atrás. O termo explosão refere-se a uma grande liberação de energia, criando o espaço-tempo.
Até então, havia uma mistura de partículas subatômicas (qharks, elétrons, neutrinos e suas partículas) que se moviam em todos os sentidos com velocidades próximas à da luz. As primeiras partículas pesadas, prótons e nêutrons, associaram-se para formarem os núcleos de átomos leves, como hidrogênio, hélio e lítio, que estão entre os principais elementos químicos do universo.
Importância da camada de ozônio para os seres vivos
Ela é fundamental para a vida, pois protege contra os raios ultravioleta, prevenindo o câncer de pele, a degradação dela é um grande problema esse fenômeno é conhecido como buraco na camada de ozônio e ocorre por causa de substancias lançadas na atmosfera.
Via Láctea
A Via Láctea está entre as centenas de bilhões de galáxias do Universo e onde está situado o nosso Sistema Solar.
O nome latino – Via Láctea – deriva da palavra grega "Kiklios Galaxios", cujo significado é círculo leitoso.
Considerando a estimativa da idade do Universo, a Via Láctea tem aproximadamente 14 bilhões de anos terrestres.
Os cientistas acreditam que a Via Láctea e outras galáxias grandes se formaram ao longo de bilhões de anos a partir das interações entre galáxias menores e, em particular, a captura gradual de muitas estrelas de galáxias anãs próximas (galáxias pequenas com centenas ou milhares de vezes menos estrelas do que a Via Láctea).
Aquecimento Global
O aquecimento global corresponde ao aumento da temperatura média terrestre, causado pelo acúmulo de gases poluentes na atmosfera.
O século XX foi considerado o período mais quente desde a última glaciação. Houve um aumento médio de 0,7°C nos últimos 100 anos.
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), órgão responsável por estudos sobre o aquecimento global, acredita que o cenário para as próximas décadas é de temperaturas ainda mais altas.
Estudo recente, de 2017, indica que são de 90% as chances do aumento das temperaturas médias, no século XXI, para valores entre 2 a 4,9 °C. Um aumento de 2 °C já resultaria em graves e irreversíveis problemas ambientais.
Por isso, o aquecimento global é considerado um problema ambiental urgente e com graves consequências para a humanidade.
Porém, o tema ainda é controverso. Para alguns cientistas, o aquecimento global é uma farsa. Eles argumentam que a Terra passa por períodos de esfriamento e aquecimento, o que seria um processo natural.
Efeito Estufa e Aquecimento Global
O fenômeno natural do efeito estufa está intimamente ligado às mudanças climáticas que ocorrem no planeta Terra.
O efeito estufa apesar de relacionado com o aquecimento global, é um processo que garante que a Terra mantenha a temperatura adequada para a vida. Sem ele, o planeta seria muito frio, a ponto de muitas formas de vida não existirem.
O problema está no aumento da emissão de gases poluentes, os chamados gases de efeito estufa. Eles se acumulam na atmosfera e com isso, há uma maior retenção de calor da Terra.
Então, como acontece o aquecimento global?
O aumento na concentração dos gases de efeito estufa provoca alteração nas trocas de calor, ficando a maior parte retida na atmosfera. Em consequência, ocorre o aumento da temperatura, o que causa o aquecimento global.
É importante destacar que o aumento da emissão de gases de efeito estufa é resultado das atividades humanas. Esse processo iniciou no século XVIII, com a Revolução Industrial e perdura até os dias de hoje.
Entenda as relações e diferenças entre o Efeito Estufa e o Aquecimento Global.
Os gases de efeito estufa são:
· Monóxido de Carbono (CO)
· Dióxido de Carbono (CO2)
· Clorofluorcarbonos (CFC)
· Óxido de Nitrogênio (NxOx)
· Dióxido de Enxofre (SO2)
· Metano (CH4)
Causas
A principal causa do aquecimento global é a emissão de gases de efeito estufa.
Estimativas sugerem que as emissões de gases do efeito estufa, em decorrência de atividades humanas, aumentaram em 70%, no período de 1970 a 2004.
Existem várias atividades que emitem esses gases, as principais são:
· Uso de combustíveis fósseis: A queima de combustíveis fósseis usados em automóveis movidos a gasolina e óleo diesel libera dióxido de carbono, considerado o maior responsável pela retenção de calor.
· Desmatamento: O desmatamento além de destruir grandes áreas de floresta, também libera gases de efeito estufa.
· Queimadas: A queima da vegetação libera quantidades significativas de dióxido de carbono.
· Atividades Industriais:As indústrias que fazem uso de combustíveis fósseis também são responsáveis pela emissão de gases poluentes. Essa situação compreende a maior parte da emissão de gases de efeito estufa em países desenvolvidos.
Consequências
Como vimos, os gases poluentes formam uma espécie de "cobertor" em torno do planeta. Eles impedem que a radiação solar, refletida pela superfície em forma de calor, se dissipe para o espaço.
O aquecimento global provoca uma série de alterações no planeta, das quais as principais são:
· Mudança na composição da fauna e da flora em todo o planeta.
· Derretimento de grandes massas de gelo das regiões polares, ocasionando o aumento do nível do mar. Isso poderá levar a submersão de cidades litorâneas, forçando a migração de pessoas.
· Aumento de casos de desastres naturais como inundações, tempestades e furações.
· Extinção de espécies.
· Desertificação de áreas naturais.
· As secas poderão ser mais frequentes.
· As mudanças climáticas podem ainda afetar a produção de alimentos, pois muitas áreas produtivas podem ser afetadas.
A chuva ácida é um fenômeno que ocorre nas grandes cidades devido à poluição causada pela emissão de óxidos na atmosfera. Este experimento tem como objetivo ilustrar a formação de um dos óxidos ácidos responsáveis pela chuva ácida e a ação desta sobre a vegetação. A névoa é formada por óxidos de enxofre, que reagem com a água atmosférica para formar ácido sulfúrico. A geração desse ácido é evidenciada pela mudança de cor do papel tornassol, pela neutralização da solução de hidróxido de sódio (que também mudara a coloração devido à presença da fenolfitaleina) e pela descoloração da planta, que indica também uns dos efeitos da chuva acida sobre a vegetação. No experimento da simulação da chuva ácida, será possível visualizar a mudança do sistema, a variação do Ph e os efeitos nas plantas (simbolizando o meio ambiente), pois além de descolorir, a planta também murchou, devido à fumaça e ao calor.
A reciclagem é o termo utilizado para designar o reaproveitamento de materiais como matéria-prima para um novo produto, aplicando-se apenas a materiais que possam voltar ao estado original e transformados novamente em um produto igual em suas características.
A utilização de latas de alumínio para a produção de lingotes caracteriza um processo de reciclagem já que o material pode ser usado novamente para a produção de novas latas.
Quais são as vantagens e as desvantagens da incineração do lixo?
O incinerador de lixo é um grande forno aonde o resíduo sofre uma queima controlada, reduzindo o seu volume em até 85%. O processo de incineração é considerado uma prática sustentável, porém possui vantagens e desvantagens. Essa técnica pode não ser adequada para solucionar todos os problemas relacionados à geração de resíduos, pois não é adequada a todos os tipos de lixos, gera cinzas, gases e outros dejetos. Neste artigo você saberá quais as vantagens e as desvantagens. Confira!
A incineração do lixo consiste na sua queima a altas temperaturas. Para o processo são utilizadas instalações chamadas incineradores. Essa técnica de tratamento dos resíduos visa reduzir o grande volume de lixo gerado, com mais rapidez. Além do mais pode gerar energia.
 incineração do lixo possui várias desvantagens para geradora. São elas:
###Custo com equipe especializada
Para que a incineração do lixo ocorra adequadamente é preciso controlar a temperatura e o tempo corretamente. Para que o método seja feito com segurança e eficiência, é preciso investir tempo e recursos no treinamento de profissionais.
###Geração de gases tóxicos
Durante a queima do lixo são gerados gases tóxicos que podem causar poluição atmosférica e gerar graves impactos ambientais. Para que esses gases não sejam liberados é preciso investir em um sistema de lavagem e de purificação de gases. Esses sistemas têm um alto valor e custo de manutenção.
###Desgaste dos equipamentos
As queimas dos resíduos liberam e consomem algumas substâncias químicas que desgastam muito os equipamentos utilizados na incineração do lixo. Para evitar o desgaste a empresa deve realizar manutenções preventivas e corretivas periodicamente.
Essas manutenções demandam um investimento considerado, tanto para substituição de peças quanto para contratação de profissionais especializados neste tipo de serviço.
O lixo é um dos problemas ambientais mais preocupantes no âmbito das cidades, não só brasileiras, mas de todo o mundo. Por outro lado, gera emprego e renda. Sobre essa questão, assinale a opção correta, ) O lixo representa uma fonte de trabalho e renda para uma população cada vez mais numerosa, sobretudo nos grandes centros urbanos do Brasil. Assim, muitas pessoas retiram do lixo coletado nas ruas e nos lixões a principal fonte de sua sobrevivência

Continue navegando