Buscar

Avaliação II - Uniasselvi - Interação Humano-Computador

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Interação Humano-Computador (ADS02)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX (
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os responsáveis pelo desenvolvimento de produtos devem pensar na interface do sistema, com a qual o usuário interage, ou seja, a maneira como entende o significado dos ícones e o modo como vai acessar os componentes de controle e executar a tarefa. Para auxiliar e ter uma padronização a ISO 9241 detalha esse processo. Com base nessa norma, analise as seguintes afirmativas:
I- Na parte 11 da norma ISO 9241 são descritos sete princípios de diálogos, dentre esses temos a adequação à tarefa, conformidade com as expectativas dos desenvolvedores e imposição ao aprendizado referentes às interfaces de software.
II- No que se refere à autodescrição, ao feedback ou às explanações segundo a norma, eles devem ser apresentados numa terminologia adequadamente derivada da tecnologia do sistema e não do ambiente da tarefa.
III- A usabilidade integra, agora, qualidades como diversão, bem-estar, eficácia coletiva, estética, criatividade, suporte para o desenvolvimento humano, entre outras. A parte 11 da ISO 9241 é totalmente dedicado a esse assunto.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	2.
	Cybis (2003) afirma que a usabilidade, segundo a definição da norma ISO 9241, é a capacidade do sistema interativo ser utilizado de maneira eficaz, eficiente e agradável, em um determinado contexto de operação, para a realização das tarefas de seus usuários. O autor afirma que podem ser aplicadas algumas técnicas de avaliação ergonômica. Sobre essas técnicas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CYBIS, Walter de A. Engenharia de usabilidade: uma abordagem ergonômica. Laboratório de Utilizabilidade de Informática. Florianópolis, maio, 2003. Disponível em: <http://www.labiutil.inf.ufsc.br/hiperdocumento/unidade3_3.html>. Acesso em: 5 mar. 2018.
	 a)
	Prospectivas, preditiva e objetivas.
	 b)
	Questionários, objetivas e descritivas.
	 c)
	Preditiva, reparativa e monitoramento.
	 d)
	Prospectivas, relativas e conservativas.
	3.
	A norma ISO 9126 descreve um modelo de qualidade do produto de software composto de duas partes. São elas divididas em qualidade interna e externa e qualidade em uso. De acordo com o padrão de qualidade dessa norma e sobre estes atributos, analise as afirmativas a seguir:
I- Confiabilidade.
II- Usabilidade.
III- Eficácia.
IV- Eficiência.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE:<http://jkolb.com.br/wp-content/uploads/2014/02/NBR-ISO_IEC-9126-1.pdf>. Acesso em: 6 jun. 2018.
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	4.
	A usabilidade está associada a uma característica de qualidade de software que se refere à sua adequação à utilização pelos usuários, já as heurísticas têm o objetivo de instruir pessoas sobre um determinado assunto, indicando a melhor maneira de realizar uma tarefa para se evitar erros mais comuns. ao analismos uma interface, temos as heurísticas mais conhecidas para o projeto e avaliação de interface,  propostas por Nielsen (1994). Na Engenharia de Usabilidade, cada elemento de uma interface deve ser analisado segundo algumas heurísticas. Analise o seguinte cenário:
O escritório jurídico TALIVRE, precisou reduzir o número de funcionários ano passado devido a crise e demitiu 3 advogados. Com a entrada de um novo sócio que fez um significativo aporte, o escritório voltou com força total e chamou novamente os advogados que haviam sido desligados ano passado. Em relação ao sistema, o escritório acredita que não precisará readaptar esses advogados.
O critério básico da engenharia de usabilidade que garantirá aos advogados não necessitarem de novo treinamento no sistema, mesmo após um ano sem utilizá-lo, é:
FONTE: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/tecnologia-da-informacao-arquitetura-de-software/usabilidade/questoes?page=4. Acesso em: 31 jan. 2019.
	 a)
	Eficiência.
	 b)
	Memorização.
	 c)
	Criatividade.
	 d)
	Satisfação.
	5.
	Nossa realidade é que  as pessoas e as organizações necessitam cada vez mais de sistemas capazes de fornecer informação com qualidade. Diante desse cenário, a interface com o usuário tornou-se uma parte fundamental, já que é através dela os usuários se comunicam com os aplicativos para executarem suas tarefas. Para isso, a interface deve atender as expectativas e necessidades de todos seus usuários. Desenvolver interfaces que atendas a grande variedade de usuários não é trivial. As interfaces devem poder ser acessadas por qualquer pessoa, independentemente de suas capacidades físico-motoras e perceptivas culturais e sociais.
Com base na imagem a seguir e na ISO 9241, analise as sentenças a seguir:
I- Conformidade com as expectativas do usuário: os termos utilizados nas mensagens são os mesmos utilizados no contexto da tarefa do usuário.
II- Controle: os erros devem ser explicados de maneira a ajudar os usuários e corrigi-los.
III- Adequação à individualização: o aprendizado pela ação é apoiado pelo encorajamento do usuário a experimentar, percorrer exemplos durante várias situações, aplicando alternativas condicionais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	6.
	Usabilidade é um termo usado para definir a qualidade de uso de um software ou qualquer outro objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante. Ela objetiva fazer uma avaliação da qualidade de uma interface com relação à sua utilização por parte dos usuários. Através desta avaliação, são diagnosticadas características da interface que atrapalham a interação, provavelmente por não estarem em conformidade com padrões implícitos e explícitos de Usabilidade. Sobre os objetivos de uma avaliação de usabilidade, analise as seguintes afirmativas:
I- Verificar o desempenho real dos sistemas face aos objetivos que foram estabelecidos pelos usuários.
II- Fazer a detecção precoce de problemas de usabilidade.
III- Prever potenciais dificuldades de aprendizado na operação do sistema.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	7.
	Vários princípios de designer já foram criados, eles normalmente objetivam determinar o que os usuários devem ver e fazer quando estão executando uma tarefa. Eles são derivados de uma mistura de conhecimento baseado em teoria, experiência e senso comum, são um conjunto de itens que devem ser assegurados para que a interface seja bem aceita, são eles: visibilidade, feedback, restrições, mapeamento, consistência e affordance Com base na imagem a seguir, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o princípio utilizado:
	
	 a)
	Affordance.
	 b)
	Restrições.
	 c)
	Feedback.
	 d)
	Consistência.
	8.
	Apesar das semelhanças com relação ao termo usabilidade, defendido por autores diversos, todos os conceitos acabam convergindo para uma ideia central comum. Pode-se afirmar que a principal semelhança em todas as definições é terem em comum a importância do usuário, quando realizam tarefas utilizando um produto interativo. Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Se o sistema proporciona um conjunto apropriado de funções que permite a realização das tarefas de maneira desejada, ele possui uma boa utilidade.
	 b)
	A maneira como o sistema ampara os usuários na realização de suas tarefas, define o conceito deeficiência.
	 c)
	O conceito de segurança diz respeito às garantias de que o sistema não oferece risco à saúde/ergonomia e à segurança, evitando que os usuários cometam erros graves.
	 d)
	O tempo desperdiçado para aprender a utilização do sistema sem desperdício de esforço cognitivo, é o principal conceito relacionado ao termo eficácia.
	9.
	No desenvolvimento de novas interfaces dos produtos, faz-se uso de métodos de avaliação de usabilidade como apoio na verificação da qualidade de uso. Existem uma grande gama de métodos de avaliação de usabilidade, sendo que cada um deles possui suas especificidades e buscam avaliar um tipo especifico de produto, usuário ou forma de interação. Os métodos de avaliação existentes podem ser categorizados de várias formas, com ou sem o envolvimento do usuário. Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Avaliação Heurística é um método de avaliação que envolve  apenas o analista.
II- Inspeção é um método de avaliação que NÃO envolve usuários.
III- Estudo de Campo é um método de avaliação que NÃO envolve usuários.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.researchgate.net/publication/306375261_METODOS_DE_AVALIACAO_DE_USABILIDADE_CARACTERISTICAS_E_APLICACOES. Acesso em: 29 mar. 2019.
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	10.
	Ao realizar a avaliação de uma interface, busca-se a qualidade da interface com relação a sua utilização por parte dos usuários. É através desta avaliação que são encontradas particularidades da interface que podem atrapalhar a interação, possivelmente por estar em desconformidade com padrões implícitos e explícitos de usabilidade. A técnica diagnóstica ou preditiva é uma técnica utilizada para a avaliação de usabilidade. A respeito da técnica apresentada, avalie as asserções a seguir:
I- Essa técnica baseia-se em verificações e inspeções realizadas pelos projetistas ou especialistas em usabilidade.
PORQUE
II- Uma característica marcante nessa analise é a participação efetiva do usuário, através do uso de questionários.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais