Buscar

AP1 Cultura e Cotidiano 2020- Neilde da S S Cruz -16212080067- TRI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
AVALIAÇÃO PRESENCIAL 1 – 2020-1
Data: 20/04/2020 até 26/04/2020 (prazo final de postagem)
Disciplina: Cultura e Cotidiano Escolar
Coordenadora: Mailsa Carla Pinto Passos
Mediadoras a Distância: Isabel Machado e Lhays Marinho
Estudante: Neilde da Silva Santos Cruz Matr.: 16212080067
Polo: Três Rios 
Danielle Canedo, em seu texto ‘Cultura é o quê?’- reflexões sobre o conceito de cultura e a atuação dos poderes públicos”, afirma que “definir o que é cultura não é uma tarefa simples. A cultura evoca interesses multidisciplinares, sendo estudada em áreas como sociologia, antropologia, história, comunicação, administração, economia, entre outras. Em cada uma dessas áreas, é trabalhada a partir de distintos enfoques e usos. Tal realidade concerne ao próprio caráter transversal da cultura, que perpassa diferentes campos da vida cotidiana.
E lembra ainda que “Marilena Chauí também chama a atenção para a necessidade de alargar o conceito de cultura, tomando-o no sentido de invenção coletiva de símbolos, valores, ideias e comportamentos, de modo a afirmar que todos os indivíduos e grupos são seres e sujeitos culturais (CHAUÍ, 1995, p. 81)”
1. Com base no que apresenta a autora, estabeleça relações entre essas definições Cultura e o Cotidiano Escolar. 
Esteja atento/atenta para que:
a)  as ideias trazidas por outros textos das aulas contribuam também para a sua reflexão. 
b) eventuais citações não substituam a sua reflexão, mas apenas a apoiem.
c) seu texto seja um texto autoral. 
d) seu texto tenha entre 15 e 30 linhas
 Resposta: 
São vários os significados de cultura na história da humanidade que vem desde o ato de cultivar, habitar até a política cultural que abrange as concepções de cultura e que tem o objetivo de contribuir para a ordem ou transformação social, onde o Estado deve dar apoio as manifestações diversas (clássicas, eruditas, populares, de massa, de movimentos sociais, comunitários, religiosos etc.), onde a população deve ser o ponto central das ações nas suas diversidades. 
O espaço escolar é um ambiente privilegiado em relação a diversidade cultural, pois os alunos trazem de seu meio social realidades e culturas diferentes, passando a conviver em um mesmo espaço onde ocorrem, através da convivência, trocas de conhecimentos que influenciam e ampliam as diversidades culturais.
A escola tem a importância de levar os alunos a discutirem e refletirem as multiculturas da comunidade escolar, para assim vencer preconceitos e o sentido de cultura única que desvaloriza a diversidade. Dentro dessa perspectiva a educação escolar deve ter uma prática multidisciplinar onde todos os seguimentos na escola abordem a valorização e o respeito a crenças, etnias, gênero, valorizando as diferenças. 
Sendo a escola um local de construção social que pode oferecer aos alunos as ferramentas necessárias para que o aluno possa refletir e se tornar cidadão crítico e consciente do seu espaço e do outro dentro da sociedade, cabe ao professores explorar todos os conceitos progressistas e conservadores do sentido de cultura se apropriando de todo o conhecimento para assim adotar o elemento cultural na sua prática através de novos currículos e tornar o cotidiano escolar em um espaço de reflexão, crítica e justiça transmitindo aos alunos orientações plurais, multiculturais com perspectiva emancipatória. 
Candau e Moreira (2003 p 166), nos diz ainda que não basta acrescentar novas práticas no dia a dia escolar, é preciso uma releitura da visão de educação para vencer o caráter monocultural da educação, mesmo não sendo uma tarefa fácil. Os profissionais da educação devem ser persistentes e ter vontade política e para isso precisam investir em suas formações para que a partir de sua reflexão possa ter consciência de sua identidade cultura e se construir como um educador que atue como agente social e cultural na formação dos futuros cidadãos.

Continue navegando