Buscar

Gestão de Crise na Pandemia do Coronavírus

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
FELIPE DE SIMONI MUNIZ
Pandemia do coronavírus:
Gestão de crise
 Rio de Janeiro – RJ
2020
Quando empreendemos devemos estar sempre atentos ao que está acontecendo no mundo e na economia, é importante pois possibilita uma antecipação de medidas que podem ser fundamentais para a sobrevivência ou falência do empreendimento. Montar um comitê de crises para discutir possiveis cenários sendo um mais otimista e um do que poderia acontecer de pior. Mostrar capacidade de reação rápida ao problema e adequação ao novo sistema criado. Criar planos pra proteger a empresa, comunicação com clientes e fornecedores para que tenha ajuda mútua, monitorar o fluxo de caixa, o sistema de custos e entrada de receitas, a distribuição de vendas que sofrerá redução de clientes e a migração de loja somente física para vendas delivery com foco em divulgação por meio das redes sociais. 
Como primeiras medidas a serem tomadas iniciada a pandemia seria fazer um diagnóstico dos recursos financeiros da loja. Checar o fluxo de caixa e o capital de giro pra ver se a empresa está saudavel, se tiver algum empréstimo tentar renegociar a dívida mais pra frente. Falar com os fornecedores e explicar o momento da loja para que todos consigam passar pela crise da melhor forma. Ter orçamento destinado a gestão da crise é fundamental. Checado a saúde financeira do negócio agora vamos para a parte das vendas que não podem parar. Apesar da diminuição lógica das vendas em um primeiro momento buscar alternativas para os doces chegarem aos clientes. Apesar da restrição em andar em locais públicos continuar atendendo a demanda de pedidos é importante para não perder clientes e diminuir o faturamento. Grandes mudanças acabam gerando impactos fortes num primeiro momento por isso a decisão tem de ser tomada rápido e velocidade para se adequar ao novo sistema criado é muito importante para o futuro do empreendimento. Sendo assim, uma forma muito utilizada por muitos durante esta crise foi a internet e entregas na forma de delivery. Por meio das redes sociais foi possível uma grande interação com o público e até uma divulgação maior, uma rede muito utilizada é o Instagram que possibilita cadastrar uma pagina pra sua empresa e fazer a divulgação do seu trabalho por meio de fotos, vídeos, colocando stories com os bastidores da produção, mostrando o dia a dia, as medidas preventivas de segurança sanitárias para que os clientes possam interagir e se sentirem mais seguros, alcançando cada vez mais pessoas pois não há barreiras geográficas na internet. Uma forma de ganhar mais visibilidade é cadastrar a empresa em aplicativo de delivery (exemplo Ifood). Com o programa rodando é gerar sempre uma forma de interagir com o púbico para ganhar visualização e poder crescer mais o número de pedidos. 
Referências:
https://www.btgpactualdigital.com/blog/coronavirus/gestao-de-crise-como-enfrentar-o-cenario-atual
https://coonecta.me/gestao-de-crise/#:~:text=Em%20geral%2C%20o%20Comit%C3%AA%20de%20Gest%C3%A3o%20de%20Crise,seguran%C3%A7a%20ou%20prote%C3%A7%C3%A3o%20das%20informa%C3%A7%C3%B5es%3B%205%20Assessoria%20jur%C3%ADdica.

Continue navegando

Outros materiais