Buscar

Pet 2 de Artes

Prévia do material em texto

Nome – Lorena Karolline Rezende Silva
Turma – 33A
Pet 1
Semana 1 
CRIAÇÃO E PRODUÇÃO DE UM FILME
As artes visuais, a dança, o teatro e a música são linguagens artísticas que estão presentes na humanidade desde tempos remotos. A realização dessas ações artísticas faz parte da experiência social humana e é por isso que estudamos as mesmas, para compreender as distintas maneiras que as sociedades se expressam artisticamente. A linguagem audiovisual surge devido ao desenvolvimento tecnológico. Os primeiros filmes foram feitos por meio de Stop Motion, que consiste na sequência de muitos com diferenças mínimas, que quando exibidas em sequência, geram movimento na imagem. Ou seja, atualmente, com acesso a distintas tecnologias, tem-se a possibilidade de criar artisticamente diversos tipos de obras.
Para um filme ser feito, tudo começa por um roteiro. Antes de pensar a história propriamente dita, é necessário planejar a sequência de cenas e quais ações vão estar contidas nelas. Ou seja, o roteiro é o planejamento da filmagem como um todo. Depois disso é que são pensados os diálogos, iluminação, trilha sonora, movimento de câmera, dentre outras coisas. Desse modo, podemos compreender que o audiovisual possui técnicas específicas de produção, que vão ser aplicadas de acordo com os desejos estéticos do roteirista e do diretor. O diretor, por sua vez, exerce um papel importante na concepção da filmagem, pois a partir do roteiro, ele desenvolve a narrativa e acompanha todo o processo de filmagem, orientando tanto a captação de imagens como a ação dos atores.
1 — De posse dessas informações técnicas sobre a produção do audiovisual, desenvolva um roteiro de filmagem com o tema “Em quarentena”. Para isso, siga os passos abaixo:
a) Descreva qual é a sua rotina nesse período de isolamento social durante a pandemia
de COVID-19.
Minha rotina está sendo acordar e se arrumar pro serviço, é do serviço para casa.
b) Escolha as três coisas que você considera mais importante de sua rotina para se tornarem
cenas do seu roteiro.
Exemplo: 1 Acordar, levantar, lavar o rosto e tomar café; 2 Olhar redes sociais e assistir
televisão; 3 Ajudar nas tarefas de casa.
CENA 1 – Quando eu acordo, costumo acessar meu whatsapp para conversar com meu namorado,até dar a hora de levantar.
CENA 2 – Tomar banho,arrumar minhas coisas para trabalhar e tomar café da manhã
CENA 3 – Ir pegar ônibus pra trabalhar,trabalhar e voltar pra casa
c) Agora, descreva com o máximo de detalhes quais ações são executadas em cada uma das cenas.
Exemplo: 1. Joana acorda com o despertador tocando, desativa o alarme, verifica as horas e olha rapidamente as redes sociais, ainda deitada. Joana coloca o celular em cima do travesseiro, senta na beira da cama, calça os chinelos e dirige-se para o banheiro. Ela usa o vaso sanitário, dá descarga e vai para pia, onde lava as mãos e o rosto, fecha a torneira, enxuga o rosto com a toalha e sai do banheiro, dirigindo-se para a cozinha para pegar um xícara. Senta-se à mesa e começa a tomar o café da manhã.
CENA 1
Lorena acorda com o despertador ás 6 horas da manhã, desativa o alarme, pega o seu celular e começa a conversar com seu namorado e olha as suas redes sociais. Como pega serviço tarde, depois de mandar bom dia e olhar as redes sociais, Lorena coloca o despertador pra despertar ás 7 da manhã e volta a dormir.
CENA 2
Lorena acorda depois que conversou com seu namorado para poder começar o dia. Lorena levanta, calça o chinelo, pega sua toalha,sua roupa e vai para o banheiro. Lá ela faz suas necessidades no vaso sanitário, depois vai tomar seu banho, se ensaboa, lava o rosto, lava o cabelo e enxágua e desliga o chuveiro. Ao sair do chuveiro, pega a toalha, se seca e vesti a roupa, antes de sair do banheiro já arruma o cabelo, é depois que sai do banheiro vai direto pendurar a toalha no varal. Senta na mesa para tomar café da manhã, toma xícara de café com leite e um pão de sal com mortadela, pega sua marmita e vai para o quarto arrumar sua mochila para ir para o ponto para pegar o ônibus.
CENA 3 
As 7:25 lorena vai para o ponto pegar o ônibus que passa ás 7:30, no trajeto de casa para o trabalho fica mexendo no celular nas redes sociais, costuma sempre chegar cedo no serviço, nesse tempo fica conversando com seus colegas de trabalho, até dar o horário. A partir das 8:30 começa o seu horário de trabalho, ela para as 11:50 para almoçar e volta ás 12:50 para continuar trabalhando até as 18 horas.
Semana 2
O uso da câmera na filmagem: planos e enquadramentos
Ao iniciar uma filmagem, precisamos decidir o que queremos que apareça nas imagens captadas. Tais escolhas chamamos de enquadramento, que consiste na deliberação do que vai aparecer em cada cena e como elas serão assistidas posteriormente. Nesse sentido, o enquadramento depende diretamente do plano, da altura e do ângulo que está sendo filmado. Ao escolher o plano, estamos decidindo qual a distância entre a câmera e o objeto que está sendo filmado, o que influenciará o modo como o espectador compreenderá a cena. Os principais tipos de planos são:
Plano geral: a câmera fica longe dos objetos, de modo que é possível filmar todo o cenário.
Plano de conjunto: o ângulo é aberto, assim como o plano geral, pegando boa parte do cenário, mas é possível identificar os rostos e objetos mais distantes.
Plano médio: a câmera está posicionada a uma distância média do objeto/pessoa, ocupando boa parte da imagem.
Plano americano: a imagem é produzida captando do joelho para cima da pessoa.
Plano fechado ou close up: a câmera foca o objeto ou a pessoa de maneira muito próxima, sendo possível ter muitos detalhes do que é filmado.
1 — Analise as imagens a seguir e classifique-as de acordo com os planos de filmagem (geral, conjunto, médio, americano, fechado).
Figura 1: Plano geral
Figura 2: Plano de conjunto
Figura 3: Plano americano
Figura 4: Plano de conjunto
Figura 5: Plano fechado ou close up
Figura 6: Plano geral
Figura 7: Plano americano
Figura 8: Plano médio
Semana 3
1 — Responda:
a) O que é fotografia?
Objetos reais à nossa volta refletem luz. Quando fotogramos, esta luz é captada pelo sensor da câmera e gera uma fotografia. Assim, fotografia é o processo de impressão de uma imagem em uma película sensível a luminosidade.
b) O que é Stop Motion?
Técnica de criar movimento em imagens de “quadro-a-quadro”.
c) Como se gera uma imagem em um filme de animação?
Existem dois tipos de animação, a tradicional e a realizada por meio de programas avançados de computador, computação gráfica. Na animação tradicional será utilizada a técnica do stop motion, onde os artistas irão produzir por exemplo milhares de desenhos para obter alguns minutos de animação, pode-se utilizar também a fotografia, assim será necessário fotografar um objeto em diversas posições para se obter um segundo de movimento. E já na animação feia pela computador para criar personagens e cenários de uma forma mais rápida e vivia.
d) O que você acha dos filmes de animação? Quais são suas experiências com esse
gênero cinematográfico?
Filmes de animação são os mais interessantes e divertidos, tanto para adulto e crianças (público alvo) por isso é bem animado e bem colorido com cenas livres de violência e outras cenas impossível de serem realizadas, e um mundo de fantasia. Não só na minha infância mas como na infância de muitos , o gênero animação nos deu experiências incríveis: alegrias, suspense, emoção, a imaginação além dos limites dentre outros, até mesmo a vontade de estar presente em cada cena.
Semana 4
1 — Leia as três cenas extraídas do roteiro do curta metragem “Água-viva” do roteirista Raul Maciel. TELA PRETA:
Ruídos e ambiência: saída de escola, vozes de crianças, motores de carro parados, algumas buzinas, gritos, risadas.
CRÉDITOS INICIAIS:
TÍTULO: ’Água-viva’
 CORTE RELACIONADO:
PARTE I
1 EXT. CIDADE GRANDE (PORTA DA ESCOLA) — TARDE
Ruídos e ambiência permanecem ao fundo.
ROBERTO,cerca de 45 anos, calvo, espera sentado no banco do motorista. O vidro da janela está molhado.
Ruído: um grupo de crianças passa, risadas.
Ele olha para o lado, observa-os passarem. Volta a olhar para frente. Pensativo. Alguém entra no carro.
ELISA (O.S.)
Oi, pai, desculpa a demora.
Ruído: ela bate a porta.
ELISA, cerca de 15 anos, magra, vestida de uniforme, coloca o sinto e olha para seu pai.
ROBERTO
Então, filha. Você falou que o Cláudio tava estranho, né. Ele morreu hoje de manhã.
O carro sai. Elisa olha pela janela.
Ruído: trânsito, carros, buzinas, motores.
O vidro da frente do carro está molhado, algumas gotas escorrem. ELISA ajeita o para-sol e
olha-se no espelho. Passa a mão no cabelo, colocando-o atrás da orelha. A mão de Roberto
entra e fecha o para-sol.
CORTA PARA:
2. 2 INT. CASA (CORREDOR) — NOITE
Nas mãos uma pequena caixa de presente com embrulho e laço. É ROBERTO, que caminha até
a porta fechada. Olha para trás. O espelho ao lado está coberto.
Ele põe o rosto rente à porta e escuta.
Ruído: água corrente, alguém escova os dentes, cospe.
CORTA PARA:
3 INT. CASA (QUARTO) — NOITE
ROBERTO (O.S.)
É meio coisa de criança, né?
ELISA, sentada na cama, ergue o móbile com a mão e observa.
ELISA
Ah... é bonito.
Ela guarda o móbile no embrulho ao seu lado.
Olha em direção ao pai.
ROBERTO está encostado na escrivaninha, ao lado do aquário na estante.
ELISA (O.S.)
O que você fez com o Cláudio?
Roberto olha para o aquário.
ROBERTO
Enterrei ali na grama. Do lado da piscina.
Ele olha para a filha.
ROBERTO (CONT.)
A partir de amanhã você pode ir sozinha pra escola. O que você acha?
CORTA PARA:
2 — Utilizando o material que tiver disponível (marca texto, lápis de cor, giz de cera, canetas de cores distintas ou lápis de escrever), diferencie no texto o que identifica os conteúdos de um roteiro:
— cabeçalho do roteiro
— ação
— diálogo
— transição
Dica: caso não tenha disponível matérias de cores diferentes para identificar cada parte do roteiro, utilizando o lápis de escrever você pode circular, grifar, utilizar símbolos (asterisco *, parênteses (), colchetes [], chaves {}, jogo da velha #) para destacar as partes solicitadas.

Continue navegando