Buscar

Educação física no Brasil UM HISTORIA QUE NÃO SE CONTA - Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: UMA HISTÓRIA QUE NÃO SE CONTA – RESUMO
Educação física quem é ela no cenário educacional.
Passa falando pelos caminhos históricos que a EF passou;
Influencia da educação física nas instituições militares e da categoria profissional dos médicos, envolvimento com a segurança nacional, hegemonia da raça, adestramento físico, mão de obra- fisicamente adestrada e capacitada para o processo de industrialização implantado, Estudada nas universidades.
CAPÍTULO 1 – LA VEM COM HISTÓRIA.
Reescrever a história da educação física. EF é tratada de maneira hegemônica entre os cursos de universidade.
A EF vem sendo refletida por filosofos e educadores, porém há descaso a deixando em segundo plano , elemento menor do fenômeno educacional.
Tendências que encontram na educação física maior significado – Biologização psicopedagogização e sinais que possam apontar uma inserção na proposta de uma pedagogia sedimentada ( histórico – crítica).
HISTÓIA QUE NOS É CONTADA PARA O REVELAR DE UMA OUTRA HISTÓRIA
Em 1922, criado o Centro MILITAR DE Educação física, objetivo era dirigir coordenar e difundir o novo método de EF e suas aplicações desportivas.
EF unida aos médicos, as pessoas iriam criar gosto em cultivar a saúde, essa educação sobretudo as crianças deveria revolucionar os costumes familiares.
Evidencia preconceito pelas diferenças de físico, entre robusto, harmonioso e flácido, duentio representante de uma raça.
Educação física associada a educação sexual, a qual, segundo os higienistas, deveriam transformar homem e mulheres em reprodutores e guardiões da raça pura.
Educação física ligada ao trabalho braçal, escravocrata, físico, desprestigiando em relação aos trabalhos intelectuais, este ligado a classe dominante enquanto o outro ligado aos escravos. A prática era pra os homens não para mulheres. As alunas não participavam das aulas de EF.
Inclusão da ginástica nos programas escolares como matéria de estudo.
Mente sã corpo são, estudiosos necessitavam ter movimento.
Igreja católica se opunha a educação física, pois explicava que fazia culto ao corpo, não era educativo.
Representar a existência de homens fortes, condição de um não forte.
Atividades de ginástica devem se adaptar as diferenças entre homens e mulheres, proposto atividades de ginástica diferentes par homens e mulheres, os homens praticavam maiores possibilidades de desenvolver em destrezas físicas, enquanto as mulheres eram preparadas para maternidade . Houve instruções para a prática desportivas feminina.
Aprovação da entrada da mulher no judô, foi descrito os esportes que a mulher não podia participar, natação, halterofilismo, polo, rúgbi.
Em 1986 baixou recomendação da necessidade do estímulo da participação da mulher das diversas modalidades desportivas. Exceto as mulheres que tivessem prole, porém homens que tivessem prole receberiam a mesma educação das mulheres.
1929 O Ministério da Guerra determinou caráter obrigatório em estabelecimento de ensino, a partir dos 6 anos de idade, criar o Conselho Superior da EF, no qual a função era centralizar, coordenar e fiscalizar todas as atividades referentes ao desporto e a EF no país, denominando o método de EF francês enquanto não houvesse o brasileiro, posteriormente ocupou o espaço o método alemão.
Educação física se uniu a Educação Moral e Cívica, sendo a Educação Moral e Cívica ministrada e todos os graus e ramos de ensino, A EF seria obrigatória no primário e secundário, sendo facultativo no superior.
No exército a EF tinha prática disciplinadora.
Dispunha sobre obrigatoriedade da Educação Cívica, Moral e Física da infância e da juventude, para implementá-la organizava uma instituição nacional da Juventude brasileira, por objetivo de incrementar a educação cívica das novas gerações. Educação cívica e EF passaram a ser complementar. Definição de competência destas:
Obrigatória tanto um como a outra para a infância e juventude.
A EC formará a consciência patriótica, amor ao dever militar, mulheres aprendizado matérias como enfermagem, possibilitando cooperar quando necessário na defesa nacional.
Educação Moral visará elevação espiritual da personalidade.
Educação física ser ministrada de acordo com cada sexo, por meio da ginástica e do desporto, terá como objetivo não fortalecer apenas a saúde das crianças e dos jovens, tornando-os resistentes e aptos para esforço continuado, mas tb dar-lhes o corpo, solidez, agilidade e harmonia., práticas de higiene para prevenção de doenças, bem estar e prolongamento da vida.
Educação física ligada a produção de funcionários, comércio.
Anos 70 esporte para todos, 
Ensino superior não tinha obrigatoriedade da EF, porém as atividades físicas eram estimuladas., porém posteriormente passou a ser obrigatória.
Em 1971 surgiu os clubes esportivos universitários superior.
PARA ONDE CAMINHA ESSA HISTÓRIA
Criação dos curso de Educação nas universidades, criação de mestrado.
Inicialmente era chamada de ginástica o exercito foi o precursor da educação física metodológica.
Centro provisório de EF matricula-se os primeiros professores formando a primeira turma, esse professores aprenderam jiujitso, judô, luta-livre, boxe e foram espalhados pela escola normal no Distrito Federal.
Esporte era um assunto muscular e não intelectual então não cabia estar na Universidade. Criação da Escola nacional de ef, concurso para os médicos lecionar E,F mas não os professores da área.
EF no ensino superior foi imitativo, pois outros países faziam então vamos fazer tb.
Objetivo final citado no libro Profissionais de EF possam configurar sua sociedade.

Continue navegando