Buscar

Biblioteca Pública, Fluxo de Informação e Órgãos de Classe

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
	A biblioteca pública no Brasil é um instrumento disseminador da cultura e um veículo para o exercício e desenvolvimento da cidadania. Isso se deve ao fato desse ambiente proporcionar e incentivar a leitura, formando os cidadãos por meio da educação e conscientização. Sobre as biblioteca públicas, assinale a alternativa CORRETA.
	
	a) O investimento no profissional bibliotecário que atua nas bibliotecas públicas é suficiente para ostentar o título de parceiras na formação dos cidadãos através da disseminação da informação para a cidadania.
	
	b) O cidadão conseguirá, através da biblioteca pública, uma leitura que o conduza ao conhecimento dos seus direitos e, assim, poderá atuar de maneira efetiva em sociedade.
	
	c) O excesso de bibliotecas causa prejuízos à sociedade. O indivíduo que não tem conhecimento do seu papel enquanto cidadão não necessita perder tempo em leituras para saber atuar de forma crítica e construtiva.
	
	d) O profissional bibliotecário que atua em biblioteca pública não precisa de qualificação específica, basta receber aprimoramento de todos os tipos para que possa tornar-se o agente mediador entre a informação, o conhecimento e o usuário.
	 
	 
	2.
	Com o avanço exponencial do uso da tecnologia da informação, hoje, existem diversas formas que ajudam mensurar a dinâmica dos fluxos constantes de informação. Sobre as diversas formas de apoio ao fluxo de informação, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Bibliometria.
II- Cienciometria.
III- Informetria.
IV- Webometria.
(    ) Ela faz a análise de dados quantitativos para gerar informações para diversas disciplinas da ciência e atividade econômica.
(    ) Ela faz a análise de dados quantitativos dos processos produtivos, ajudando a disseminação e o uso da informação, visando desenvolver modelos matemáticos para fazer previsões de grande apoio à tomada de decisões.
(    ) Por meio dela, consegue-se abrir diversas possibilidades interessantes que vão além da análise tradicional das informações usadas na pesquisa, bastante usada nas citações acadêmicas.
(    ) Ela foca na análise de dados quantitativos para gerar informação em qualquer formato, para diversos grupos sociais e não só para a pesquisa científica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) IV - II - I - III.
	
	b) II - I - IV - III.
	
	c) I - III - II - IV.
	
	d) I - II - IV - III.
	3.
	Os órgãos de classe são entidades que existem para regulamentar, proteger, representar e atuar politicamente em favor dos profissionais. Dentro da biblioteconomia temos as seguintes entidades: Conselho Federal de Biblioteconomia, Conselhos Regionais de Biblioteconomia, Sindicato e Associações. Sobre os órgãos de classe, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Conselho Federal de Biblioteconomia é o órgão regulamentador, consultivo, orientador, disciplinador e supervisor do exercício da profissão de bibliotecário no Brasil.
(    ) As associações são os representantes para a defesa dos interesses trabalhistas dos bibliotecários.
(    ) As associações são organizações de cunho científico, profissional e organizacional criadas com o intuito de auxiliar os profissionais e as organizações.
(    ) O Conselho Federal de Biblioteconomia é responsável pela fiscalização da profissão dentro da sua área de jurisdição, atuam em nível local, nos municípios ou regiões.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - F.
	
	b) F - V - F - V.
	
	c) V - V - F - V.
	
	d) F - F - V - V.
	4.
	Ao longo do século XIX e XX, a Documentação, assim como a Biblioteconomia e a Ciência da Informação, tomou seu próprio rumo metodológico e teórico. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as definições que diferenciam essas áreas:
	
	a) Biblioteconomia se preocupa com a aquisição, armazenamento, recuperação e disseminação da informação;, já a Documentação possui seus objetivos ligados à administração e à organização da informação; enquanto a Ciência da Informação é uma disciplina que investiga acessos tecnológicos de conhecimento.
	
	b) Biblioteconomia possui seus objetivos ligados à seleção, à aquisição e à organização da informação no livro, que é fundamentalmente o seu suporte. Já a Documentação se preocupa com os suportes documentais e sua aquisição,  armazenamento, recuperação e disseminação da informação. A Ciência da Informação investiga as propriedades e o comportamento da informação em seus fluxos e usos.
	
	c) Biblioteconomia se preocupa com a aquisição, armazenamento, recuperação e disseminação da informação; já a Documentação possui seus objetivos ligados à organização da informação; e a Ciência da Informação investiga as propriedades e a tecnologia da informação em arquivos.
	
	d) As fronteiras se entrelaçam e fica muito difícil dizer o que pertence a quem, visto que são áreas correlatas e somente especialistas das áreas sabem discernir.
	5.
	A informação apresenta uma característica singular, que é a possibilidade de mensurá-la. No campo científico, uma característica importante na ciência é a mensuração e ela é um desafio constante nas várias áreas que requerem um contínuo aprimoramento de seus instrumentos como meio para evolução de seus conhecimentos. Como a produção da informação e do conhecimento se transformou em uma escala sem precedentes, surgiu uma preocupação com as formas de avaliar os produtos que circulam no meio científico, ou seja, a produção científica. Sobre os tipos mais conhecidos de mensuração da informação, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A biblioterapia, a cienciometria, a informetria e a webometria.
	
	b) A biometria, a cienciometria, informetria e a webometria.
	
	c) A informetria, a webometria, a cienciometrica e a biometria.
	
	d) A bibliometria, a cienciometria, a informetria e a webometria.
	6.
	Todo o processamento técnico é feito para organizar o material para deixá-lo disponível para que o usuário o localize rapidamente. É necessário oferecer serviços especializados, como o serviço de referência e saber qual é o perfil do usuário, a fim de conhecer suas necessidades informacionais e atendê-las. Referente às cinco leis de Ranganathan, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A biblioteca não é um organismo em crescimento.
(    ) Os livros são para serem usados.
(    ) Não deve-se poupar o tempo do leitor.
(    ) A cada leitor, o seu livro.
Assinale a alternativa que apresenta a alternativa CORRETA:
FONTE: http://portaldobibliotecario.com/biblioteca/as-5-leis-de-ranganathan/. Acesso em: 24 out. 2019.
	
	a) F - V - F - V.
	
	b) F - F - V - F.
	
	c) F - F - V - V.
	
	d) V - V - F - F.
	7.
	A trajetória das bibliotecas teve seu início com as ordens religiosas dos beneditinos, franciscanos e jesuítas. No Brasil, a criação da Biblioteca Nacional foi a base das primeiras articulações para a implementação de técnicas e práticas biblioteconômicas no país. No decorrer do tempo, houve na Biblioteconomia brasileira marcos que transformaram a área no país. Sobre esses marcos, analise as afirmativas a seguir:
I- Criação da FEBAB.
II- Aprovação do currículo mínimo para os cursos de Biblioteconomia.
III- Regulação da profissão de bibliotecário.
IV- Aprovação das Diretrizes Curriculares Internacionais para os cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Sociais - Antropologia -, Ciência Política e Sociologia, Comunicação Social, Filosofia, Geografia, História, Letras, Museologia e Serviço Social.
V- Estabelecimento das diretrizes curriculares para os cursos de Biblioteconomia.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
	
	b) Somente a afirmativa IV está correta.
	
	c) As afirmativas I, II, III e V estão corretas.
	
	d) As afirmativas I e IV estão correta.
	8.
	O bibliotecário precisa divulgar o que a biblioteca tem para que o acervo seja utilizado, não apenas os livros, mas todos os recursos que ela pode oferecer, inclusive o acesso às informaçõesdigitais e às bases de dados on-line, ou seja, tudo o que a biblioteca fornece como fonte de informação. Referente às cinco leis de Ranganathan, analise as sentenças a seguir:
I- A cada leitor, o seu livro.
II- A biblioteca é um organismo em encolhimento.
III- Os livros existem para serem usados.
IV- A cada livro, o seu seu leitor.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	d) As sentenças II e IV estão corretas.
	9.
	A Ciência da Informação é uma área viva, que está em constante evolução. É possível perceber que com o passar dos tempos diversos autores tiveram a preocupação em incluir elementos que a melhor definem. A cada década houve uma sensível mudança com relação as suas definições, demonstrando a complexidade existente nessa ciência. Sobre os autores que contribuíram na Ciência da Informação, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	a) Araújo aponta que a Ciência da Informação é tradicionalmente definida, em termos institucionais (de acordo com classificações de agências como Capes e CNPq e divisões internas nas várias universidades), como uma "Ciência Social Aplicada".
	
	b) Buckland afirma que o conceito tem uma forte ideia do caráter "organizacional da informação" da ciência da informação, tanto que o termo aparece por três vezes dentro do conceito. Isso porque a Ciência da Informação, como toda ciência, está atrelada a teorias e padrões.
	
	c) Mikhailov e Giljarevskij a definem como uma disciplina científica que investiga a estrutura e as propriedades (e não conteúdos específicos) da informação científica, assim como as regularidades do trabalho da informação científica, sua teoria, sua história, sua metodologia e sua organização.
	
	d) Le Coadic esclarece que a Ciência da Informação, com a preocupação de esclarecer um problema social concreto - o da informação - e voltada para o ser social que procura informação, coloca-se no campo das Ciências Sociais (das ciências do homem e da sociedade).
	10.
	As definições conceituais de dados são informações e conhecimentos importantes para compreender a Ciência da Informação. Essas definições podem ser provenientes de outras áreas além da Ciência da Informação, cada qual buscando dar significado ao objeto estudado. Nessa ciência, é possível verificar a tríade, a qual compõe a área. Sobre a tríade conceitual da Ciência da Informação, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Guarda, disponibilização e organização.
	
	b) Ciência, informação e conhecimento.
	
	c) Dados, informação e conhecimento.
	
	d) Informação, conhecimento e disseminação.

Continue navegando