Buscar

Globalização e Pandemia: Conexões Atuais

Prévia do material em texto

Texto 1: Globalização
Primeiramente vamos entender o que é globalização, é uma expressão que só foi designada nos anos 80, porém cientistas e historiadores defendem que esse processo tenha se iniciado anteriormente, nos séculos XV e XVI. A globalização tem certa complexidade para ser estudada e compreendida, pois é fundamental que se entenda todo o conjunto de variáveis que o configuram. Podemos dizer que se divide em um total de 3 variáveis e são elas: A globalização social, a política e a econômica. 
Globalização Social 
Antes, a capacidade competitiva das empresas era baseada unicamente na performance dos produtos e serviços da empresa. Nessa época, tudo era padronizado. Tanto os serviços, quantos aos bens, não possuíam diferenciação na produção, menos ainda para as vendas.
Hoje, o processo se volta quase que exclusivamente para o relacionamento com o consumidor. Assim, é possível que o consumidor se sinta mais valorizado e atraído por determinado bem ou serviço, por haver a personificação de praticamente tudo, atualmente. A globalização social faz com que o progresso da sociedade, em grande parte, seja estimulado, devido ao fato da facilitação do acesso às informações.
Os avanços tecnológicos também contribuem para a aproximação das pessoas, com os adventos do computador pessoal, da internet, e dos meios comunicacionais trazendo sempre mais mobilidade. Com a evolução das formas e meios de se comunicar, ocorreu a facilitação em realizar negócios; o que favoreceu o fluxo mercadológico mundial.
Globalização Econômica
O fator econômico também sofre com as constantes mudanças e comportamentos pelos quais a sociedade passa. Hoje em dia, qualquer comportamento que seja mal ou bem interpretado pelas pessoas, pode influenciar o mercado financeiro mundial diretamente. Novas modalidades de trabalho foram criadas a partir desta evolução do mercado, como na área tecnológica. Apesar de que ainda é bastante destoante a distribuição de renda entre regiões e países, o que ocasiona em monopólios de alguns mercados.
As multinacionais são as empresas que mais se beneficiam da integração mundial, pois têm a possibilidade de se expandirem, enfrentando menos dificuldades. Já pensando nos consumidores, a ideia de fomentar a competição entre empresas, deve ajudar não só no estímulo à diversificação de produtos e serviços, como na ampliação e melhoria de determinados setores, assim também no encorajando a competição profissional.
Globalização política
No âmbito político, a globalização é menos harmônica, já que é basicamente focada no Neoliberalismo. Resumindo, o Neoliberalismo caracteriza-se por um composto de princípios que defendem a não integração do Estado junto à economia.
Texto II- Pandemia
Uma pandemia ocorre quando uma determinada doença espalha-se por uma grande quantidade de regiões no globo, ou seja, ela não está restrita apenas a uma localidade, estando presente em uma grande área geográfica. Nem todas as doenças podem causar uma pandemia, entretanto, algumas podem espalhar-se rapidamente e causar a contaminação de milhares de pessoas. O caso mais recente em nossa história é a pandemia de COVID-19, decretada em 2020.
O que é uma pandemia?
Pandemia é uma epidemia que se espalha por uma região muito grande, como um continente, ou até por todo o mundo. Uma doença é considerada pandemia quando é altamente contagiosa e ao se difundir mata grande número de pessoas. O câncer, por exemplo, é responsável por um número muito grande de mortes, mas não é considerado pandemia porque não é uma doença infecciosa, como a Aids (síndrome da imunodeficiência adquirida). 
Pelo menos 30 novas doenças foram descobertas em diversas partes do mundo nos últimos 20 anos. Características do mundo atual, como pobreza urbana, negligência no desenvolvimento de vacinas e baixa qualidade nos serviços de saúde pública, entre outras, potencializam os efeitos das pandemias. O primeiro caso de Covid 19 foi descoberto no final de dezembro de 2019, em 11 de março de 2020 a OMS (organização mundial de Saúde) elevou o estado da contaminação á pandemia, ou seja em menos de 3 meses a doença já tinha se espalhado por todos os continentes do globo.
Link para acesso de um vídeo auxiliar.
https://www.youtube.com/watch?v=fpeNvYWyJ78
Exercício
1 - Qual a relação entre globalização e o surgimento e propagação de novas doenças no mundo atual?
2- Como a atual situação do planeta permite que novos vírus viagem rapidamente por uma humanidade densamente urbanizada e geralmente pobre?
3- O aparecimento de epidemias já ocorria em séculos passados, como a propagação delas foi tornando-se cada vez mais eficaz, acompanhando os avanços obtidos com as novas tecnologias criadas pelo homem?

Continue navegando