Buscar

Introdução à Informática: Dados, Dispositivos e Gerações de Computadores

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Acre
 Centro de Ciências Biológicas e da Natureza 
Curso de Licenciatura em Física EaD - Disciplina: Introdução à Informática
 Prof.  Drª. Salete Maria Chalub Bandeira
Nome do Aluno: Andressa Barros de França
Atividades pg :28.
QUESTÃO 01 
a) Diferencie dados de informação e explique como um é gerado a partir do outro.
 	Dados são conjuntos de “informação em estado bruto” que, através de determinados processos, se transformam em informação. Os dados por si só não apresentam significado útil para o ser humano, são apenas símbolos, letras ou números. Quando agrupados sob a forma de texto, o conjunto passa a expressar algum significado,se tornando com isso informação.
 Já informação é um conjunto de resultados que são obtidos após um processamento, e que geralmente possui um significado, de forma a ser útil em algum processo da atividade humana.
b) Quais as funções dos dispositivos de entrada? Cite pelo menos dois exemplos diferentes dos vistos no capítulo.
 	Os dispositivos de entrada permitem ao usuário comunicar-se com o computador. Podem ser utilizados para recolher dados de entrada fornecidos pelo usuário e emitir comandos, por exemplo, microfone, teclado, mouse, scanner, leitor de código de barras, webcan, joystick, etc. 
c) Quais as funções dos dispositivos de saída? Cite pelo menos dois exemplos diferentes dos vistos no capítulo.
Os dispositivos de saída permitem que o computador se comunique com o usuário. Eles convertem informações eletrônicas produzidas pelos programas instalados no computador em uma forma inteligível pelo homem, com o fim de serem apresentados aos usuários finais, por exemplo, monitor, caixas de som, impressora, projetor de vídeo, etc.
d) Quais as funções dos dispositivos de armazenamento? Cite pelo menos dois exemplos diferentes dos vistos no capítulo.
 	Um dispositivo de armazenamento é usado para guardar informação para um uso posterior. Desta forma, estes dispositivos podem ser usados tanto para leitura de arquivos quanto para sua gravação, por exemplo cartão de memória, pen drive, etc.
Questão 03 Até alguns anos atrás existiam os termos notebook e lap-top para designar computadores portáteis, que podiam ser carregados em uma maleta. Hoje em dia, estes termos são considerados intercambiáveis sendo que vemos uma predominância de uso do termo notebook. Entretanto, quando foram originalmente criados, estes dois termos designavam computadores diferentes. Pesquise na Internet as diferenças entre eles.
 Os dois aparelhos são basicamente a mesma coisa. Quando surgiram os primeiros laptops eles eram bem pesados. Em uma determinada época fabricaram uns computadores bem mais leves e acabaram chamando esses computadores portateis de notebook .A palavra notebook originalmente significa caderno. Assim, no princípio o computador portátil era semelhante a um caderno, utilizado marjoritariamente para digitar textos. Desta forma, associaram a palavra notebook caderno ao computador portátil. 
Já a palavra laptop era utilizada para diferenciar os tipos de máquina. A tecnologia trouxe os computadores portáteis que podem ser apoiados no colo, ou seja, o laptop [lap = colo, top = em cima] que são um pouco mais potentes que os notebooks, mas também mais pesados.
Questão 04 Pesquise e descreva as diferenças entre os PDA’s e os Smartphones.
PDA’s funcionam como pequenos computadores, executando sistemas operacionais e software, mas também são capazes de acesso à Internet. Requerem o uso de uma caneta para operar, muitos agora têm teclados ou telas sensíveis ao toque. PDA é um computador de bolso, ou 'palma da mão'. Muitas pessoas confudem um PDA com uma agenda eletrônica.Um PDA armazena informações, além desta função, tem a capacidade de processar informações de acordo com os programas nele instalados, ou seja, um computador.
Smartphones são principalmente telefones celulares com algumas capacidades de computação. Você precisa de um provedor sem fio para usar um. Eles são geralmente menores do que PDAs e têm menos poder de computação. Usuários de operações diretas com um teclado ou telas sensíveis ao toque. Smartphones geralmente não têm as mesmas capacidades de software e poder de computação como PDAs, tais como a capacidade de visualizar e editar documentos e planilhas.
ATIVIDADE 1 Pag. 40
Descreva em no máximo três linhas as principais características de cada geração de computadores (3 Linhas para cada geração começando na geração zero).
A geração zero ficou marcada como a geração do mecanismo, ou seja, ao longo desta geração os computadores tinham como base a função de máquinas de calcular e mais tarde máquinas de tecelagem programadas.
Os computadores da primeira geração utilizavam válvulas eletrônicas, quilômetros de fios, eram lentos, enormes e esquentavam muito.
A segunda geração substituiu as válvulas eletrônicas por transistores e os fios de ligação por circuitos impressos. Isso tornou os computadores mais rápidos, menores e de custo mais baixo.
A terceira geração de computadores foi construída com circuitos integrados, oferecendo maior compactação, redução dos custos e velocidade de processamento da ordem de microsegundos. Tem início a utilização de avançados sistemas operacionais.
A quarta geração, de 1970 até hoje, é caracterizada por um aperfeiçoamento da tecnologia já existente, possibilitando uma otimização da máquina para os problemas do usuário, maior grau de miniaturização, confiabilidade e velocidade maior.
ATIVIDADE 1 Pag. 49
Realize as seguintes conversões:
a) converta os seguintes números do sistema binário para o sistema decimal:
1110 =
1010 =
1100110001 =
b) converta os seguintes números decimais para o sistema binário:
21= 10101
552= 
715=
c) transforme os números abaixo de binário para hexadecimal:
1100011 =
11000111100011100 =
1000110011 =
d) Transforme os números hexadecimais abaixo em números binários:
1EDH =
ABFH =
37 H =
Atividades Pag. 53 e 54
1 – Realize as atividades abaixo e envie-as de acordo com o enunciado da Tarefa 3 do ambiente:
Converta para o sistema decimal:
a) 11000102 =
b) 01111002 =
c) 1000010102 =
d) 1010110012 =
e) 20F16 =
f) 4BE16 =
g) 100A16 =
h) 9F016 =
2 - Converta para o sistema binário:
a) 14410 =
b) 30110 =
c) 7210 =
d) 23110 =
e) 20216 =
f) F1616 =
g) AA0B16 =
h) D99F16 =
3 - Converta para o sistema hexadecimal:
a) 125310 =
b) 81910 =
c) 301410 =
d) 160010 =
e) 01110110112 =
f) 10001100012 =
g) 1101110002 =
h) 11101

Continue navegando