Buscar

Relações de poder e sua influência no recrutamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relações de poder e sua influência no recrutamento 
Lacombe (2005) apresenta que os líderes exercem uma influência nos colaboradores por meio do poder. Desta forma, o autor apresenta duas definições de poder, em que a primeira definição seria que o poder tem a capacidade de controlar as pessoas, e segundo Lacombe (2005, p. 203) seria a “capacidade para influenciar decisões, pessoas e o uso de recursos”. Sendo assim, Zaccarelli e Teixeira (2007, p. 115) explicam que em qualquer organização existem pessoas que apoiam as lideranças e outras que discordam, os autores ainda apontam que “as organizações são ou podem ser vistas como arenas políticas”.
A indicação de pessoas para ocupação de cargos é muito comum e alguns gestores de empresas utilizam de meios políticos e de poder para influenciar em processos seletivos. Segundo Zaccarelli e Teixeira (2007) acontece o uso do poder para determinar uma aprovação ou não de um candidato. “O aspecto político pode determinar, também, a quem caberá a decisão de escolha das pessoas que irão trabalhar na empresa e até mesmo os métodos e técnicas empregados” (ZACCARELLI e TEIXEIRA, 2007, p. 115). 
1)    Tendo o texto como base, explique as relações de poder podem influenciar na escolha de pessoas que irão trabalhar na empresa. Para ilustrar sua resposta utilize um exemplo real vivenciado (sem citar o nome real da empresa ou pessoas envolvidas):
Resposta:
Temos dois lados a serem ilustrados:
1. O lado do poder que pode destruir a empresa, por achar que “pelo poder designado” podem mandar na vida das pessoas. 
2. E temos o lado do líder que abraça e exerce uma influência boa nos colaboradores, influencia essa que faz com que os colaboradores vistam a camisa da empresa de forma correta.
Trazendo um exemplo vivido, ilustração 1:
Aquele líder, que é escolhido não por mérito, mas por “puxa-saquismo” que não tem a preparação, para lidar com outras pessoas, ou até mesmo aqueles que não é preparado, mas é o que tem na empresa, ou que está a mais tempo. Isso faz com que a pessoa, não saiba lidar com situações, não sabe moldar a sua equipe ou faça caminhar junto. 
Ex.: Funcionário teve um problema, o líder em si não sabe se colocar no lugar na pessoa, só quer ver produtividade, mas se ele não estimular esse funcionário. Ele só terá uma certeza, logo irá sair, para uma nova oportunidade de emprego, o famoso descontentamento. 
Trazendo um exemplo vivido, ilustração 2
O líder capacitado, que passou por um processo para esta neste cargo, aquele que conhece, a visão e valores da empresa, que passo no seu dia a dia suas ideias para equipe. Que os colaboradores olham e sintam-se a vontade para se abrir e até mesmo se espelhar. 
Já trabalhei com líderes que nos impulsiona a dar o seu melhor, aquele que te desafia a está em um lugar melhor, tanto na vida pessoal, quanto na profissional; 
Acredito ser isso que solicitarão nesta atividade;

Continue navegando