Buscar

avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:648570) ( peso.:1,50)

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Andreza Souza da Silva (2472810)
	
	Disciplina:
	Metodologia Científica (FIL13)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:648570) ( peso.:1,50)
	Prova:
	22125840
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O conhecimento humano pode ser dividido em quatro tipos: senso comum, teológico ou de fé, filosófico e científico, cada um com sua especificidade e importância. Sobre o conhecimento científico, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Procura explicar, a partir da razão os fundamentos do próprio conhecimento.
	 b)
	Busca explicar fenômenos por meio de investigação normalmente metódica, utilizando raciocínio lógico e experimentação.
	 c)
	É o conhecimento que nasce da experiência diária e se estabelece nos hábitos e costumes das sociedades.
	 d)
	Conhecimento dogmático baseado em livros sagrados e vivenciado por comunidades que nutrem a fé.
	2.
	A noção inicial que se tem é que o ato da pesquisa está muito ligado às ciências experimentais. No entanto, não apenas a elas, mas a todas as ciências. Pesquisa científica é própria de todo aquele que participa do universo acadêmico. Diante deste contexto, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	O conhecimento humano é o fruto da insatisfação permanente diante da realidade vivenciada.
	 b)
	A noção de educação e de ensino, na perspectiva da pesquisa, envolve toda comunidade escolar ou acadêmica.
	 c)
	A busca pelo saber é impulsionada pelo assombro e a maravilha do homem diante da realidade.
	 d)
	O ato de pesquisar é próprio da curiosidade humana e envolve somente os acadêmicos das instituições federais.
	3.
	Uma das mais profundas experiências para o homem é a realização. Ao mesmo tempo em que é desafio permanente, se apresenta como tarefa inacabada, pois nossa existência é sempre tarefa que se constrói no dia a dia. O homem busca realizar-se, descobrir-se, projetar-se. Neste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Para os gregos, o homem moderno aposta em um projeto existencial onde pela ciência e pela técnica conseguiria explicar o mundo e transformá-lo.  
II- Na contemporaneidade, o ser humano se encontra descrente e questiona tanto ideais religiosas como científicas.      
III- Na idade média, um dos princípios está em colocar-se como servo de Deus e ser fiel aos preceitos e mandamentos do Cristianismo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	4.
	No curso de sua história, o homem sempre buscou a felicidade plena, em harmonia com a natureza. Desde os primórdios, no convívio consigo mesmo e com o outro, ele adaptou-se ao mundo através da utilização dos recursos naturais. O avanço do conhecimento e da ciência proporcionaram isso. Apesar de inúmeros progressos, a utilização dos recursos da natureza não foi harmoniosa, e aos poucos vemos as consequências desse processo insustentável. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- O senso comum não pode ser utilizado para gerenciar o ambiente natural.
II- O senso comum pode e deve ser utilizado para prever catástrofes ambientais.
III- A ciência garantiu ao homem avançar no uso dos recursos, culminando a níveis elevados de produção.
IV- Pesquisa e ciência são fundamentais para o entendimento da natureza, buscando melhorar a inserção do homem no meio ambiente.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	5.
	Na realização de projetos, para que o professor/pesquisador não apenas reproduza conhecimento, transmitindo-o para seus alunos, é interessante que, na consolidação da teoria e da prática, o orientador da pesquisa atue em áreas de concentração e linhas específicas à sua formação de graduação e pós-graduação. Caso contrário, corre-se o risco de que o projeto tenha baixa qualidade de inovação. Assim sendo, analise as afirmativas a seguir:
I- O professor orientador precisa qualificar o seu olhar para que diante de problemas possa orientar e/ou propor soluções.
II- Não é necessário que o professor tenha muita experiência ou prática de pesquisa, bastando apenas boa vontade.
III- É fundamental que o pesquisador tenha muito dinamismo em seu processo de orientação, interagindo com diferentes realidades e indivíduos.
IV- O senso comum pode ajudar na realização de projetos de pesquisa desde que não transpasse a metodologia científica.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	6.
	O senso comum é também caracterizado como conhecimento vulgar ou, ainda, como diz Ander-Egg (1978), conhecimento popular. Nesse tipo de conhecimento, o homem conhece o fato e a sua ordem aparente, sem explicações sistemáticas, metodológicas, mas sim pela experiência, pelo costume ou hábito. Com base nas características apresentadas por Ander-Egg (1978), e no contexto apresentado, analise as opções a seguir:
I- Sistemático.
II- Superficial.
III- Subjetivo.
IV- Sensitivo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ANDER-EGG, Ezequiel. Introducción a las técnicas de investigación social: para trabajadores sociales. 7. ed. Buenos Aires: Humanitas, 1978.
	 a)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 b)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	7.
	Certamente, em algum momento de sua trajetória acadêmica, você teve um texto ou um trabalho devolvido com algum parágrafo sublinhado e com indicações como: "Qual a fonte?", "Quem disse isso?", "Qual a referência?", o que pode ter passado a frustrante impressão de que não se pode dizer nada, no ambiente acadêmico, que já não tenha sido dito por alguém. Por isso, é importante apresentarmos "vozes" que apoiem as ideias que estamos defendendo, que confirmem a veracidade, credibilidade do que estamos afirmando. Considerando o texto apresentado, relativo ao plágio, analise as sentenças a seguir:
I- O texto do acadêmico deve dirigir-se para a perspectiva de que as citações validam os pontos de vista abordados e desenvolvidos no processo de pesquisa.
II- Uma vez que, vindas de fontes científicas e confiáveis (por isso a necessidade de fazer uso de livros e textos especializados, os quais já passaram por um crivo avaliativo) agregam peso científico às conclusões chegadas.
III- É importante que o acadêmico mencione, também, as citações que apoiam o texto desenvolvido, e não o contrário.
IV- As citações são como "testemunhas" que nos ajudam na defesa de nossas teses. As obras não podem ser utilizadas em excesso ao longo do texto.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	8.
	O grave problema do plágio no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) em faculdades de todo o país, retrata exatamente a dificuldade do aluno com a redação. Copiar um texto sem referenciar a autoria original, fazendo-se passar pelo autor, é um ato antiético, antipedagógico e, sobretudo, é um ato ilícito previsto em lei. Na elaboração de trabalhos acadêmicos e monografias, o estudante pode e deve fundamentar seus dizeres com citações de autores nacionais e estrangeiros, porém sempre fazendo as devidas referências. Considerado o texto apresentado relativo ao plágio, analise as sentenças a seguir:
I- Um trabalho acadêmico, diferente de um TCC, não precisa levar em conta as citações dos autores no que concerne a um assunto específico.
II- Trabalhos acadêmicos, não importa a tipologia, devem ser amparados por citaçõese obras de autores diversos.
III- O hábito da leitura estimula a criatividade e também é requisito fundamental de um estudante universitário.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GALVÃO, Roberto Carlos Simões. A importância da pesquisa no ensino de graduação. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XVI, n. 116, set 2013. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=13604>. Acesso em: 3 ago. 2016.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	9.
	Um hábito fundamental a ser desenvolvido pelo estudante de graduação é o hábito da leitura. Através da leitura, o aluno aprofunda os conhecimentos adquiridos em sala de aula e familiariza-se com o vocabulário técnico das obras especializadas. Ler com assiduidade eleva ainda a capacidade de redigir com presteza e objetividade. Vale dizer que o maior desafio para o aluno ao se deparar com a necessidade de elaborar um trabalho científico não está no domínio de normas técnicas como as da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), mas no domínio da redação. Uma maioria simplesmente não sabe escrever, fato que denuncia a ausência do hábito de leitura. Ademais, no Brasil, muita gente ingressa no ensino superior sem o pleno domínio da língua portuguesa. A partir dessa perspectiva, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A leitura de artigos científicos nacionais ou em nossa língua materna, o português, contribui pouco para o estímulo à pesquisa.
	 b)
	Livros de ficção científica não são recomendados para o estímulo à criatividade, principalmente no mundo acadêmico.
	 c)
	A leitura de livros e artigos científicos técnicos são de fundamental importância para desenvolver a criatividade de projetos de iniciação científica.
	 d)
	Livros com no mínimo 600 páginas e tamanho de fonte 8 são considerados bons instrumentos para estímulo à escrita e à criatividade.
	10.
	Analise os textos a seguir:
Texto 1:
Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos.
FONTE: MENDES, Leozenir. Métodos e técnicas de pesquisa. 2013. Disponível em: <http://fatifajar.com.br/blogadm/wp-content/uploads/2013/02/Material-1_MTP1.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2016.
Texto 2:
Há uma estreita relação entre cotidiano e conhecimento científico. Essa relação existe pelo motivo que o conhecimento científico tem como objeto de estudo o real e o real faz parte do cotidiano (conhecimento cotidiano).
FONTE: CAMPELLO, Milena. Psicologia: ciência e senso comum. 2010. Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/redacoes/2194119>. Acesso em: 20 ago. 2016.
Texto 3:
A necessidade de conhecer é essencial ao homem desde que ele se deu conta da importância de compreender o mundo para melhor se relacionar com o meio em que vive. A princípio, suas limitações lhe impuseram a ansiedade de um conhecimento que apenas favorecesse o atendimento de suas necessidades imediatas. Posteriormente, mais desenvolvido, procurou superar o imediatismo e compreender a complexidade do mundo que o cercava através de questionamentos sobre situações que o afligia. Seguindo este propósito, desenvolveu meios que lhe permitiam, não apenas a compreensão da realidade, mas a capacidade de solucionar os problemas verificados nesta realidade. O conhecimento científico é extremamente importante na vida do ser humano e da sociedade, pois é a partir dele que é possível a transformação social e tecnológica. O acesso ao conhecimento científico é relevante para a evolução da sociedade e do ser humano em si, pois através dele adquirimos novos conceitos, pontos de vista, técnicas, procedimentos e ferramentas. Isso nos faz avançar na construção do saber em uma área do conhecimento. Quem sabe, sem essa "sabedoria", ainda estaríamos na era da pedra, trabalhando com ferramentas rudimentares.
FONTE: LERMEN, Vanderlei. A importância do conhecimento científico, 2008. Disponível em: <http://www.blogdomaciel.com.br/2008/05/importância-do-conhecimento-científico.html>. Acesso em: 20 ago. 2016.
Considerando as reflexões contidas nos textos 1, 2 e 3, bem como seus conhecimentos sobre o tema, relativas ao conhecimento científico, analise as sentenças a seguir:
I- Contribui para que o acadêmico produza argumentos que demonstrem que o conhecimento oriundo da ciência permita uma maior compreensão dos fenômenos que ocorrem no dia a dia.
II- Desmitifica ações cotidianas e amplia a visão de mundo, reconfigurando comportamentos e, principalmente, estimulam o pensamento crítico-reflexivo, tão almejado na constituição de um cidadão consciente e atuante na sociedade.
III- Torna os cidadãos e, consequentemente, os países que neles vivem, menos competitivos, principalmente na implantação de novas tecnologias.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a alternativa I está correta.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas
Parte inferior do formulário

Continue navegando