Buscar

Lívia Michelle 3B - ATIVIDADE I - O BRASIL DEMOCRÁTICO - CAP 13


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE
O Brasil Democrático
Lívia Michelle I 3B - CPM - PI
01. Comente os principais pontos da constituição de 1946.
Democracia: estabelecimento da democracia como regime político do país. Manteve-se a República como forma de governo, a Federação como forma de Estado e o Presidencialismo como sistema de governo.
Direito de voto: confirmação do voto secreto e universal para maiores de 18 anos que fossem alfabetizados. Continuavam sem direito ao voto os analfabetos (que representavam cerca de 50% da população), cabos e soldados.
Direito trabalhista: preservação da legislação trabalhista da Era Vargas, tendo como novidade a garantia constitucional do direito de greve. No entanto, para exercer esse direito, os trabalhadores dependiam de uma avaliação jurídica.
Mandatos Eletivos: estabelecimento do mandato presidencial de cinco anos, sendo proibida a reeleição. Os deputados teriam mandato de quatro anos, e sua reeleição seria permitida. Por sua vez, os senadores teriam mandatos de oito anos, sendo em número de três para cada estado da federação.
Direitos dos cidadãos: garantia constitucional de direitos fundamentais, como a liberdade de pensamento, de crença religiosa, de expressão, de locomoção, de reunião e de associação para fins lícitos.
02. Explique as diretrizes políticas adotadas pelo governo Dutra, no contexto da Guerra Fria.
No contexto da Guerra Fria, o governo Dutra uniu-se aos Estados Unidos, permanecendo afastado da União Soviética e suas influências. Uma das medidas que confirma esse fato é que o então presidente cassou o Partido Comunista do Brasil, antigo PCB, tornando esse partido ilegal e impedindo-o de disputar quaisquer eleições. Isso mostra o apoio de Dutra aos Estados Unidos e ao modelo capitalista.Seu governo durou de 1946 a 1951.
03. . O que foi o plano Salte? Qual era sua principal característica?
O plano Salte (sigla formada pelas letras iniciais desses quatro setores: saúde, alimentação, transporte e energia). Foi o primeiro projeto de planejamento econômico no Brasil, cuja elaboração teve início em 1946 e cobria um período de quatro anos. Por falta de recursos e de boa gestão, o plano não foi bem-sucedido. Mas foram realizadas algumas medidas importantes, como o combate à malária em 11 estados e a conclusão da rodovia Rio-São Paulo, denominada rodovia Presidente Dutra.
04. Como era a política de importação no governo Dutra? Quais foram as conseqüências dessa política para as reservas brasileiras?
O governo de Dutra foi marcado por várias transformações na sociedade. Um dos pontos de seu governo foi ter adotado o liberalismo econômico, diferente da política de Vargas que era nacionalismo e com forte presença do estado na economia. O governo Dutra, com o liberalismo, facilitou à importação de mercadorias para o país. Neste período o Brasil passou a importar muito bens de consumo. Essas importações esgotaram as reservas que foram acumuladas durante o período da segunda guerra. Após esse processo, Dutra dificultou a entrada das importações no país.
05. O que defendiam os nacionalistas e os “entreguistas” por ocasião da nacionalização do petróleo brasileiro, no governo de Vargas? Qual foi o dessa disputa?
Durante o governo de Getúlio Vargas duas correntes ganharam força no cenário nacional: os entreguistas e os nacionalistas. O pensamento liberal, que retomava força no início do século XX, era a favor de uma maior articulação brasileira num âmbito econômico internacional. Para os entreguistas o país não teria capacidade de conduzir a extração e o lucro com o petróleo, para os nacionalistas, era necessário que o Brasil tomasse a frente de tal trabalho, construindo e fortalecendo a economia nacional. Por fim, o resultado foi a formação da Petrobrás.
06. Sintetize a crise política que abalou o governo Vargas, explicando o que queriam seus opositores e como ele reagiu.
A crise política que abalou o mandato democrático de Vargas foi causada por disputas internas entre grupos políticos brasileiros, estando de um lado o trabalhismo, movimento político mais à esquerda, representado por Vargas, e do outro do conservadorismo, representado pelas elites nacionais e defendido pelo Exército. Na ocasião Vargas, que sofria pressão popular pelos maus resultados da economia, aumentou o salário mínimo em 100% e anunciou João Goulart, político de esquerda, para o Ministério do Trabalho, sendo fortemente criticado pelos setores conservadores, que o criticavam diariamente por meio dos jornais. Um destes jornalistas sofreu um atentado (fracassado), e Vargas foi apontado como mandante do crime. Sob forte pressão, suicidou-se, impedindo, com o seu ato, que os seus opositores tomassem o poder (coisa que só aconteceria dez anos depois).
07. Qual a reação dos partidários da UDN diante da derrota para Juscelino e Goulart?
União Democrática Nacional (UDN) foi um partido político fundado em 1945, que se opunha às políticas de Getúlio Vargas, tendo orientação conservadora. Defendia o liberalismo clássico, sendo o oposto do populismo. O partido fez oposição também aos governos de Juscelino Kubitschek e João Goulart, porém foi extinto após o Golpe Militar de 1964, com muitos de seus membros migrando para o ARENA. O partido também tentou impedir, por vias não democráticas, a posse de Juscelino Kubitschek, porém o exército não aderiu totalmente ao golpe.
08. Qual era o lema do governo de Juscelino?
O lema do governo de JK foi "cinquenta anos em cinco", prometendo um rápido avanço (econômico e social) que o Brasil não havia experimentado até então.
09. O que foi o Plano de Metas e quais as suas principais realizações?
O Plano de Metas era o modo como JK pretendia realizar este verdadeiro "milagre", realizando a expansão da capacidade industrial brasileira, a substituição das importações, reforçando o mercado interno e reduzindo os custos de circulação de bens e valores dentro do país.
010. Cite as medidas adotadas por Jânio que suscitaram críticas por parte da UDN e de empresas multinacionais.
As medidas que suscitaram críticas da parte da UDN e das grandes empresas multinacionais, durante o governo de Jânio, foram diversas, a que convém destacar: a aproximação com a Cuba "comunista", a iniciativa de uma ampliação de um comércio externo independente da influência norte-americana, prejudicando setores que lidavam diretamente com capital estadunidense.
011. Sintetize as condições em que se deu a posse de João Goulart. Mencione o que foi a Frente Legalista e quais eram seus objetivos.
Após a renúncia de Jânio Quadros, a elite militar mobilizou-se para impedir que João Goulart assumisse, pois ele era taxado de comunista. Sob a “ameaça comunista” e a doutrina da defesa nacional, era motivo suficiente para que ele fosse deposto. Ele tomou posse em 1963, como presidente. Após o plebiscito, o Brasil tornou-se presidencialista e ele teve plenos poderes para governar. Ele se aproximou dos setores de esquerda, enfrentando a oposição conservadora, com a Marcha da Família com Deus pela Liberdade no dia 19 de março de 1964. No mesmo mês, os militares tomaram o poder no golpe de 1964.
012. Cite pontos do Plano Trienal que demonstram a linha de governo de João Goulart com relação:
a) Ao nacionalismo;
Tinha por objetivo manter as taxas de crescimento da economia e reduzir a inflação. Limitou a remessa de capital para o exterior, nacionalizou empresas de comunicação e decidiu rever as concessões para exploração de minérios.
b) À política externa independente. 
Reatou relações diplomáticas com a URSS, rompidas no governo Dutra, foi contrário às sanções impostas ao governo cubano e recusou-se a apoiar a invasão a Cuba, proposta por Kennedy, criticou o modelo político cubano e atuou, a pedido dos EUA, como mediador junto a Havana, externando a preocupação brasileira com a instalação de mísseis soviéticos na ilha.
013. Quais as principais propostas das reformas de base de João Goulart?
Estavam reunidas iniciativas que visavam alterações bancárias, fiscais, urbanas, administrativas, agrárias e universitárias.Para completar, almejava-se oferecer o direito de voto para analfabetos e às patentes subalternas das forças armadas. As medidas causaram uma participação maior do Estado em questões econômicas, regulando o investimento estrangeiro no país.
014. Que problemas econômicos Jango enfrentou em seu governo?
Os problemas econômicos enfrentados por ele, era que a inflação disparava e comprimia os salários agravando as tensões sociais. Jango adotou o Plano Trienal, que continha algumas medidas impopulares como controle de salários, restrição á créditos, imposto progressivo. Junto com o Plano Trienal ele apresentou as reformas de base, que gerou a divisão da sociedade em quem era a favor(estudantes, trabalhadores, sindicatos) e contra(grandes empresários, imprensa).
015. O que fizeram os empresários e os militares durante o processo em que planejaram derrubar Jango?
Estavam planejando o Golpe e esperando a hora certa, João Goulart já estava desconfiando, mas achou que aquilo daria em um grande desgaste e ninguém ousaria fazê-lo.

Mais conteúdos dessa disciplina