Buscar

PET 2 Geografia

Prévia do material em texto

Nome: Luiz Felipe Oliveira Soares.
Ano e sala: 3ºB.
Professora: Joelice.
 Semanas 1 a 4 
1- Os problemas econômicos das grandes potências mundiais têm relação com os rumos da economia brasileira, visto que o brasil possui relações comerciais com esses países.
Dessa maneira, os problemas enfrentados por esses países nos afetam visto que vendemos nossos produtos e compramos deles.
Um exemplo disso é o valor do dólar que quando está muito alto afeta as exportações e importações Brasileiras.
2- Impacto do COVID-19 no Japão:
O primeiro-ministro Shinzō Abe disse que o novo coronavírus está causando um grande impacto no turismo, na economia e na sociedade como um todo". As máscaras estão esgotadas em todo o país e os estoques de máscaras estão esgotados em um dia após a chegada dos novos produtos. Houve pressão sobre o sistema de saúde à medida que aumentam as demandas por exames médicos. O povo chinês relatou crescente discriminação. O ministro da Saúde apontou que a situação não chegou a um ponto em que as reuniões de massa devem ser canceladas. 
Os setores de aviação, varejo e turismo registraram queda nas vendas e alguns fabricantes se queixaram de perturbações nas fábricas, logística e cadeias de suprimentos chinesas. O primeiro-ministro Abe considerou usar fundos de emergência para mitigar o impacto da pandemia no turismo, dos quais os cidadãos chineses representam 40%. AS & P Global observou que as ações mais atingidas foram de empresas que abrangem os setores de viagens, cosméticos e varejo que estão mais expostos ao turismo chinês. A Nintendo anunciou que atrasaria o envio do Nintendo Switch, fabricado na China, para o Japão. 
 
3- a) Estados Unidos e China
b) Os Estados Unidos e China neste momento de pandemia tiveram alguns conflitos, pois aos olhos dos EUA a China escondeu a pandemia e os dois países por vários anos disputaram para ver quem era a maior potência mundial e por isso tem alguns conflitos entre eles. Por um querer ser mais poderoso que o outro.
4- Com as economias pelo mundo mais aquecidas e restrições de transporte entre países, crescem os obstáculos para que empresas de diferentes lugares comprem e vendam bens entre si, além da quebra de um grande número de empresas, o desemprego muito alto e um aumento acentuado da pobreza.
5- China,Estados Unidos,Argentina,Holanda,Alemanha e países do Oriente Médio.
6- O país tem exercido grande influência política, militar e econômica no cenário regional e internacional graças a fatores determinantes, como grande extensão de seu território (ocupa o terceiro lugar em dimensão.
7- Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, esses os países listados passam por problemas como: dependência econômica tecnológica e em relação às atividades primárias, problemas sociais, má distribuição de renda, problemas de moradia, fome e desnutrição, má qualidade de saúde e problemas ambientais.
8- Os países emergentes apresentam níveis medianos de desenvolvimento, um relativamente dinâmico parque industrial, uma boa capacidade de exportações e certo dinamismo econômico. Mas esses países ainda apresentam níveis sociais e de distribuição de renda limitados, com elevada pobreza e falta de recursos em muitas áreas da sociedade, como educação e saúde. Por isso seria ótimo estabelecerem metas de desenvolvimento social para justamente acabar com esses problemas.
9- A imagem caracteriza a má distribuição de renda esse processo é comum às sociedades capitalistas e favorece o incremento de formação de bolsões de pobreza. A disparidade na distribuição da renda é provocada, sobretudo, pela concentração da riqueza nas mãos de uma parcela restrita da população.
10- Sim. Em países como o nosso essa frase pode ser aplicada pelo fato de termos uma má distribuição de renda em nosso país. "Muitos com pouco e pouco com muito."
11- O fluxo de informações é super importante,pois nos proporciona saber tudo que acontece,mesmo estando distante do fato.Um exemplo disso são os dados informados diariamente nas redes sociais ou em outros meios de comunicação sobre a quantidade de vítimas da COVID-19.
12- Sim, são muito influentes na globalização.
13- Muitas pessoas não têm acesso ao mundo digital por falta de condições.
14- As principais fake News sobre o novo vírus COVID-19 gira em torno de possíveis medicamentos que dizem serem eficazes e curar um paciente com a doença e os meios de prevenção. Como o chá de alho com vinagre e o uso do medicamento cloroquina. Ou até mesmo com os meios de prevenção como o álcool em gel caseiro.
15- Para evitar esse tipo de notícia, podemos procurar entender o assunto um pouco melhor antes de espalhar e compartilhar com amigos, familiares e conhecidos. E abordar no comentário falso porque ele é falso dizendo a verdade, denunciar a publicação etc.
16- O setor terciário é fundamental para o aquecimento e crescimento da economia do país, relacionando-se diretamente com o índice do Produto Interno Bruto (PIB), a criação de empregos e de renda.
17- As atividades informais no Brasil aumentaram muito nas últimas décadas, por apresentarem várias vantagens, como a renda imediata e autonomia, e poucas desvantagens. A busca por autonomia é um dos fatores que explicam o aumento do trabalho informal.
18- Comerciantes autônomos e lojistas que tiveram seus lucros afetados; indústrias de transformação estão com menor número de funcionários e menor estoque dos produtos de outras empresas; redes de transporte que diminuíram a circulação; rede pública e privadas de ensino estão tendo que se adaptar ao EAD, e a área da saúde, onde profissionais todos os dias lutam e arriscam suas vidas nos hospitais, na linha de frente.
19- Enfermeiros... como diz o texto, '' Segundo a OMC, os setores de serviços podem ser classificados em 12, serviços de empresas, comunicação, construção relacionados à engenharia, distribuição, educacionais, meio ambiente, financeiros, saúde e sociais, turismo, lazer cultura e esporte na mesma classificação, de transporte e outros não incluídos na anteriormente.''
20- O Comércio Internacional é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais, pois um país não é autossuficiente em tudo que precisa, portanto, exporta o que sobra é da mesma forma importa o que falta consequentemente atendendo suas necessidades.
21- Na minha opinião são as doações que estão sendo feitas, entre várias outras ações solidárias que tem o objetivo de fazer com que as pessoas fiquem em casa.

Continue navegando