Buscar

PROVA MODULAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA MODULAR – TEMA 01
QUESTÃO 01: Sobre os princípios constitucionais explícitos, é incorreto afirmar que:
Correta: Devido Processo Legal em seu aspecto procedimental assegura o respeito a legalidade, a anterioridade, a irretroatividade, a proporcionalidade e a vedação contra dupla punição.
 
Respondida: A prática de qualquer infração penal sempre ofende, de algum modo, a dignidade humana, uma vez afetados direitos e garantias fundamentais, como vida, integridade física, honra, intimidade, liberdade, entre outros.
Fundamentação: Sua resposta está incorreta. O Devido Processo Legal possui dois aspectos: a) Substantivo: voltado ao direito penal material, assegurando respeito a legalidade, a anterioridade, a irretroatividade, a proporcionalidade, a individualização, a vedação contra dupla punição e todos os demais; e b) Procedimental: de ordem processual penal, referente aos instrumentos necessários à formação da culpa, tendo como corolários a ampla defesa, a contraditório, o juiz natural, e todos os outros princípios processuais penais.
QUESTÃO 02: A retroatividade da lei penal consiste na exceção à regra insculpida no artigo 5º, XL da Constituição Federal, segundo o qual a lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu. Acerca de tal princípio, podemos afirmar que:
Correta/ Respondida: A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.
Fundamentação: Sua resposta está correta. Parágrafo único, do art. 2º do Código Penal: a lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.
QUESTÃO 03: Quanto aos princípios constitucionais explícitos, analise as seguintes afirmações e responda: I. A individualização não abrange a fixação do regime inicial, mas abrange a possibilidade ou não de substituição da pena privativa de liberdade por restritivas de direitos. II. O direito ao silêncio e a impossibilidade de considerar o silêncio em desfavor do réu são expressões do princípio da presunção de inocência. III. O princípio do contraditório consiste somente no direito à informação de todos os atos do processo e das provas produzidas. IV. O princípio do contraditório e o princípio da ampla defesa dizem respeito a ambas as partes do processo penal.
Correta: Apenas a II está correta.
Respondida: II, III e IV estão incorretas.
Fundamentação: Sua resposta está incorreta. Em decorrência da presunção de inocência, o ônus da prova é da acusação. Daí decorrem importantes consequências, como o direito ao silêncio e a impossibilidade de considerar o silêncio em desfavor do réu.
QUESTÃO 04: São princípios constitucionais processuais penais explícitos e implícitos, respectivamente:
Correta: Não culpabilidade (ou presunção de inocência) e duração razoável do processo; e taxatividade e busca da verdade real.
Respondida: Ampla defesa e identidade física do juiz; e retroatividade da lei mais benéfica e vedação da dupla punição.
Fundamentação: "Fundamentação: A alternativa I está incorreta pois a doutrina optou por posicionar a internet como ferramenta/meio para prática de atos jurídicos e não como território".
QUESTÃO 05: No que tange os princípios constitucionais explícitos, indique a alternativa incorreta:
Correta: Não caberá ao tribunal do júri o julgamento dos crimes conexos ou em relação de continência com os crimes dolosos contra a vida.
Respondida: A plenitude de defesa não se confunde com a ampla defesa, sendo esta última própria a todo e qualquer processo penal, enquanto a primeira é exclusiva do procedimento do júri.
Fundamentação: Sua resposta está incorreta. Art. 78, CPP. Na determinação da competência por conexão ou continência, serão observadas as seguintes regras:  I - no concurso entre a competência do júri e a de outro órgão da jurisdição comum, prevalecerá a competência do júri;
QUESTÃO 06: Dentre os princípios constitucionais implícitos, em qual deles podemos encontrar a razoabilidade:
Correta/Respondida: Proporcionalidade.
Fundamentação: Sua resposta está correta.  O princípio da proporcionalidade trabalha, justamente, com os critérios da adequação, necessidade e razoabilidade em sentido estrito. 
QUESTÃO 07: Sobre os princípios constitucionais, assinale a alternativa INCORRETA:
Correta/Respondida: Segundo o princípio da indisponibilidade da ação penal, o promotor deverá requerer a condenação do réu na ação pública incondicionada.
Fundamentação: Sua resposta está correta. A indisponibilidade da ação pública implica na impossibilidade do MP desistir da ação após sua propositura. Contudo, o promotor possui independência funcional e, se estiver convencido da inocência do réu, não poderá ser obrigado a requerer sua condenação.
QUESTÃO 08: São princípios constitucionais implícitos, exceto:
Correta/Respondida: Contraditório.
Fundamentação: Sua resposta está correta. Fundamento constitucional: o princípio do contraditório é explícito, logo, deve ser a alternativa assinalada. Art. 5.º, inciso LV CF - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;
QUESTÃO 09: Sobre os princípios processuais penais infraconstitucionais, assinale a alternativa INCORRETA:
Correta/Respondida: No processo penal brasileiro, ao juiz se adota o sistema da íntima convicção.
Fundamentação: O sistema da íntima convicção é o procedimento adotado pelo Júri na qual os jurados, ao proferirem suas decisões, não precisam fundamentá-las nem indicar as provas que formaram seus convencimentos. Ao juiz adota-se o sistema do livre convencimento motivado (155 do CPP), encontrando, por sua vez, limites de ordem constitucional.
QUESTÃO 10: Uma reforma que pretenda incorporar traços do sistema acusatório na legislação processual penal vigente deve orientar-se no sentido de
Correta: Ampliar os espaços de oralidade nos atos processuais.
Respondida: Reduzir a imediação judicial na produção da prova.
Fundamentação: Fundamentação: Está correta a assertiva que possui o seguinte enunciado: “ampliar os espaços de oralidade nos atos processuais”, pois demonstra as características de oralidade e publicidade, típicas do sistema acusatório.

Outros materiais