Buscar

Processo do Conhecimento Penal - 1 Avaliação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1ª AVALIAÇÃO - Processo do Conhecimento Penal
1. Sobre o inquérito policial, analise as sentenças a seguir:
I- É indispensável para a propositura da ação penal.
II- Pode ser arquivado pela autoridade policial quando este achar oportuno.
III- Pode ser instaurado de ofício por portaria ou auto de prisão em flagrante. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente a sentença III está correta.
B) Somente a sentença II está correta.
C) As sentenças II e III estão corretas.
D) As sentenças I e II estão corretas.
2. O procedimento do inquérito policial vem previsto no Código de Processo Penal no artigo 5º e seguintes. A respeito de como sua instauração poderá se dar, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Por requisição.
B) Por requerimento do ofendido ou de seu representante.
C) Por coerção de terceiro.
D) De ofício.
3. Após o relatório do inquérito policial, o caderno investigatório será remetido a juízo, que poderá tomar que providências. Sobre essas providências, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Arquivamento imediato do inquérito em qualquer circunstância.
B) Ser remetido ao Ministério Público, que é o titular da ação penal pública.
C) Permanecer em cartório nos casos de ação penal privada, porque o ofendido ou seu representante legal é que tem a competência para oferecer a queixa-crime.
D) Oferecer denúncia se entender que existem indícios de autoria e prova da materialidade.
4. O princípio do contraditório e da ampla defesa, em Direito processual, é um princípio jurídico fundamental do processo judicial moderno. O princípio é derivado da frase latina Audi alteram partem (ou audiatur et altera pars), que significa "ouvir o outro lado", ou "deixar o outro lado ser ouvido bem".
Acerca de princípios processuais constitucionais, assinale a alternativa CORRETA:
A) Em razão do princípio da inocência, caso o crime seja um fato típico, antijurídico e culpável, caberá à acusação provar a inexistência da causa de exclusão da antijuridicidade alegada pelo réu.
B) O princípio do juiz natural impede o desaforamento de julgamentos do tribunal do júri para comarca que não seja circunvizinha de local que gere dúvida acerca da imparcialidade dos jurados.
C) Fere os princípios do contraditório e da ampla defesa a não intimação da defesa acerca da expedição de carta precatória para oitiva de testemunha arrolada residente em outra comarca.
D) Fere o princípio da vedação de provas ilícitas a apreensão, sem prévia autorização judicial de busca, de substância entorpecente na residência de investigado por associação criminosa para o tráfico ilícito de drogas.
5. O sistema de apreciação de provas adotado pelo Código de Processo Penal foi:
A) o da livre convicção.
B) o da certeza moral do juiz.
C) o sistema religioso.
D) o da certeza moral do legislador
6. O princípio do devido processo impede que o réu sofra consequências ilegais antes do trânsito em julgado. Como ele se divide?
A) Imaterial e formal.
B) Material e informal. 
C) Material e formal. 
D) Formal, imaterial e ilimitado. 
7. O princípio da motivação, também denominado livre convencimento motivado obriga ao magistrado explicitar as razões da conclusão adotada, com a adequada motivação da decisão proferida, porque se assim não for ela estará com nulidade, por isso a motivação representa os elementos de convicção valorados pelo juiz. A respeito disso, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Do princípio da presunção da não culpabilidade decorre o direito do preso ser informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistência da família e de advogado.
B) O princípio da motivação das decisões judiciais garante que a privação da liberdade somente ocorrerá através de decisões judiciais fundamentadas, provenientes da autoridade competente.
C) Só é lícito o uso de algemas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado.
D) É direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício do direito de defesa.
8. No momento da ocorrência de um delito, seja ele crime ou contravenção penal, surge para o Estado um poder-dever de punir o infrator, porém, em sua maioria, não é fácil essa aplicação da lei ao caso concreto, demandando do Estado um esforço para a elucidação do fato concreto em busca da verdade real. Para essa busca, o Estado possui instrumentos que possibilitam a realização deste seu poder-dever. 
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeira e F para as falsas:
( V ) Ação penal é a atuação junto ao Poder Judiciário, no sentido de que seja aplicada condenação aos infratores, realizando assim a concretização dos ditames do direito penal material diante de cada caso concreto que se apresentar.
( V ) Persecução penal é o caminho que percorre o Estado-Administração para satisfazer a pretensão punitiva, que nasce no exato instante da perpetração da infração penal.
( F ) Execução penal é a satisfação do direito de punir estatal, reconhecido definitivamente pelo Poder legislativo. 
( V ) Investigação preliminar compreende a apuração da prática de infrações penais, com vistas a fornecer elementos para que o titular da ação penal possa ajuizá-la. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - V - V - F.
B) F - F - V - V.
C) V - V - F - V.
D) F - V - V - F.
9. Os princípios gerais do direito são o eixo condutor da sociedade. São normas que, embora não escritas, devem ser seguidas por todos. Os princípios não precisam estar previstos expressamente em algum texto legal, embora a Constituição do Brasil de 1988 mencione expressamente alguns deles. Assinale a alternativa INCORRETA sobre os princípios do processo penal:
A) Igualdade processual.
B) Natureza do criminoso.
C) Identidade física do juiz.
D) Juiz natural.
10. A lei processual penal diz respeito à jurisdição de um Estado soberano no julgamento do acusado de praticar um crime. No que concerne à interpretação da norma processual penal, assinale a alternativa INCORRETA:
A) É possível integrar a norma, estendendo sua aplicação para casos não previstos pelo legislador.
B) É possível que uma determinada regra tenha seu campo de incidência ampliado pela interpretação de resultado extensivo.
C) Leis processuais penais que limitem a liberdade do acusado ou o exercício do direito de defesa podem receber interpretação ampliativa.
D) O favor rei é aplicável como critério de solução de dúvida sobre questões de direito.

Continue navegando