Buscar

DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS PRESENCIAL 1

Prévia do material em texto

DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PRESENCIAL 1
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Os africanos que aqui chegavam trazidos de diferentes regiões da África recriavam seus cultos. Esse fenômeno se dava porque os
a )africanos precisavam reinventá-los para escapar à censura do colonizador.
b ) africanos se inspiravam nos costumes indígenas.
 c ) diversos grupos étnicos acabavam incorporando traços culturais dos demais povos africanos irmãos por conta da proximidade e convivência.
d )africanos iam paulatinamente se adaptando a um novo modo de vida na colônia.
QUESTÃO 2
Ingo Wolfgang Sarlet define a dignidade da pessoa humana como: "a qualidade intrínseca e distintiva de cada ser humano que o faz merecedor do mesmo respeito e consideração por parte do Estado e da comunidade, implicando, neste sentido, um complexo de direitos e deveres fundamentais que assegurem a pessoa tanto contra todo e qualquer ato de cunho degradante e desumano, como venham a lhe garantir as condições existenciais mínimas para uma vida saudável, além de propiciar e promover sua participação ativa e corresponsável nos destinos da própria existência e da vida em comunhão com os demais seres humanos."
(SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais na Constituição Federal de 1988. Porto Alegre : Livraria do Advogado, 2001. p. 60).
Sobre o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana e sua correção com os Direitos Humanos, analise as afirmativas abaixo.
I) A Constituição Federal de 1988 é a primeira Constituição brasileira a consagrar o princípio da dignidade da pessoa humana como fundamento da República e do Estado Democrático de Direito;
II) Os direitos humanos são extraídos, em sua essência, do Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, das exigências consideradas imprescindíveis e inescusáveis a uma vida digna e à proteção do ser humano.
III) A dignidade é um conceito a priori, anterior à própria existência do ordenamento jurídico, é um dado prévio, uma qualidade integrante e irrenunciável da própria condição humana.
IV) A Declaração Universal de Direitos Humanos (DUDH) não faz referência expressa à noção de dignidade da pessoa humana.
A concepção de dignidade é um conceito abstrato e formal que independe da análise do caso concreto e pode ser aplicada em qualquer cultura e sociedade.
a ) As afirmativas I, II e III estão corretas.
b ) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
c ) Somente a afirmativa I está correta.
d ) Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
e ) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
QUESTÃO 3
Além da língua portuguesa, trazida pelo colonizador, os três países africanos que falam o crioulo são:
a ) Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau.
b ) Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde.
 c ) Açores, Cabo Verde, Guiné-Bissau.
d ) Açores, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe.
QUESTÃO 4
"No que tange à saúde, o artigo 15 e seguintes do Estatuto do Idoso estabelecem o acesso universal do idoso à saúde plena, garantida pelo Sistema Único de Saúde mediante prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde" (SANTIN, 2009, p. 521).
Sobre o direito à saúde do idoso é correto afirmar:
a )Diante da condição de incapacidade, ao idoso, mesmo que esteja no domínio de suas faculdades mentais, não é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável.
b )Se o idoso ou seus familiares não possuírem condições econômicas de prover seu sustento, impõe-se ao Poder Público prover alimentos, no âmbito da assistência social.
c ) Ao idoso internado ou em observação não é assegurado o direito a acompanhante.
d )Não há previsão na legislação estatutária de obrigação de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos.
e )O Estatuto do Idoso perdeu uma grande oportunidade de estabelecer proibições relacionadas ao aumento indiscriminado dos planos de saúde particular em razão da idade.
QUESTÃO 5
Os primeiros contatos que estabeleceram os portugueses com os povos indígenas tiveram principalmente a intenção de
a ) obter mão de obra para os empreendimentos coloniais.
 b ) integrá-los politicamente, tornando-os vassalos da colônia.
c ) obter produtos nativos de interesse, como o pau-brasil, levando-os e comercializando-os na Europa.
d ) catequizá-los e transformá-los em cristãos.
QUESTÃO 6
Qual o entendimento que se observa na expressão "há muita terra para pouco índio"?
a ) Dá conta da situação privilegiada em que se encontram os povos indígenas.
b ) Como resultado da grande quantidade de terras indígenas que foram demarcadas a partir dos direitos garantidos pela Constituição de 1988.
 c ) Como uma visão preconceituosa e errada, que oculta interesses fundiários da elite.
d ) Como consequência da grande redução demográfica da população indígena.
QUESTÃO 7
Sobre o conceito de raça e sua repercussão assinale a assertiva verdadeira.
a ) Raça é um conceito advindo da biologia que separa as pessoas pela sua aparência fenotípica.
b ) Raça é um conceito advindo da economia que separa os tipos de agentes econômicos pela sua aparência física.
c )Raça é um conceito religioso e sempre existiu.
d ) Raça foi um conceito marginal no mundo, não tendo implicações políticas ou sociais graves.
QUESTÃO 8
"Projeções das Nações Unidas (Fundo de Populações) indicam que uma em cada 9 pessoas no mundo tem 60 anos ou mais. O estudo aponta, ainda, que, em 2050, pela primeira vez, haverá mais idosos que crianças menores de 15 anos" (SDH, 2016).
Diante do evidente envelhecimento da população, cada vez se torna mais importante assegurar direitos aos idosos. Sobre os direitos assegurados na legislação brasileira, assinale a alternativa correta.
a ) É assegurada a reserva para os idosos, nos termos da lei local, de 10% (dez por cento) das vagas nos estacionamentos públicos e privados.
b )Todos os direitos reconhecidos ao idoso, incluída a gratuidade nos transportes coletivos urbanos e semiurbanos, aplicam-se aos indivíduos que alcancem sessenta anos de idade ou mais.
c )Conforme previsto na Lei 10.741/2003, as entidades de atendimento não governamentais que descumprirem as determinações dessa lei ficarão sujeitas, sem prejuízo da responsabilidade civil e criminal de seus dirigentes ou prepostos, às seguintes penalidades, observado o devido processo legal: a) advertência; b) afastamento provisório ou definitivo de seus dirigentes; c) fechamento de unidade ou interdição de programa; d) suspensão parcial ou total do repasse de verbas públicas; e) proibição de atendimento a idosos a bem do interesse público.
d )Nos programas habitacionais, públicos ou subsidiados com recursos públicos, o idoso goza de prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria, devendo ser reservados pelo menos 10% (dez por cento) das unidades habitacionais residenciais.
e )No que se refere ao comportamento de abandono exclusivamente moral ou afetivo do idoso por seus familiares, o Estatuto do Idoso não contemplou essa figura típica no repertório dos crimes em espécie, restando a esfera civil, por exemplo, para o enfrentamento da questão no interesse do idoso.
QUESTÃO 9
A Guerra Colonial durou 13 anos e resultou da luta pela independência dos países colonizados por Portugal. Os países que participaram diretamente do conflito armado contra os portugueses foram:
a )Angola, São Tomé e Príncipe e Moçambique.
b ) Angola, Cabo Verde e Moçambique.
c ) Angola, Cabo Verde e Guiné Portuguesa.
 d ) Angola, Guiné Portuguesa e Moçambique.
QUESTÃO 10
A Conferência de Berlim, no final do século XIX, definiu as bases da divisão dos territórios africanos entre as potências europeias. Portugal perdeu um de seus territórios e ganhou outro. Esses territórios são, respectivamente,
a ) Guiné Portuguesa e Angola.
 b ) Congo e Moçambique.
c ) Cabinda e Moçambique.
d ) Congo e Cabinda.
QUESTÃO 11
A maior parte dos povos indígenas não tem uma palavra para designar o que nós chamamos de arte.Por que tal situação acontece?
a ) Porque para eles não se trata de uma especialidade separada do resto da vida.
b ) Porque esse é um conceito muito abstrato para eles.
 c ) Porque eles entendem arte como trabalho mecânico.
d ) Porque a arte é algo inexistente na cultura indígena.
QUESTÃO 12
(Fuvest-2009) O Brasil ainda não conseguiu extinguir o trabalho em condições de escravidão, pois ainda existem muitos trabalhadores nessa situação. Com relação a tal modalidade de exploração do ser humano, analise as afirmações abaixo.
I. As relações entre os trabalhadores e seus empregadores marcam-se pela informalidade e pelas crescentes dívidas feitas pelos trabalhadores nos armazéns dos empregadores, aumentando a dependência financeira para com eles.
II. Geralmente, os trabalhadores são atraídos de regiões distantes do local de trabalho, com a promessa de bons salários, mas as situações de trabalho envolvem condições insalubres e extenuantes.
III. A persistência do trabalho escravo ou semiescravo no Brasil, não obstante a legislação que o proíbe, explica-se pela intensa competitividade do mercado globalizado.
Está correto o que se afirma em
a ) I, II e III.
b ) II, somente.
c ) I, somente.
d ) I e II, somente.
e ) II e III, somente.
Parte inferior do formulário

Continue navegando