Buscar

Relatório Ensino Fundamental 2020 Thalia

Prévia do material em texto

RELATO DE EXPERIÊNCIA E PRÉ-PROJETO
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
THALIA NUNES DE SOUZA 180143705
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2020
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
ENSINO FUNDAMENTAL I
Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental I, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL. 
Orientador: Professora Aide Mara Bachtold Dias
THALIA NUNES DE SOUZA 180143705
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2020
SUMÁRIO
	1. INTRODUÇÃO
	PÁGINA 1
	2. DESENVOLVIMENTO
	PÁGINA 2
	2.1 CARACTERIZAÇÃO DA INTITUIÇÃO
	PÁGINA 3
	2.2 INCLUSÃO NA ESCOLA ESTAGIADA
	PÁGINA 4
	2.3 OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA TURMA
	PÁGINA 5
	2.4 REUNIÃODE PROFESSORES
	PÁGINA 6
	2.5 DESCRIÇÃO DA DOCÊNCIA
	PÁGINA 7
	3. PRÉ-PROJETO
	PÁGINA 9
	4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
	 
	5. REFERÊNCIAS
	
1. INTRODUÇÃO 
Planejou-se o presente trabalho em época de pandemia referente à COVID-19 por meio remoto, ele abordou as reflexões sobre as contribuições do estágio para a formação docente relacionando as experiências adaptadas com os estudos teóricos.
O Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental I foi realizado em uma turma do 1°ano na Escola Pública Estadual Ruth Coutinho Sobreiro Professora localizada na Rua José Alves de Paiva, 530, Jardim Santa Inês II, São José dos Campos – São Paulo.
A atividade formou-se por teoria e prática via online, utilizando ferramentas tecnológicas que possibilitaram o acesso ao conhecimento da realidade escolar nesse período. Esse processo dinâmico necessitou essencialmente da relação família-escola para a aprendizagem no cotidiano da quarentena.
O Ensino Fundamental I é a segunda etapa da Educação Básica, que é dividida em Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. A segunda fase está vinculada a uma idade própria: atende dos 6 anos aos 10 anos de idade, do 1° ao 5° ano e tem como finalidade a progressão das múltiplas aprendizagens.
Para realização desse trabalho, houve observação participante da turma através do contato com a escola e professora da sala pelo uso do aplicativo: Whatsapp, Youtube e Google Meet. As informações recebidas resultaram na montagem de cinco planos de aula com unidades temáticas, objetos do conhecimento e habilidades que envolveram as competências previstas pela Base Nacional Comum Curricular. 
O texto desse relato esta subdividido da seguinte forma: esta Introdução, que apresenta de modo geral o conteúdo trabalhado, o Desenvolvimento que apresenta a Caracterização da Instituição, a Observação Participante a distância, participação em Reunião de Professores via online, descrição da Docência remota e por fim as Considerações Finais referente a conclusão do estágio seguido de Referências Bibliográficas.
1
2. DESENVOLVIMENTO
O estágio desenvolveu-se em cinco momentos: o primeiro correspondeu ao contato com a escola via telefone e Whatsapp para conhecer a localização, a quantidade de funcionários e alunos matriculados, a maneira que a escola se comunica com a família a distância, o projeto de prevenção à Corona Vírus, a importância do lúdico e a inclusão escolar na visão do estabelecimento e por fim o modo de avaliação de acordo com o Projeto Político Pedagógico com influência da quarentena, via aulas remotas.
O segundo momento foi referente a Inclusão na escola, a relevância desse tema de acordo com a lei, a quantidade de alunos inclusos matriculados, e a quantidade de profissionais especializados para atender os alunos e a estrutura da escola a inclusão escolar.
Já no terceiro momento, houve a observação das pautas e registro da professora, rotina, organização do material, quantidade de alunos e suas hipóteses de escrita, quantidade de educadoras para auxílio da rotina, relação das educadoras com os alunos e metodologia utilizada para gravação de aulas.
No quarto momento sucedeu uma reunião de professores via Google Meet juntamente com a diretora, coordenadora pedagógica e professores.
Por fim, realizou-se a aplicação dos planos de aula que se desenvolveu em uma seqüência didática de cinco etapas utilizando de recursos digitais selecionados a contribuir na didática e ampliação do repertorio lúdico e tecnológico como prioridade para as crianças.
2
2.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
O Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental I foi realizado em uma turma do 1°ano na Escola Pública Estadual Ruth Coutinho Sobreiro Professora localizada na Rua José Alves de Paiva, 530, Jardim Santa Inês II, São José dos Campos – São Paulo.
A equipe é composta por uma diretora e uma vice-diretora, uma coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I e uma coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Há vinte e três professores efetivos e dez agentes de organização escolar, quatro cozinheiras e quatro auxiliares de serviço gerais. 
Estão matriculados no período da tarde, das 13h às 17h30min, 337 alunos, divididos em 12 turmas de Ensino Fundamental I entre 1° e 5° ano. Há nove crianças inclusas na escola e dois professores interlocutores da sala de Recursos. No período da tarde estão matriculados apenas dois em uma turma de DA.
A escola contém 17 salas de aula, sendo que nenhuma tem banheiro dentro, quatro banheiros grande, um banheiro feminino e um masculino para funcionários, um banheiro da secretaria, um banheiro da comunidade e um banheiro masculino e feminino infantil. Uma secretaria, sala dos professores e educadores, uma sala de leitura (biblioteca), um laboratório de informática, uma cozinha onde é feita a refeição dos alunos e funcionários, um refeitório onde comem os funcionários, um refeitório infantil para as crianças, um pátio interno com cobertura, um pátio externo descoberto e uma quadra.
Os projetos de maiores impactos da escola foram: Poesia; Texto Dramático; índio; Quem Reescreve um Conto, aprende um Tanto; Rio Paraíba; Horta e Viveiro de Plantas Nativas; Compostagem; Diversidade e Sexualidade; Patronesse; Mostra Cultural e Respeitar as Diferenças.
A interação com a família é constante, a escola tem grupos no WhatsApp de cada sala, no qual estão inseridos diretora, professora, educadora e responsáveis, sendo o maior meio de comunicação quando necessário agendar reuniões, avisos importantes e aulas remotas. Além disso, a secretaria tem o contato telefônico do responsável de cada aluno. Foram criados canais no Youtube, links no Google Meet, e Facebook da escola.
As avaliações são feitas por meio da observação, tanto individual quanto coletiva, e registros do que acontece durante as aulas, sejam anotações escritas, fotográficas ou filmagens. Análise da participação ativa com relação a atividade proposta, respeitando as características e hipóteses de escrita individuais de cada aluno, considerando até a presença remota.
As reuniões de professores e educadores são realizadas toda segunda feira no horário de trabalho pedagógico coletivo, o ATPC – Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo é feito com a diretora e coordenadora pedagógica com o objetivo de discutir a reflexão diária dos docentes para elaboração de estratégias mais eficazes no avanço das crianças na quarentena e debater uma ampla variedade de recursos digitais que foquem no desempenho de toda a escola.
3
2.2 INCLUSÃO NA ESCOLA ESTAGIADA
As Salas de Recursos Multifuncionais são partes de um programa do Ministério da Educação do Brasil que fornece equipamentos e materiais didáticos e pedagógicos para criação de salas destinadas a integrar alunos com necessidades especiais nas escolas públicas por meio da educação inclusiva.
A escola Ruth Coutinho tem matriculado no Ensino Fundamental dois alunos inclusos que utilizam da Sala De Recursos em turma de DA (Deficiência Auditiva), há dois professores interlocutores que auxiliam na aprendizagem dessas crianças.
O ambiente escolar tem prioridadeno quesito Educação Especial, a tecnologia é aliada da instituição já que o planejamento pedagógico proporciona a transformação pela experiência do aluno. Recursos simples como gravadores, marcadores de textos, agendas e dicionários, oportunizam um ensino de qualidade em conjunto com profissionais capacitados.
As avaliações nesses casos são por meio de verificar a realidade lógica inclusiva, capacidade socioemocional e desenvolvimento cognitivo.
A escola ainda possui as adaptações necessárias para atender alunos inclusos. Há estrutura local como também há condições de ensino, já que, para que a inclusão foi necessária um processo de mudanças na maneira de conduzir as aulas, no modo de se relacionar com as turmas e famílias e preparo por parte dos educadores e profissionais envolvidos na gestão escolar. 
O projeto Político Pedagógico da escola estabelece que não está só sob responsabilidade da legislação, está também, como responsabilidade da comunidade escolar e família de fazer acontecer uma verdadeira inclusão.
4
2.3 OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA TURMA
A observação foi feita em uma turma de 1°ano que contêm 33 crianças de 6 a 7 anos. É uma turma com alunos em processo de alfabetização. As hipóteses de escrita variam entre pré-silábicos, silábicos com valor sonoro, silábicos sem valor sonoro e alfabéticos. A sala tem uma professora específica para o pedagógico, todos os 33 alunos ficam em horário parcial com ela quando há aulas presenciais.
As crianças iniciam as aulas remotas adaptadas as 09h00min, a professora indica antecipadamente as aulas do Centro de Mídias, pelo Whatsapp. 
As atividades permanentes na sala são o cabeçalho diário com uso do calendário, uso do livro de Matemática disponibilizado no início do ano, atividade do livro Emai Ler e Escrever – leitura de cantigas, e vídeo disponibilizado no canal da professora no Youtube explicando passo a passo e páginas do livro.
A aula do Centro de Mídias é postada com o conteúdo do dia para que as crianças assistam, logo iniciam as atividades, o preenchimento do cabeçalho contém nome da escola, data e o nome completo do aluno, o livro de matemática é usado em determinadas paginas com o preenchimento e respostas de questões trabalhadas durante a semana. 
A atividade do livro Emai precisa do auxilio dos pais, pois a dificuldade maior da sala esta na matéria de português no processo de alfabetização. É feita leitura duas vezes da cantiga proposta e circuladas as palavras ditadas pela professora no vídeo do Youtube.
 A aula inteira é orientada pela professora nos vídeos do canal do Youtube. As observações, anotações e avaliações da professora são feitas pelo registro fotográfico da realização das atividades enviadas para pela família para ela no Whatsapp.
5
2.4 PARTICIPAÇÃO EM REUNIAO DE PROFESSORES
A reunião escolar chamada de ATPC (Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo) acontece toda segunda feira na escola Ruth Coutinho.
No dia 14/09/2020, houve uma formação online de professores que durou 2h00min, sendo que, o objetivo principal da reunião foi abordar a transmissão de ano dos alunos do 1°ano. Para ter acesso ao encontro virtual todos os professores precisaram obrigatoriamente estar logados no Centro de Mídias junto ao material especifico do Aprender Sempre.
O encontro foi dividido em quatro momentos: primeiro uma leitura inicial da música Diz Pra Mim do Nando Reis como reflexão.
O segundo momento foi uma discussão sobre a transmissão de ano com o objetivo do Propósito Comunicativo e as Praticas de Leitura. Para isso, a equipe do 1°ano realçou aspectos da escrita com a elaboração de um Mural de Preferências trabalhando com listas de comidas, cores, brincadeiras e historias preferida. 
Já o terceiro momento abordou-se as habilidades aproveitadas durante a atividade. Essas habilidades apóiam se em palavras conhecidas e listas como estratégias de leitura e por isso é essencial uma Habilidade Recorrente. 
Para finalizar, houve uma retomada do encontro, falou-se de modo geral sobre as relações entre oralidade e escrita, praticas de leitura e seus propósitos comunicativos e habilidades e aprendizagens essenciais. 
6
2.5 DESCRIÇÃO DA DOCENCIA
O primeiro plano de aula foi planejado para aplicação remota no dia 22/09/2020 na escola Ruth Coutinho Sobreiro Professora, na turma do 1°ano com conteúdo em destaque no processo de Alfabetização e teve duração de 2 horas, referente às habilidades (EF15LP02); (EF15LP10); (EF15LP03), baseado na Base Nacional Comum Curricular com o objetivo de estabelecer expectativas, pressuposições antecipadoras da forma e função do texto, apoiando se em conhecimentos prévios. 
A área do conhecimento escolhida foi Linguagens – Língua Portuguesa e a unidade temática - leitura colaborativa da narrativa de A Lenda de Sigurd que focou na dedução de informações implícitas, relações entre o texto e as vivencias e valores e articulação verbal com outras linguagens – vídeos, fotografias, ilustrações.
Para realização, houve a orientação previa através do Whatsapp para a familia, organização na ferramenta do Google Meet, uso do Google Docs para criação de textos e slides, Google Attendance para chamada automática e Snap Câmera para animações.
O segundo plano de aula foi planejado para aplicação remota no dia 29/09/2020 na escola Ruth Coutinho Sobreiro Professora, na turma do 1°ano com conteúdo em destaque no processo de Alfabetização e teve duração de 2 horas, referente às habilidades (EF15LP01); (EF15LP04); (EF15LP12), baseado na Base Nacional Comum Curricular com o objetivo de analisar as diferentes formas de compreensão ativa dos textos que circulam nas redes sociais e as praticas na cultura digital.
A área do conhecimento escolhida foi Linguagens – Língua Portuguesa e a unidade temática – vídeo do conto de fadas de Hans Christian Andersen – As Roupas Novas do Imperador que focou na identificação de efeitos de sentidos decorrente de escolhas de volume, timbre, intensidade, pausas, ritmos, efeitos sonoros, sincronização, expressividade e gestualidade.
Para realização, houve a orientação previa através do Whatsapp para a família, organização na ferramenta do Google Meet, uso do Youtube para execução do vídeo e Google Attendance para chamada automática.
O terceiro plano de aula foi planejado para aplicação remota no dia 06/10/2020 na escola Ruth Coutinho Sobreiro Professora, na turma do 1°ano com conteúdo em destaque no processo de Alfabetização e teve duração de 2 horas, referente às habilidades (EF15LP09); (EF15LP13); (EF15LP19), baseado na Base Nacional Comum Curricular com o objetivo de estabelecer relações entre as partes do texto, identificando repetições substituições e os elementos coesivos que contribuem para a continuidade do texto.
A área do conhecimento escolhida foi Linguagens – Língua Portuguesa e a unidade temática - reconto do conto de As Roupas Novas Do Imperador que focou nas relações lógico-discursivas variadas, e buscar, selecionar, analisar e usar informações tendo em vista diferente objetivos. 
Para realização, houve a orientação previa através do Whatsapp para a família, organização na ferramenta do Google Meet, uso do Google Docs para criação de textos e slides, e Google Attendance para chamada automática.
O quarto plano de aula foi planejado para aplicação remota no dia 14/10/2020 na escola Ruth Coutinho Sobreiro Professora, na turma do 1°ano com conteúdo em destaque no processo de Alfabetização e teve duração de 2 horas, referente às habilidades (EF15LP04); (EF15LP05); (EF15LP07), baseado na Base Nacional Comum Curricular com o objetivo de estabelecer relação entre a fala e a escrita, levando-se conta o modo como as duas modalidades se articulam em diferentes gêneros e praticas de linguagem.
A área do conhecimento escolhida foi Linguagens – Língua Portuguesa e a unidade temática – reescrita da parlenda Hoje é Domingo que focou no estimulo de uma escuta ativa, oralidade de texto escrito, considerando-se as situações sociais e conhecer as relaçõesentre fonemas e grafemas na escrita do português do Brasil.
Para realização, houve a orientação previa através do Whatsapp para a familia, organização na ferramenta do Google Meet, uso do Google Docs para criação de textos e slides, e Google Attendance para chamada automática.
O quinto plano de aula foi planejado para aplicação remota no dia 22/10/2020 na escola Ruth Coutinho Sobreiro Professora, na turma do 1°ano com conteúdo de Matematica e teve duração de 2 horas, referente às habilidades (EF01MA02); (EF01MA06); (EF01MA08), 
7
Baseado na Base Nacional Comum Curricular com o objetivo de construir fatos básicos da adição.
A área do conhecimento escolhida foi Matemática – Números e a unidade temática – Adição – Bingo de Somas que focou no reconhecer números no contexto diário, indicar quantidades, indicar ordem ou código para organizar informações e utilizar o cálculo mental e escrito.
Para realização, houve a orientação previa através do Whatsapp para a família, organização na ferramenta do Google Meet, uso do Google Docs para criação de textos e slides, Google Attendance para chamada automática e Flippity para o bingo.
8
3. PRÉ-PROJETO
TEMA 
Alfabetização
PROBLEMA
Como alfabetizar no ensino remoto?
OBJETIVO
A Alfabetização faz parte da educação remota e foca no aproximar familiar da criança para o processo de desenvolvimento dessa fase.
Os objetivos do Projeto são fazer o aluno exercer comportamentos leitores incluindo a cultura digital, refletir sobre o sistema de escrita por meio de jogos e brincadeiras adaptadas pela tecnologia e confrontar a si mesmo sobre as diferentes hipóteses do que pode estar escrito com auxilio dos responsáveis.
JUSTIFICATIVA 
A criança esta em desenvolvimento e aprende o tempo todo, logo a alfabetização pode prosseguir em casa com o auxilio da família. Mesmo distante, o professor pode propor e indicar atividades, materiais, jogos e brincadeiras que darão continuidade ao processo de alfabetização.
9
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Entende-se que a experiência de estagio na formação do professor representa a aproximação do seu campo de atuação, possibilita a articulação entre os conhecimentos teóricos com a prática educativa numa mesma perspectiva.
O estagio realizado por meio remoto oportunizou o uso de instrumentos tecnológicos como suporte para adaptações na ação pedagógica.
Compreende-se, portanto, que o professor necessita de flexibilidade, inovação e atualização e formação constante, para garantir preparo em qualquer momento da educação.
10
REFERÊNCIAS
Site Nova Escola
Site Espaço de Leitura
Site Estante Virtual
Site Flippity
Livro Programa de Formação de Professores Alfabetizadores Módulo 1 e 2 – Recovale 
Base Nacional Comum Curricular
Centro de mídias da educação de São Paulo
Canal teatro de contos de fadas 
TV cultura
ANEXOS
ANEXO I – Ficha de Avaliação na Escola-campo(ANEXE APENAS SE CONSEGUIU APLICAR O SEU PLANO DE FORMA VIRTUAL OU REMATA)
Coloque aqui a ficha de avaliação assinada e carimbada pela instituição em que realizaram o Estágio. As fichas podem ser colocadas uma abaixo da outra (uma em cada página), em caso de mais de um integrante na equipe;

Continue navegando

Outros materiais