Buscar

Saude publica Causas de causas da infertilidade feminina e masculina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Causas da infertilidade Feminina e Masculina.
Quando se fala em Infertilidade, seja ela feminina ou masculina automaticamente o termo é “linkado” a condições fisiológicas congênitas ou factuais ou como idade.
Porém este problema vai muito além, dos conceitos básicos que se é abordado em sociedade hoje.
A Infertilidade é um problema de ambos os sexos que pode ser prevenido em muita das vezes, pois a idéia apenas “hormonal” e “idade”; devem ser uma das possíveis causas dos problemas para o ocorrido, e não as distúrbios cravados do problema.
Assim como na precaução de Concepção, que existem programas e Mídia Social abordando o tema de forma frequente, a fim de alcançar principalmente o público de baixa renda e adolescentes em geral, sobre os métodos contraceptivos; é chegada a hora também de abordar o tema como um todo, em que algumas atitudes não informadas podem causar a longo prazo a Infertilidade, em ambos os sexos.
Quando se tem como o objetivo de conceber uma criança, vários exames são muitas vezes selecionados para que tal gestação ocorra de forma esperada; principalmente com a mulher exames hormonais e ginecológicos em geral, já que em homens nenhum exame é solicitado, porquê socialmente é a “mulher quem gera”; logo “só ela deve se cuidar”, e se preparar...!
Apenas quando ocorre a dificuldade em conceber uma gestação, é que ambos: homens e mulheres “investigam a fundo”, o que pode ser causa do problema;
Geralmente na Gravidez planejada ou não; é muito difícil tanto para o homem quanto a mulher passarem por um check-up antecipado, o que poderia assim ,evitar problemas emocionais e desgastantes, quando não se obtém sucesso na concepção.
É necessário na Saúde Pública e consequentemente na privada, mais informativos também sobre as principais causas de Infertilidade Feminina e Masculina; pois algumas das doenças que queremos conscientizar a população, fazem parte tanto de danos para se evitar, quanto conceber uma futura gestação.
Sabemos até hoje que as principais e Piores causas da Infertilidade Feminina e Masculina podem ser, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), inclusive assintomáticas, quando não tratadas:
-Clamídia
-Gonorreia
-Uretrite (Homens)
-Orquiepididimite (Homens)
-Diabetes Mellitus
-Hipertensão Arterial Crônica
-HIV
-Problemas Neurológicos (Epilepsia) 
Enfim, quanto mais divulgados os problemas e conscientização da população para a o problema INFERTILIDADE, acredito que consigamos abater e “controlar” dois lados (Concepção e Contracepção) que são problemas, de ordem para saúde publica! O que a longo prazo, deixa de ser também mais um problema SUS a se combater, já que hoje temos grandes filas e poucos hospitais especializados em Reprodução Assistida.
 Pois em ambos os casos a promoção social, seria válida, e com certeza teríamos mais eficácia e sucesso na busca de informações principalmente do público masculino, tirando um pouco este “tabu” que a concepção e contracepção é de responsabilidade maioral da mulher e ampliando a visão de saúde que a população, precisa começar a ter.
Logo, informação e Promoção Social, nunca se é demais quando se trata, de Saúde .

Continue navegando

Outros materiais