Buscar

AD1-GEOGRAFIA1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO 1 - AD1 – 2020.02
Disciplina: GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO 1
Coordenador: EDUARDO PIMENTEL MENEZES
1 – De acordo com seus estudos sobre a Geografia, aborde: 
a) O significado da Geografia. 2,5 
GEO → Terra 
GRAFIA → descrição
“A Geografia é: o estudo da superfície terrestre; a descrição da Terra; o estudo da paisagem; o estudo da individualidade dos lugares; o estudo do espaço; o estudo das relações do homem com o meio.” (Aula 1, p. 14)
b) As mudanças e os elementos responsáveis por tais mudanças. 2,5 
“O período das grandes navegações e novas descobertas foi importante para a Geografia, uma vez que proporcionou ampliação do mundo conhecido até então. Da mesma forma, os avanços dos meios de transporte e de comunicação do mundo contemporâneo vêm possibilitando uma nova leitura geográfica do mundo.” (Aula 1, p. 15)
“Através dos meios de comunicação e transporte, o espaço conhecido da Terra foi sendo ampliado. Inicialmente, os gregos conheciam uma área muito pequena do mundo. No século XV, a invenção da bússola, dos instrumentos de navegação, das caravelas marcou o período das navegações e descobertas de outras partes do mundo (a América foi descoberta, a África foi circundada e a Ásia foi ocupada). Atualmente, todas as regiões do planeta já são conhecidas, graças às viagens feitas por cientistas – seja por terra, por mar ou pelo ar – além de utilizarem radares, satélites e sensoriamento remoto que fotografam todo o planeta. Ainda através dos meios de comunicação – o rádio, a televisão e a internet –, que conseguem divulgar as informações de forma simultâneo em toda a Terra, essa ampliação do conhecimento permitiu uma nova visão e representação do mundo. Na Geografia, a concepção de mundo dos cientistas decorre do posicionamento social e/ou engajamento político. Assim, as várias formas de análise histórica, a concepção de classes sociais e a visão ideológica levaram às várias correntes do movimento de renovação da Geografia. Essa ciência geográfica surgida no século XIX renovou-se no século XX. Essa é a Geografia, fruto das condições históricas atuais.” (Aula 1, p. 16)
2 – Desenvolva a relação entre a Geografia, no período anterior a sua sistematização e os motivos e razões que a levaram galgar o posto de ciência sistematizada. (5,0) Capítulo 2.
“A Geografia como saber tem suas origens ainda na Antigüidade clássica, cujo legado maior é atribuído aos gregos. De acordo com Lencioni (1999), a expansão geográfica dos gregos, que ocorreu entre 1200 e 600 a.C., foi um fator importante para que temas geográficos se desenvolvessem entre os gregos. Como afirma a autora, “a ampliação geográfica do mundo se colocou como uma necessidade prática em face das atividades de comércio e de colonização que desenvolviam” (p. 36).
Ao longo da história, no entanto, foram inúmeras as formas de elaboração e explicitação do saber geográfico, bem como do uso do termo geografia.” (Aula 2, p. 23)
“A sistematização do pensamento geográfico só ocorreu no século XIX, em função de um conjunto de condições históricas associadas ao processo de avanço do capitalismo e da própria evolução do pensamento, dado, sobretudo, em função de novas filosofias e formas de interpretação do mundo. Essas condições históricas estão intimamente ligadas e correspondem, em última instância, à conformação de uma nova ordem social, econômica, cultural e política, associadas à expansão do capitalismo e sua fase imperialista.
Dessas condições históricas referidas anteriormente, Moraes (1997) assinalará alguns pressupostos que favoreceram a formação da Geografia como um saber sistematizado. São eles: 
• A ampliação do conhecimento do mundo propiciada pela expansão marítima europeia. 
• A produção de inventários sobre os lugares realizados em expedições exploratórias e científicas.
• A melhoria das técnicas de navegação e, por conseguinte, uma melhora gradual das técnicas cartográficas. 
• As correntes filosóficas do século XVIII, que valorizaram a explicação racional do mundo, e com isso, valorizaram temas geográficos, especialmente ligados à natureza e seus fenômenos.
• A formação dos estados nacionais e a necessidade de racionalizar a gestão do território, população e recursos naturais. 
• As teorias evolucionistas, que colocaram em discussão a relação entre natureza e sociedade, buscando identificar os efeitos da natureza sobre a sociedade.” (Aula 2, p. 27 e 28)

Continue navegando