Buscar

Políticas de Saúde questionario 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Políticas de Saúde
Questionário 01 10 pts
Parte superior do formulário
Questão 1
A Reforma Sanitária consiste em um amplo movimento de toda a sociedade em torno da reestruturação do sistema de saúde brasileiro em meio à crise gerada durante o período da ditadura militar. As propostas da reforma foram consolidadas no relatório da VIII Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília em 1986. Este relatório serviu de base para a elaboração do capítulo da Saúde na Constituição de 1988, que resultou em um novo modelo de saúde:
Escolha uma:
a. O Sistema Único de Saúde.
b. O Sistema Suplementar de Assistência Médica.
c. O Sistema Único e Descentralizado de Saúde.
d. O INAMPS – Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social.
e. Todas as alternativas estão corretas.
Questão 2
Dois acontecimentos marcaram a década de 1980: a VIII Conferência Nacional de Saúde e a elaboração da Constituição Federal Brasileira. Marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. O artigo 198 da Constituição Federal Brasileira (1988) explicita a organização do SUS segundo as seguintes diretrizes: descentralização, resolubilidade e participação social.
b. Saúde é um direito do ser humano, manifestado pela contraprestação de serviços devida pelo poder público ao contribuinte do sistema de seguridade social.
c. A criação da Constituição Federal Brasileira, em 1988, definiu a saúde como um direito de todos e um dever da saúde suplementar.
d. Na Constituição Federal Brasileira consta que a atenção à saúde coletiva é oferecida apenas pelos próprios serviços públicos e entidades filantrópicas.
e. A defesa da saúde enquanto valor universal ganhou expressão, principalmente, a partir da realização da VIII Conferência Nacional de Saúde e foi garantida na forma de lei com a criação da Constituição Federal Brasileira em 1988.
Questão 3
Leia atentamente e assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Entre 1967 e 1977, foram publicadas as três leis básicas que constituíram juridicamente a Política anterior ao SUS. A municipalização, um dos pilares dessa Política, ainda hoje favorece o SUS.
b. Diferente dos princípios da universalidade, da equidade e da integralidade, a municipalização já constituía a Política de Saúde anterior ao SUS. A justificativa para isso era o tamanho continental e o quantitativo populacional.
c. Desde 1967, quando a municipalização foi prevista enquanto diretriz organizacional do SUS, até então, ficou definido que o Governo Federal se responsabiliza pelo investimento e custeio do sistema de saúde de alta complexidade; os Governos Estaduais, pelo financiamento de média complexidade, e os Governos Municipais, pela organização e execução da atenção à saúde.
d. De acordo com o SUS, a municipalização enquanto princípio político fundamenta a condição de autonomia e a corresponsabilidade dos entes federados com a Política de Saúde, ao mesmo tempo em que orienta a diretriz de organização do sistema e dos serviços.
e. A municipalização não consta no Relatório Final da VIII Conferência, porque já existia nas três leis básicas que constituíam juridicamente a Política anterior ao SUS.
Limpar minha escolha
Questão 4
A história da saúde no Brasil tem início antes da colonização. É marcada por diversos acontecimentos que acompanham a política de cada época. Ao longo de décadas, o país passou por várias mudanças na área da saúde, de forma a melhorar o acesso da população a um sistema de saúde digno. Sendo todas as respostas corretas, exceto:
Escolha uma:
a. Durante o autoritarismo, a população sofria com a dupla carga de doenças: predomínio de doenças crônicas e doenças infecto-parasitárias.
b. Ainda no período do autoritarismo, ocorreu o marco da reforma sanitária, com ampliação do conceito de saúde e reconhecimento da saúde como direito de todos e dever do Estado.
c. Na época do Brasil agrário extrativista, a inexistência de um modelo de atenção à saúde fez com que as doenças pestilentas fossem curadas pelos curandeiros e boticários.
d. No período de instalação das indústrias no Brasil, havia predomínio das doenças transmissíveis e as condições precárias de trabalho levaram ao surgimento de movimentos operários.
e. Do final da década de 80 em diante, destaca-se a Constituição Federal de 1988, que determinou ser dever do Estado garantir saúde a toda a população e, para tanto, criou o Sistema Único de Saúde. Em 1990, o Congresso Nacional aprovou a Lei Orgânica da Saúde que detalha o funcionamento do Sistema.
Questão 5
Leia atentamente e assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Todas as Constituições anteriores àquela que criou o SUS preconizaram a integração entre as políticas de previdência, de assistência social e da saúde.
b. Antes do SUS, a integração entre as políticas de previdência, assistência social e assistência à saúde foi pautada pelo princípio da universalidade, visto que a cobertura dessa modalidade integrativa alcançou todos os trabalhadores que possuíam carteira profissional assinada.
c. A promoção da saúde, enquanto prática e política específica, se constitui no meio de integração das políticas de assistência social, previdência e saúde.
d. Seguro social e seguridade social se imbricaram nos sistemas criados para integrar a previdência, a assistência social e a assistência médica no período anterior ao SUS.
e. De fato, não houve articulação organizacional entre as políticas sociais – previdência e assistência social – e a assistência à saúde antes do SUS.
Parte inferior do formulário

Continue navegando