Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA – PIESC
Nome: Sandra Aparecida Alves de Ramos do Nascimento
1º ETAPA:
Descrição do problema, levando em consideração seu curso ou área de estudo. A princípio, o parâmetro do problema pode ser a área do curso, para não limitar a capacidade criativa ou analítica dos grupos.
Apresentar a proposta de solução para o problema descrito. Justificar a solução escolhida e explicar como ela resolve o problema e quais são seus benefícios.
	Com o aumento da inflação e estagnação do salário mínimo a sesta básica se torna mais cara, o que gera aumento de preços em restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos desse tipo. Isso leva as pessoas aos restaurantes populares, ou os obriga a levar as refeições de casa, o que por muitas vezes acaba não sendo uma refeição tão saborosa.
	A grande maioria de pessoas que buscam esses restaurantes são funcionários de empresas, além de outros como estudantes e etc. Essas pessoas são muito prejudicadas com a falta desse tipo de restaurante, pois mesmo que muitas vezes recebam auxilio alimentação, grande parte do salário é destinado a alimentação.
	A criação de restaurantes populares em parceria com os agricultores pode resolver dois problemas grandes, o custo de alimentação ou até a falta de alguma refeição para os trabalhadores na cidade e a exploração dos agricultores por parte de cooperativas e industrias que compram dos produtores rurais. 
2º ETAPA
 A segunda etapa caracteriza-se pela elaboração de uma solução para o problema estabelecido, ou seja, apresentar a proposta de valor do modelo - Business Model Canvas. Para essa apresentação, considerar alguns aspectos básicos, ou seja, questões legais, ideias já existentes ou concorrentes, etc.
Atividade:
Análise e descrição do problema escolhido, ou seja, relevância, causas e consequências de sua existência.
Apresentação da proposta de valor, ou seja, o que a ideia, negócio ou inovação oferece ao mercado?
Em linhas gerais, essa etapa resolve o primeiro bloco do modelo Canvas, ou seja, proposta de valor (o que será feito?). As equipes devem refletir sobre o que será oferecido aos clientes, destacando as necessidades resolvidas e ganhos oferecidos. Por necessidades, entende-se por alguma demanda não atendida. Os clientes precisam e sentem falta. Já os ganhos, por sua vez, referem-se às melhorias consequentes da proposta de valor, algo surpreendente. Finalmente, deve-se ter em mente, que a proposta de valor precisa ter relação com os demais blocos do Business Model Canvas.
	Com a implantação do restaurante popular o custo de alimentação é diminuído consideravelmente, sem contar o serviço para preparar as refeições que algumas pessoas trazem de casa, pois mesmo que o cliente do restaurante opte por trazer a refeição de casa, o custo pelo alimento será o preço do mercado e a ideia do restaurante é justamente baixar os preços desses produtos comprando diretamente do produtor rural.
	Como o gasto com alimentação consome boa parte da renda mensal dos trabalhadores, diminuir esse gasto com certeza é uma prioridade e aumenta a cada aumento de inflação, diminuir custos em pelo menos uma refeição não é uma escolha e sim uma obrigação. Sendo assim, acredita-se que a grande maioria dos trabalhadores das cidades iriam consumir nos restaurantes populares. Quem já viu o funcionamento de um restaurante popular sabe da realidade deste e da necessidade das pessoas que lá frequentam.
	Se forem feitas parcerias com agricultores e pecuaristas ou até com prefeitura, sim. Partindo da informação de que produtores rurais ganham em média metade do valor ou menos do que o produto que é vendido no mercado e que sobre isso ainda existe o lucro dos restaurantes (supõem-se que não seja pouco) o preço da refeição pode cair em média (50% do produtor + 30% trabalho do restaurante) 80%. Em restaurantes já existentes em algumas cidades a diferença de preço era de R$ 15,00 para R$ 2,50, o que dá uma diferença de 83,3%, funcionando em parceria com a prefeitura, que até o momento não participou dos nossos cálculos. Supondo que tenhamos 10% de lucro sobre o total e adicionando 5% do total a gastos com água e funcionários e 5% para o produtor rural, o preço da refeição ainda será 70% mais barato que em restaurantes. Cabe avaliar onde será a instalação deste restaurante para que tenha um número mínimo de clientes a ponto de termos condições de pagar todas as dívidas, pois alimentos, gasto com água e energia são variáveis, mas salários não são. Pretende-se levar o restaurante para um lugar ou para lugares que tenham industrias com grande circulação de pessoas e que não tenha nem um restaurante popular. 
	A ideia de restaurante popular já é resolver o problema em questão, mas a parte que envolve os agricultores é desconhecida, o que se sabe é da prefeitura em parceria com abatedouros e grupos de produtores de hortaliças fornece esses alimentos. A intenção desse projeto é ser independente da prefeitura, pois a burocracia e corrupção que normalmente a acompanham atrapalham demais as decisões e diminuem demais o poder de poder ajudar os que mais precisam, não beneficiando a todos, sem contar o fato de que o funcionamento desses restaurantes é totalmente dependente da prefeitura, então se por algum motivo esta decidir o fim da parceria o restaurante não se mantém sozinho, algo que não queremos que aconteça.
3º ETAPA
Nesta fase as equipes vão trabalhar na elaboração completo do modelo de negócios completo (Business Model Canvas), ou seja, a atividade será a análise e preenchimento dos 9 blocos do quadro.
Bloco de construção
Descrição
Perguntas que norteiam o processo de desenvolvimento
Proposição de valor
Conjunto de produtos e serviços que criam valor para um segmento de cliente específico.
- Que valor entregamos ao cliente?
Entregaremos para o cliente uma alimentação de alta qualidade a um custo bem abaixo do mercado, além de beneficiarmos os produtores rurais pagando a eles um preço justo.
- Qual problema estamos ajudando a resolver?
Falta ou custo alto de refeições para trabalhadores na cidade e exploração dos produtores rurais por parte dos compradores de alimentos.
- Que necessidades estamos satisfazendo?
De forma geral estamos melhorando a vida de diversas pessoas que de uma forma ou de outra conseguirão terminar o mês com menos gastos com alimentação ou com uma renda maior.
- Que conjunto de produtos e serviços estamos oferecendo para cada segmento de cliente?
As refeições serão variadas, com alguns alimentos que se repetem durante a semana, por exemplo, feijão, arroz e carne, serão servidos pelo menos 3 vezes na semana, com variações de carnes e acompanhamentos.
Segmentos de cliente
São os diferentes grupos de pessoas a quem uma organização deseja oferecer algo de valor.
- Para quem estamos criando valor?
Estamos valorizando o serviço do produtor rural e o poder de compra de pessoas trabalhadoras na cidade.
- Quem são nossos consumidores mais importantes?
Inicialmente todos que desejam se alimentar no restaurante serão atendidos, cm o mesmo preço por refeição, se a logo prazo verificarmos a necessidade de ampliação ou redução de clientes, poderá ser feito um valor diferenciado para pessoas com uma renda maior, ou seja, o preço da alimentação é proporcional a renda que a pessoas recebe, o que obviamente acabaria levando a uma redução de clientes e estabilidade de lucro máximo para o espaço em questão.
Canais
São os meios empregados pela organização para manter contato com os clientes.
- Através de quais canais nossos segmentos de cliente querem ser contatados?
Esse tipo de serviço só precisa aparecer nos mecanismos de busca dos principais buscadores da internet e ter uma página no Facebook, a maior propagando que ele pode ter é uma pessoas falando para a outra.
Esses dois tipo de propaganda e meios de comunicação são gratuitas, onde podem ser feitas reclamações, consultas, sugestões...
Relacionamento com clientes
Descreve o tipo de relacionamento que a organização estabelece entre com seus clientes.
- Que tipo de relacionamentocada um dos nossos segmentos de cliente espera que estabeleçamos com eles?
Como em qualquer restaurante, o bom atendimento, qualidade das refeições, ambiente limpo e agradável é o essencial para a satisfação do cliente, Para o produtor rural o mais importante é o valor atribuído ao seu produto, garantia de pagamento e pontualidade no momento de fazer a compra.
- Quais já estabelecemos?
- Qual o custo de cada um?
Teremos que verificar ainda a questão do transporte do alimento, se ficará por nossa conta ou por conta do produtor, visto que os 5% que estamos pagando a mais são referentes ao valor do produto, não sendo contabilizado ainda o custo de transporte.
- Como se integram ao restante do nosso modelo de negócio?
Recursos principais
Descreve a organização das atividades e recursos que são necessários para criar valor para os clientes.
- Que recursos principais nossa proposta de valor requer?
Alimentos de qualidade e procedência garantida
- Nossos canais de distribuição?
O restaurante.
- Relacionamento com o cliente?
Presencialmente, durante o serviço de entrega de refeições.
- Fontes de receita?
Venda de almoços.
Atividades-chave
Habilidades em realizar as ações necessárias mais importantes para criar valor para os clientes.
- Que atividades-chave nossa proposta de valor requer?
Principalmente preço baixo e qualidade na refeição
- Nossos canais de distribuição?
O próprio restaurante, que deve ter uma ambiente agradável.
- Relacionamento com o cliente?
- Fontes de receita?
Venda de almoços.
Parcerias principais
Principais rede de fornecedores e os parceiros que fazem o modelo de negócio funcionar.
- Quem são nossos principais parceiros?
Agricultores, pecuaristas e horticultores.
- Quem são nossos fornecedores principais?
- Que recursos principais estamos adquirindo dos parceiros?
Alimentos de qualidade.
-Que atividades-chave os parceiros executam?
Produzem alimentos de forma não industrial, ou seja, preferencialmente agricultores familiares, que são os mais pobres.
Estrutura de custo
É a descrição de todos os custos envolvidos na operação do modelo de negócio.
- Quais são os custos mais importantes em nosso modelo de negócio?
Os alimentos, o transporte, o preparo e servir por parte das cozinheiras, água e energia.
- Que recursos principais são mais caros?
Os alimentos
- Quais atividades-chave são mais caras?
Preparar os alimentos e servir.
Fontes de receita
Descreve a maneira como a organização ganha dinheiro através de cada segmento de cliente.
- Quais valores nossos clientes estão realmente dispostos a pagar?
O menor possível, e se comparado com o dos restaurantes normais, o nosso está bem abaixo desses valores.
- Pelo que eles pagam atualmente?
Mais do que o dobre que nós cobraremos
- Como pagam?
Em dinheiro vivo ou cartão.
- Como prefeririam pagar?
Como são valores pequenos é possível que paguem usando dinheiro vivo, pois podem gastar suas moedas alí, mas a tendência é que para tudo se use o cartão.
- O quanto cada fonte de receita contribui para o total da receita?
Muito pouco, pois como vendemos para um número grande de pessoas, o valor que cada pessoa contribuí é muito pequeno.
Em resumo, seguem as principais considerações sobre cada etapa:
Proposta de valor: definir o valor do produto ou serviço para seus consumidores. Por valor entende-se o motivo pelo qual as pessoas decidem consumir seus produtos ou serviços.
Segmentos de clientes: definir qual é o público alvo de sua proposta de valor.
Canais: definir a forma que seus produtos ou serviços serão entregues para seus consumidores.
Relacionamento com os clientes: definir a forma de relacionamento para atrair e manter os clientes, ou seja, construir uma relação de fidelidade.
Fontes de receitas: definir quanto e como os clientes pagarão pelo produto ou serviço oferecido.
Recursos necessários: definir todos os recursos para entregar a proposta de valor para seu público alvo.
Atividades principais: definir quais são as ações necessárias para entregar a proposta de valor definida.
Parcerias principais: definir os fornecedores e parceiros essenciais para a entrega de sua proposta de valor.
Estrutura de custos: definir quanto vai gastar para a entrega da proposta de valor.

Mais conteúdos dessa disciplina