Buscar

ATIVIDADE TIPOS DE MEDICAMENTOS

Prévia do material em texto

PROFESSOR: Marília Paschoal Lima - EDUCOMP CURSOS
Aluno:
TURMA: Auxiliar de Farmácia 
DATA DA EMISSÃO: 31/03/2020 
PRAZO DE ENTREGA: 07/04/2020
Leia o texto com atenção e responda a atividade no final da página.
ATENÇÃO A ATIVIDADE VALE DE (0-2 PONTOS) 
Oriente corretamente o paciente na farmácia
A diversidade de medicamentos, apresentações e ativos pode fazer com que o paciente tenha dúvidas de qual fármaco é mais indicado para a sua queixa. Por isso, é importante que haja a orientação correta na farmácia. Conheça mais sobre algumas das classes mais comuns entre os consumidores: 
Contra Dores
· Analgésicos: diminuem a condução do impulso ao longo das fibras nervosas e, assim, a sensação da dor.
· Relaxantes musculares: restringem os espasmos causados pela dor aguda, aliviando-a ao diminuir o tônus muscular, facilitando os movimentos corporais.
· Aerossóis: as partículas são tão pequenas que ficam suspensas no ar e formam um nevoeiro impermeável ao ser pressionado o botão de liberação.
· Emplastros: fazem com que o princípio ativo lá contido fique em contato por mais tempo na pele, assim como os aerossóis, possuem fármacos lipofílicos, com capacidade de atravessarem as camadas da pele e agirem localmente em determinada região do músculo.
Contra inflamações e infecções:
· Antitérmicos: reduzem a temperatura corporal ao inibir a ação de enzimas e a síntese eicosanóides.
· Anti-inflamatórios: amenizam e resolvem o quadro clínico da inflamação, caracterizado pela presença dos sinais cardinais: rubor, tumor (edema), calor, dor e perda da função. São separados em dois tipos: esteroides (derivados de corticoides que inibem as prostaglandianas e proteínas ligadas ao processo inflamatório); e não esteroides (diminuem o processo inflamatório e a dor.
· Antibióticos: Amenizam e resolvem o quadro clínico da infecção, há diferentes classes e cada uma apresenta mecanismo e ação específicos. Entre eles: betalactâmicos (inibe a síntese da parede celular bacteriana); antibiótico que altera a topoisomerase (interferena ação da enzima topoisomerase II no superenovelamento do DNA bacteriano, não permitindo sua transcrição ou replicação); Pomixina (altera os fosfolipídios da membrana celular da bactéria); Glicopeptídeo (age inibindo a síntese da parede celular bacteriana).
· FAMILIAS DOS ANTIBIOTICOS:
Penicilinas
A penicilina foi o primeiro antibiótico desenvolvido e deu origem a vários outros estruturalmente semelhantes. Os principais antibióticos derivados da penicilina
Cefalosporinas
As cefalosporinas surgiram logo depois da penicilina e apresentam mecanismo de ação muito semelhante a estas.
Quinolonas
As quinolonas são muitos usadas para tratar infecções de bactérias originárias do intestino, entre elas, diarréias e infecções urinárias. As novas quinolonas também são eficazes para pneumonias.
Aminoglicosídeos
Os aminoglicosídeos são antibióticos usados na imensa maioria dos casos apenas de modo intra-hospitalar, pois são administrados por via intravenosa. São indicados para infecções graves. Existem algumas formulações para uso tópico ou como colírio.
Macrolídios
Os macrolídios são geralmente usados para infecções das vias respiratórias, muitas vezes em associação com alguma penicilina ou cefalosporina, para acne, clamídia ou, em muitos casos, como substituto da penicilina em pacientes alérgicos.
Tetraciclinas
As tetraciclinas são atualmente usadas para o tratamento da acne, da cólera, algumas DSTs, e leptospirose.
Outros grupos: São antibióticos que não tem “família” e variam, porém, tem uma efetividade mais baixa entre as bactérias. 
Fontes: Guia da Farmácia edições 296 e 299
ATIVIDADE:
Pesquise um medicamento para cada tipo de tipos de medicamentos citado no estudo.
Analgésico
Relaxante Muscular
Aerossóis
Emplastros
Antitérmicos
Anti-inflamatórios 
Antibióticos 
Resposta

Continue navegando

Outros materiais