Buscar

Programas Educacionais para Desenvolvimento Sustentável e Participação dos Estudantes

Prévia do material em texto

1 - Programa Eco-Escolas: visa sensibilizar os estudantes para as questões do desenvolvimento sustentável, capacitando-os a realizarem a mudança que o nosso mundo necessita, de uma maneira divertida através de ações orientadas ao aprendizado. Atualmente é um dos maiores programas internacionais sustentáveis para escolas, presente em 58 países, cerca de 4400 escolas inscritas e com a participação de mais de 2,6 milhões de estudantes!
2 - Vila da Cidadania: O Centro de Atividades Pedagógicas Vila da Cidadania nasceu de uma parceria entre o Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado da Educação, e a BS Colway, no ano de 2009. Essa empresa já desenvolvia um projeto educacional de formação do jovem cidadão, até meados de 2008, quando por encerramento das atividades, cessaram também as atividades na então Vila da Cidadania. Após entendimentos com o Governo do Estado, a estrutura física deste empreendimento passou a ser administrado pela Secretária de Educação a partir de junho de 2009, através da Superintendência de Educação e da Diretoria de Políticas e Programas Educacionais.
Com espaço privilegiado de 30.000 m situado no município de Piraquara, possui estrutura adequada para a implantação de propostas pedagógicas de complementação curricular. Participam das atividades 42 estabelecimentos de ensino de Curitiba e região metropolitana (Piraquara, Pinhais, Quatro Barras, Colombo, São José dos Pinhais), envolvendo aproximadamente 4.000 alunos da rede pública estadual no contra turno.
3 - O ambiente escolar deve ser o lugar que ofereça espaço para que os estudantes mostrem suas melhores habilidades e potencialidades. Num ambiente onde sejam ouvidas e participativas, usar a estratégia de uma educação focada em integrar a opinião dos alunos, buscando ouvir o que eles e o que querem dar voz e/ou problematizar. Professores usando a didática de participação dos mesmos em reuniões, conselhos de classe, ajuda para ministrar palestras e afins, são maneiras de tornar o jovem mais participativo.

Continue navegando