Buscar

Atividade Prática I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução à Ergonomia - EDI
Data: 01 /11/ 2020
.
Aluno (a): 
Atividade Prática e de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 20 (vinte) questões, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade de Pesquisa;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
1.	Descreva, com suas palavras, o que é ergonomia e quais são seus objetivos.
R: Ergonomia é a ciência que estuda as interações entre humanos e máquinas. Seus principais objetivos são: identificar riscos ao bem estar laboral, desenvolver e aplicar técnicas para criar um ambiente mais favorável ao trabalhador, confortável e consequentemente aumentar a produtividade. 
2.	Uma ação ergonômica que leve em consideração apenas aspectos microergonômicos é eficiente? Por quê? Descreva como deve ser uma ação ergonômica ideal.
R: Não, para que uma ação ergonômica seja eficaz é preciso que análise seja realizada de forma ampla, levando em consideração todos os aspectos físico-ambientais. 
3.	Como o desconforto pode se manifestar em um ambiente de trabalho? Como ergonomista, que sugestões você̂ proporia para aliviar ou mesmo eliminar os fatores que causam desconforto?
R: Pode se manifestar com ambientes profissionais inadequados, com ruído em excesso, iluminação imprópria, mobiliário sem adequações necessárias. Como ergonomista é preciso avaliar as condições do ambiente e ainda as necessidades de cada colaborador. Ações como, atividades laborais, modernização de mobiliário e adequação da iluminação, são exemplos de como tornar os ambientes mais confortáveis. 
4.	Além da visão e da audição, há algum outro sentido especial que você̂ acredita importar para uma ação ergonômica? Caso haja, diga qual e explique o porquê̂. Caso não haja, em sua opinião, explique o porquê̂.
R: Para uma ação ergonômica eficiente o olfato deve ser levado em consideração. Odores fortes podem causar mal-estar, dores de cabeça e náuseas. 
5.	O que estuda a antropometria? Quais são seus objetivos no que concerne à ação ergonômica? 
R: É a ciência que analisa os aspectos genéticos e biológicos do ser humano, em destaque a análise de medidas do corpo humano. A antropometria auxilia nas ações ergonômicas, pois através dela se torna possível um melhor desenvolvimento do estudo ergonômico.
6.	Diferencie a antropometria dinâmica da funcional.
R: Antropometria Dinâmica: refere-se aos pequenos movimentos se aos pequenos movimentos realizados pelos segmentos corporais nos três planos.
Antropometria Funcional: refere-se a análise dos movimentos específicos de uma atividade considerando os três planos e as delimitações anatômicas em um posto de trabalho.
7.	Qual é a relevância da disciplina biomecânica para a ergonomia?
R: O estudo dos movimentos do corpo e as forças relacionadas ao trabalho, biomecânica, serve como parâmetro para melhorias nos postos de serviços e posturas mais confortáveis. Esse estudo estimula o uso apropriado dos movimentos, buscando a conscientização do trabalhador. 
8.	Elenque três consequências da iluminação inadequada do ambiente de trabalho. Em seguida, discuta com seu colega que correções na iluminação poderiam evitá-las.
R: Ofuscamento, fadiga a vista e acidentes de trabalho. Nos casos de iluminação inadequada, o projeto deve ser revisado e levado em consideração a quantidade e distribuição correta de luz, as cores do ambiente e ainda pontos naturais de luz. 
9.	Explique, com suas palavras, o que é ergonomia ambiental e qual é a importância de conhecê-la para a análise macroergonômica.
R: É uma linha da ergonomia que estuda o ambiente físico da tarefa, ela é extremamente importante visto que influencia positivamente ou negativamente no desempenho das tarefas já que, o ambiente físico deve ser adaptado de acordo com as necessidades dos usuários. 
10.	O que a exposição recorrente a vibrações no posto de trabalho pode causar à saúde do trabalhador?
R: Pode causar falta de concentração e perda de equilíbrio, problemas gastrointestinais, visão turva, aumento da frequência cardíaca, entre outras. Porém, a doença mais comum resultante da exposição prolongada a vibrações é a doença de Raynaud, conhecida popularmente com doença dos dedos brancos, por limitar o fluxo sanguíneo nos dedos. 
11.	Quais são as etapas do processamento de informação no sistema humano-máquina?
R: São divididas em dois níveis, a codificação e memorização. Em detalhamento do processo verifica-se a atenção, a percepção, a memória e a representação do conhecimento. 
12.	Defina concentração continua.
R: Habilidade de manter um nível de alerta por um tempo prolongado. 
13.	Dê dois exemplos de controles que exigem pouco esforço manual e diga em que profissões podem ser utilizados.
R: Atividades como programador e assistente administrativo são exemplos que exigem pouco esforço manual, porém ainda assim apresentam riscos e devem entrar na análise ergonômica. 
14.	Distinga, doenças do trabalho de doenças profissionais.
R: A doença do trabalho está diretamente relacionada ao ambiente laboral, já a doença profissional é desencadeada pela atividade profissional exercida e o risco inerente a essa atividade. 
15.	O que é uma lesão por esforço repetitivo? Cite algumas profissões que estão mais sujeitas a LER.
R: A LER pode ser definida como qualquer lesão que ocorre por movimentos repetitivos, atinge principalmente os músculos, nervos e tendões. Acomete pessoas que passam grande parte do dia fazendo uma atividade contínua. A LER pode surgir com mais frequência em alguns profissionais, como: digitadores, operadores de telemarketing e secretárias. Uma postura inadequada, atividades com esforço com esforço nos membros superiores e o ritmo intenso do trabalho, podem agravar ainda mais a lesão. 
16.	O que são doenças psicossociais?
R: São doenças causadas por um estresse psicológico grande. Podem estar relacionadas a conflitos pessoais diários, pressão no ambiente profissional, perda de um ente querido. 
17.	Qual é a importância de um equilíbrio do ritmo de trabalho e da carga de trabalho para a saúde do trabalhador?
R: O equilíbrio é importante pois a falta dele pode gerar ao trabalhador esgotamento físico e mental. Uma jornada de trabalho excessiva pode causar grande absenteísmo, doenças laborais e um ambiente profissional com conflitos. 
18.	O que é organização do trabalho? Qual é sua relação com a prática ergonômica?
R: Está diretamente relacionada à maneira como o trabalho é distribuído, levando em consideração as pessoas, o ambiente, os recursos tecnológicos e a organização. Define quem, como e quando as atividades serão realizadas. Realizada de maneira correta regula e adequa o ambiente, de acordo com as características dos indivíduos. 
19.	Defina a análise ergonômica do trabalho e seu objetivo.
R: De acordo com a Norma Regulamentadora 17, a análise ergonômica é um conjunto de procedimentos e estudos que buscam identificar riscos e sinalizar soluções para minimizar o impacto desses riscos na vida laboral. Seu objetivo maior é propor mudanças e melhorias. 
20.	Para que serve um diagnóstico ergonômico?
R: Serve para relatar as inadequações da relação entre humano/máquina e propor a implementações de melhorias nos espaços de trabalho, buscando o bem estar laboral. Além disso, o diagnóstico ergonômico visa diminuir os impactos das atividades profissionais, pontuando as áreas de maiores riscos. 
Introdução à Ergonomia - EDI
Introdução à Ergonomia - EDI

Continue navegando