Buscar

Finanças públicas - cap 7 Giambiagi

Prévia do material em texto

Finanças Públicas
Giambiagi, cap. 7
Desvalorização Cambial de 1.999
29/01/2021
A crise da desvalorização do real em 1999, ou efeito samba, foi um forte movimento de queda do real que ocorreu no Brasil em janeiro de 1999, quando o Banco Central abandonou o regime de Bandas Cambiais, passando a operar em regime de câmbio flutuante.
A crise do real e a desvalorização cambial de janeiro de 1999 estão associados diretamente a problemas estruturais do Plano de combate à inflação implementado no Brasil. O Plano Real foi bem sucedido em controlar a inflação ainda em 1994. Entretanto, a implementação de políticas econômicas deflacionistas (juros elevados, baixo investimento estatal), associadas a um câmbio semi-fixo sobrevalorizado, gerou, ao longo dos anos, um grave acúmulo de problemas econômicos estruturais.
A "abertura" indiscriminada da economia, associada à sobrevalorização do real frente ao dólar e outras moedas consideradas "fortes" (Yen, Euro), tiveram consequências negativas como o crescimento dos déficits comerciais e enfraquecimento da indústria nacional. Os setores importadores da economia foram fortalecidos diante da facilidade de importação de produtos em dólar, em detrimento dos setores exportadores, cujos produtos ficavam mais caros e as vendas no exterior caíram.
Os juros elevados tinham uma dupla função neste modelo de estabilização econômica. Primeiramente ajudavam a manter o fluxo "artificial" de capitais estrangeiros para o país, necessários para equilibrar a balança de pagamentos. Também ajudavam a controlar o consumo, reduzindo o potencial aparecimento da chamada inflação de consumo. Entretanto, a redução no consumo favorecia ainda o endividamento privado e o crescimento do desemprego.
29/01/2021
Para manter este sistema funcionando por mais tempo foi necessário injetar algumas dezenas de bilhões de dólares na manutenção do câmbio semi-fixo e das altas taxas de juros. Parte destes recursos vieram do aumento da dívida externa, que no período 1994-2000 saltou de US$ 120 bilhões para US$ 250 bilhões [3]. Outra parte veio dos processos de privatização das empresas estatais, que resultou na desnacionalização de empresas e serviços. Muitos economistas criticavam a manutenção de um câmbio valorizado por tanto tempo, já que a estabilização da inflação havia sido alcançada já em 1995.
A Crise asiática de 1997, seguida da Crise russa de 1998 apenas aceleram as tendências, já que provocaram uma brusca queda no preço das commodities exportadas pelo Brasil e reduziram o crédito externo, dificultando a captação de dólares no exterior. Isto inviabilizou a manutenção de um câmbio sobrevalorizado como era o brasileiro até então. Os recursos obtidos internamente, com as privatizações, não eram mais suficientes e os juros elevados além de inviabilizar o crescimento interno, não atraíam mais capitais internacionais. O choque de preços no exterior fez esse desequilíbrio se tornar ainda maior.[5] Após as eleições de 1998, o governo brasileiro iniciou os preparativos para a desvalorização da moeda doméstica, que ocorreria na segunda quinzena de janeiro de 1999.
29/01/2021
A desvalorização cambial, em janeiro de 1999, produziu diversos efeitos na economia brasileira. Em relação às medidas tomadas e/ou aos efeitos da desvalorização, assinale a afirmativa correta.
A. A relação dívida/PIB aumentou em virtude dos efeitos da desvalorização sobre a dívida interna �a qual estava indexada ao câmbio � e não devido à variação do PIB � que cresceu bastante em 1998.
B.A alta dos juros foi um dos fatores que serviu para reduzir a demanda por dólar a partir de março de 1999 e um recuo da cotação real/dólar.
C.O país estabeleceu um acordo com o FMI com metas para o superávit primário para o ano de 1999 não muito ambiciosas � em torno de 2% do PIB até dezembro do mesmo ano.
D.A inflação explodiu nos primeiros meses de 1999, o que fez com houvesse uma corrida bancária, o que foi reduzido pelo aumento dos juros.
E.O governo brasileiro não conseguiu convencer o FMI a utilizar o superávit primário como critério do acordo em substituição ao déficit nominal.
29/01/2021
Correto:
A alta dos juros foi um dos fatores que serviu para reduzir a demanda por dólar a partir de março de 1999 e um recuo da cotação real/dólar.
29/01/2021
Em relação às políticas econômicas adotadas após o Plano Real, e considerando as transformações estruturais observadas, julgue os itens que se seguem.
A indústria perdeu participação do valor adicionado bruto.
C.Certo
E.Errado
29/01/2021
Resposta:
Certo
29/01/2021
Em relação às políticas econômicas adotadas após o Plano Real, e considerando as transformações estruturais observadas, julgue os itens que se seguem.
Durante o primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso, o BACEN adotou o regime de câmbio fixo.
C.Certo
E.Errado
29/01/2021
Resposta:
Certo
29/01/2021
No que diz respeito às políticas econômicas adotadas após 1994 bem como à estrutura tributária e evolução da dívida pública brasileira, julgue os itens subsequentes. O déficit previdenciário causou forte impacto, após o Plano Real, no resultado primário do governo.
C.Certo
E.Errado
29/01/2021
Resposta:
Certo
29/01/2021
No que diz respeito às políticas econômicas adotadas após 1994 bem como à estrutura tributária e evolução da dívida pública brasileira, julgue os itens subsequentes. Em decorrência da crise cambial brasileira de 1999, o governo Fernando Henrique Cardoso rompeu com o receituário de câmbio fixo proposto pelo Fundo Monetário Internacional.
C.Certo
E.Errado
29/01/2021
Resposta:
Errado
29/01/2021
A respeito dos aspectos relativos à economia brasileira pós estabilização, assinale a opção correta:
A. A combinação da melhora dos indicadores fiscais e a melhora de indicadores externos levaram à queda contínua do risco país e à valorização cambial ao longo de todo governo Lula.
B.O Plano Real, ao contrário do Plano Cruzado, partiu do diagnóstico de que a inflação brasileira possuía um forte caráter inercial.
C.O Plano Real classificou o combate à inflação em três fases: ajuste fiscal, indexação completa da economia e redistribuição de renda.
D.O reflexo imediato do Plano Real foi a rápida queda na taxa de inflação, que caiu imediatamente para zero, havendo até deflação, e mostrou a eficácia do congelamento dos preços.
E.Um aspecto importante do desempenho fiscal do governo Lula foi a piora do perfil da dívida pública, devido ao excessivo gasto com transferências governamentais para as populações carentes.
29/01/2021
Resposta:
A combinação da melhora dos indicadores fiscais e a melhora de indicadores externos levaram à queda contínua do risco país e à valorização cambial ao longo de todo governo Lula.
29/01/2021
O estudo da economia brasileira contemporânea é importante para entender os desafios e as restrições a que ela está sujeita. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.
No período pós-Plano Real, o tripé de políticas formado pelo sistema de metas de inflação, austeridade fiscal e câmbio flutuante constituiu uma base sólida, a partir da qual se pode estruturar o crescimento a longo prazo da economia brasileira, com baixa inflação e equilíbrios fiscal e externo.
C.Certo
E.Errado
29/01/2021
Respostas:
Certo
29/01/2021

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes