Buscar

Lesão Periapical

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lesões periapicais
Pericementite: única que pode apresentar vitalidade pulpar, causado por trauma ou irritantes no canal, acarertando no aumento da vasodilatação e formação de um pequeno edema que comprime as fibras nervosas, causando dor. 
- RADIOGRAFIA: aumento do espaço do ligamento periodontal.
- ASPECTOS CLÍNICOS: dor (mastigação), extrusão (elevamento do dente), mobilidade aumentada.
-TRATAMENTO: 1) polpa vital: remoção do agente. 2) polpa necrótica: tratamento endodôntico.
Abcesso dento-alveolar: causado por trauma, lesõa cariosa, necroe pulpar, irritantes, consequentemente acarreta na formação de coleção purulenta na região periapical. 
- RADIOGRAFIA: não apresenta informações adicionais.
- ASPECTOS CLÍNICOS: dor contínua, espontânea e intensa, aumento de calor, aumento da mobilidade (extrusão). 1) Em evolução: mucosa apresenta-se avermelhada, aumento de volume e firme palpação. 2) Evoluído: coloração amarela, palpação flutuante. Celulite facial > quando ganha os tecidos moles de face.
Dor é causa pela presença de pus no periápice.
Abcesso periapical crônico: infecção de baixa intensidade, que leva a formação de coleção purulenta. Há a formação da fístula: o trajeto pelo qual o conteúdo purulento da lesão é drenado para o meio externo. 
- RADIOGRAFIA: radioluscência de limites pouco definidos e reabsorção da lâmina dura. 
- TRATAMENTO PARA ABCESSO AGUDO E CRÔNICO: a) abertura coronária b) drenagem intra-bucal c) drenagem extra-bucal d) antibiótico + antiinflamatório.
Granuloma Periapical: tecido granuloso inflamado vai do periápice para o canal e não o contrário. Necrose pulpar com difusão dos irritantes para o periápice. Assintomátco, necrose pulparm sem aumento de mobilidade, sem sensibilidade à percussão e mucosa normal. PERDA DA LÂMINA DURA. 
Lesões Císticas: cavidade patológica que consiste em cápsula, epitélio e conteúdo.
Cisto Periapical: lesão oriunda de irritantes da necrose pulpar, estimulo do epitelio remanescente do ligament periodontal. É assintomático, crescimento lento, sem aumento de mobilidade, sem sensibilidade, expansão óssea e deslocamento de dentes adjacentes. 
Prevalência entre dos 20-50 anos e gênero masculino. Nem todo cisto radicular vai regredir, depende da relação entre a cavidade cística e o forame apical. 
1) Cisto em bolsa: mais dependente dos irritantes do canal e com maior tendencia a regressão. Apresenta relação direta da cavidade com o canal.
2) Cisto verdadeiro: não apresenta relação direta entre a cavidade e o canal, tende a permanecer mesmo após o tratamente endodontico.
Análise Radiografia: não permite a diferenciação de cistos.
Histopatológico: quando observa-se a relação entre o canal e a cavidade, nota-se o tecido conjutivo dando suporte a todo epitélio.
Cisto Residual: permanece após a exodontia do dente que o originou, radiograficamente apresenta imagem radiolúcida em maxila/mandibula edêntula, expansão mais superior na cortical, lesão delimitada. 
TRATAMENTO (granuloma e cisto perapical) > endodotia + acompanhamento; cirurgico. 
Periapicopatias : 1) Angina de Ludwig: submandibular e sublingual, inchaço cervical bilateral, elevação da língual e do assoalho da boca com palpação firme, pode causa comprometimento das vias aéreas. > Tratamento: manutenção das vias aéreas, antibioticoterapia e drenagem. Desenvolve-se de uma infecção proveniente de um molar inferior. 
2) Trombose do Seio Cavernoso: relacionada a dentes superiores posteriores, se dissemina: seio maxilar > fossa infratemporal > fissura orbitária inferior até alcançar o seio cavernoso. Clinicamente apresenta inchaço periorbitário, fixação globuocular e elevação da asa do nariz.

Outros materiais