Logo Passei Direto
Buscar

Questões de processo civil para a prova-1

User badge image
Bruna Silva

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Paulo requereu o cumprimento provisório da sentença que condenou Fernando a lhe pagar a quantia de cinquenta mil reais em uma demanda que tramitou pelo procedimento comum. À petição em que requereu o início do cumprimento de sentença, Paulo juntou cópia da decisão exequenda, certidão de interposição do recurso de Fernando não dotado de efeito suspensivo e outros documentos necessários ao cumprimento. Ele, ainda, requereu ao juízo no qual o título foi formado que: • o cumprimento de sentença fosse remetido ao juízo da localidade onde Fernando possui bens; • fossem fixados honorários para a fase de cumprimento de sentença; • fosse imposta multa por eventual inadimplemento de Fernando; • dispensassem-no do pagamento de caução, em razão da sua situação de necessidade, que foi demonstrada.
Com relação a essa situação hipotética, é correto afirmar que
A o pedido de remessa à localidade onde Fernando possui bens deve ser rejeitado, porque o cumprimento de sentença é de competência exclusiva do juízo que profere a sentença.
B não cabe o arbitramento de honorários na fase de cumprimento provisório da sentença, porque essa fase processual é um ato facultativo de Paulo.
C Fernando poderá depositar o referido valor com o único intuito de evitar a incidência da multa, ato que não será tido como incompatível com o recurso interposto por ele.Correta
D Paulo poderá ser dispensado do pagamento de caução apenas se tiver firmado com Fernando negócio processual com essa finalidade e devidamente homologado pelo juízo competente.

Determinada ação foi julgada totalmente procedente, concedendo na sentença tutela provisória. O réu interpõe recurso de apelação. Diante dessa situação, é correto afirmar que
A o autor deverá aguardar o julgamento da apelação para dar início ao cumprimento da sentença, tendo em vista que no caso presente o recurso será recebido obrigatoriamente no efeito suspensivo.
B por ser a apelação desprovida de efeito suspensivo, de acordo com a legislação, o autor já poderá dar início ao cumprimento definitivo da sentença.
C o juiz poderá, de ofício, dar início ao cumprimento provisório da sentença.
D caso seja determinado cumprimento provisório de sentença, o réu poderá interpor agravo interno.
E por se tratar de sentença da qual a apelação é desprovida do efeito suspensivo, poderá o autor requerer o cumprimento provisório de sentença. Correto

Sobre o cumprimento de sentença estrangeira, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
(F ) A decisão interlocutória estrangeira não poderá ser executada no Brasil.
(V ) A decisão estrangeira somente terá eficácia no Brasil após a homologação de sentença estrangeira ou a concessão do exequatur às cartas rogatórias.
(V ) É passível de homologação a decisão judicial definitiva, bem como a decisão não judicial que, pela lei brasileira, teria natureza jurisdicional.
(F ) A homologação de sentenças estrangeiras e a concessão de exequatur às cartas rogatórias é de competência derivada do Superior Tribunal de Justiça.
A V – V – F – V.
BF – F – V – V.
CV – F – V – F.
DF – V – F – V.
EF – V – V – F. Correta

Quando a sentença contiver condenação ilíquida ao pagamento de quantia,
A será inviável ao credor promover o cumprimento de sentença, ainda que parte da decisão seja líquida.
B terá lugar liquidação por cálculo, caso o credor não apresente o demonstrativo do débito atualizado.
C terá lugar o arbitramento, se assim exigir a natureza do objeto da liquidação. Correta
D a decisão será inválida porque a condenação deve ser sempre líquida, ainda que o pedido do autor seja genérico.

Paulo ajuizou ação de cobrança contra Fernanda, que foi citada por edital e não contestou o pedido, tornando-se revel e vindo a ser condenada ao pagamento da quantia de 100 mil reais. Iniciada a fase de cumprimento de sentença,
A Fernanda deverá ser intimada para pagar o valor da condenação pelo Diário da Justiça.
B Fernanda deverá ser intimada para pagar o valor da condenação por carta com aviso de recebimento, salvo se residir em edifício de apartamentos.
C Fernanda deverá ser intimada para pagar o valor da condenação por Oficial de Justiça, acrescido de multa de 15% sobre o valor da condenação.
D Fernanda deverá ser intimada, por edital, para pagar o valor da condenação. Correta
E dispensa-se a intimação de Fernanda para o pagamento do valor da condenação, porquanto revel na fase de conhecimento, salvo se relativa ou absolutamente incapaz.

O termo inicial do prazo para apresentar impugnação ao cumprimento de sentença, quando há penhora on-line, conta-se
A da publicação da intimação confirmando o bloqueio bancário, mesmo que o devedor não tenha advogado constituído nos autos.
B da ciência inequívoca do devedor, mesmo que não haja sua intimação formal.correta
C do bloqueio bancário.
D da publicação da decisão do bloqueio bancário.
E da citação do devedor.

O processo de execução ou a fase de cumprimento de sentença:
a) busca, através de atos materiais, obter o resultado que deveria ser alcançado pela voluntária satisfação do interesse subordinante. correta
b) busca a formulação, em sentença definitiva, de uma regra jurídica concreta que discipline a situação litigiosa.
c) leva ao conhecimento do julgador os fatos que constituem o direito alegado pelo o autor.
d) leva ao conhecimento do julgador os fatos alegados pelo réu que extinguem, modificam ou impedem o direito do autor.

Analise as alternativas e escolha a resposta correta:
I - Recaindo mais de uma penhora sobre os mesmos bens, cada credor conservará o seu título de preferência.
II - A execução se faz por conta e risco do credor.
III - Quando a execução puder ser realizada por vários meios, deverá ser feita pela forma menos gravosa para o devedor.
a) Apenas as alternativas I e II estão corretas.
b) Apenas as alternativas II e III estão corretas.
c) Apenas as alternativas I e III estão corretas.
d) Todas as alternativas estão corretas. CORRETA

Não constitui título executivo extrajudicial:
a) a letra de câmbio e a duplicata.
b) os contratos garantidos por hipoteca, o penhor e a caução.
c) a sentença judicial condenatória transitada em julgado.correta
d) o documento particular assinado pelo devedor e por duas testemunhas.

A execução para cobrança de crédito deve-se fundar em título líquido, certo e exigível. Se a condenação constante no título judicial depender de novos documentos, deverá haver, primeiramente, a liquidação. A liquidação por arbitramento é feita quando:
a) a determinação do quantum depender de mero cálculo aritmético.
b) determinado pela sentença, convencionado pelas partes ou exigido pela natureza do objeto da liquidação; correta
c) para determinar o valor da condenação, houver necessidade de se alegar e provar fato novo.
d) nenhuma das respostas anteriores.

A execução é provisória quando tem por título uma sentença impugnada por recurso com efeito apenas devolutivo. Não é correto afirmar sobre a execução provisória:
a) corre por iniciativa, conta e responsabilidade do exeqüente, que se obriga, se a sentença for reformada, a reparar os danos que o executado haja sofrido.
b) fica sem efeito, sobrevindo acórdão que modifique ou anule a sentença objeto da execução, restituindo-se as partes ao estado anterior e liquidados eventuais prejuízos nos mesmos autos, por arbitramento.
c) o levantamento de depósito em dinheiro e a prática de atos que importem alienação de propriedade ou dos quais possa resultar grave dano ao executado dependem de caução suficiente e idônea, arbitrada de plano pelo juiz e prestada nos próprios autos.
d) se a sentença provisória for modificada ou anulada apenas em parte, toda a execução ficará sem efeito a execução.Correta

Nos embargos à execução, o executado pode alegar:
a) inexequibilidade do título ou inexigibilidade da obrigação;
b) penhora incorreta ou avaliação errônea;
c) excesso de execução ou cumulação indevida de execuções;
d) Todas as alternativas estão corretas. Correta

Assinale a alternativa correta. É nula a execução:
a) se o título executivo extrajudicial não corresponder a obrigação certa, líquida e exigível.
b) se o executado não for regularmente citado.
c) se instaurada antes de se verificar a condição ou de ocorrido o termo.
d) em todos os casos acima previstos. Correta

Na execução por quantia certa, se o Oficial de Justiça não encontrar o executado para citá-lo, poderá, independentemente de qualquer determinação judicial:
a) seqüestrar tantos bens quanto bastem para garantir a execução.
b) arrestar tantos bens quanto bastem para garantir a execução.
c) penhorar tantos bens quanto bastem para garantir a execução. Correta
d) apreender tantos bens quanto bastem para garantir a execução.

Assinale a alternativa incorreta:
a) O executado será citado para, no prazo de 24 horas, efetuar o pagamento da dívida ou indicar bens à penhora. essa
b) Não efetuado o pagamento pelo devedor citado, o oficial de justiça procederá de imediato à penhora de bens e a sua avaliação, lavrando-se o respectivo auto e de tais atos intimando, na mesma oportunidade, o executado.
c) O credor poderá, na inicial da execução, indicar bens a serem penhorados.
d) O juiz poderá, de ofício ou a requerimento do exeqüente, determinar, a qualquer tempo, a intimação do executado para indicar bens passíveis de penhora.

Far-se-á segunda penhora no processo de execução, exceto:
a) se a primeira for anulada.
b) se executados, os bens forem suficientes para o pagamento do credor.essa
c) se os bens penhorados forem litigiosos.
d) se o credor desistir da primeira penhora por estarem os bens penhorados em outras execuções.

Sobre execução por quantia certa de devedor solvente, assinale a alternativa incorreta:
a) A arrematação de bens móveis ou semoventes far-se-á em leilão.
b) Se na primeira praça o bem não alcançar lanço superior à importância da avaliação, o juiz designará a realização de segunda praça, existindo, entre ambas, intervalo de 10 a 20 dias.
c) Será ineficaz a alienação de bem gravado com hipoteca, mesmo que o credor hipotecário tenha sido intimado da penhora.incorreta
d) A arrematação será precedida de edital, que conterá, dentre outras coisa, a descrição do bem penhorado, bem como seu valor.

Na execução para entrega de coisa certa, o devedor será intimado para entregar a coisa certa no prazo de:
a) 10 dias
b) 05 dias
c) 15 dias correta
d) 30 dias

Sobre execução para entrega de coisa certa, analise as alternativas abaixo e escolha a resposta correta:
I - Se o devedor entregar o bem ao credor, via de regra extingue -se a execução.
II - Alienada a coisa quando já litigiosa, será expedido mandado contra o terceiro adquirente, que somente será ouvido após depositá-la.
III - Havendo benfeitorias indenizáveis feitas na coisa pelo devedor ou por terceiros, de cujo poder ela houver sido tirada, a liquidação prévia é obrigatória.
a) Apenas as alternativas I e II estão corretas.
b) Apenas as alternativas II e III estão corretas.
c) Apenas as alternativas I e III estão corretas.
d) Todas as alternativas estão corretas. Correta

Nas obrigações de fazer se, no prazo fixado, o devedor não satisfizer a obrigação, o credor poderá:
a) pleitear pela conversão da obrigação em perdas e danos.
b) requerer, nos próprios autos do processo, que ela seja executada à custa do devedor.
c) exercer o direito de preferência, executando a obrigação pessoalmente, em igualdade de condições de oferta ao terceiro.
d) Todas as respostas anteriores estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Paulo requereu o cumprimento provisório da sentença que condenou Fernando a lhe pagar a quantia de cinquenta mil reais em uma demanda que tramitou pelo procedimento comum. À petição em que requereu o início do cumprimento de sentença, Paulo juntou cópia da decisão exequenda, certidão de interposição do recurso de Fernando não dotado de efeito suspensivo e outros documentos necessários ao cumprimento. Ele, ainda, requereu ao juízo no qual o título foi formado que: • o cumprimento de sentença fosse remetido ao juízo da localidade onde Fernando possui bens; • fossem fixados honorários para a fase de cumprimento de sentença; • fosse imposta multa por eventual inadimplemento de Fernando; • dispensassem-no do pagamento de caução, em razão da sua situação de necessidade, que foi demonstrada.
Com relação a essa situação hipotética, é correto afirmar que
A o pedido de remessa à localidade onde Fernando possui bens deve ser rejeitado, porque o cumprimento de sentença é de competência exclusiva do juízo que profere a sentença.
B não cabe o arbitramento de honorários na fase de cumprimento provisório da sentença, porque essa fase processual é um ato facultativo de Paulo.
C Fernando poderá depositar o referido valor com o único intuito de evitar a incidência da multa, ato que não será tido como incompatível com o recurso interposto por ele.Correta
D Paulo poderá ser dispensado do pagamento de caução apenas se tiver firmado com Fernando negócio processual com essa finalidade e devidamente homologado pelo juízo competente.

Determinada ação foi julgada totalmente procedente, concedendo na sentença tutela provisória. O réu interpõe recurso de apelação. Diante dessa situação, é correto afirmar que
A o autor deverá aguardar o julgamento da apelação para dar início ao cumprimento da sentença, tendo em vista que no caso presente o recurso será recebido obrigatoriamente no efeito suspensivo.
B por ser a apelação desprovida de efeito suspensivo, de acordo com a legislação, o autor já poderá dar início ao cumprimento definitivo da sentença.
C o juiz poderá, de ofício, dar início ao cumprimento provisório da sentença.
D caso seja determinado cumprimento provisório de sentença, o réu poderá interpor agravo interno.
E por se tratar de sentença da qual a apelação é desprovida do efeito suspensivo, poderá o autor requerer o cumprimento provisório de sentença. Correto

Sobre o cumprimento de sentença estrangeira, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
(F ) A decisão interlocutória estrangeira não poderá ser executada no Brasil.
(V ) A decisão estrangeira somente terá eficácia no Brasil após a homologação de sentença estrangeira ou a concessão do exequatur às cartas rogatórias.
(V ) É passível de homologação a decisão judicial definitiva, bem como a decisão não judicial que, pela lei brasileira, teria natureza jurisdicional.
(F ) A homologação de sentenças estrangeiras e a concessão de exequatur às cartas rogatórias é de competência derivada do Superior Tribunal de Justiça.
A V – V – F – V.
BF – F – V – V.
CV – F – V – F.
DF – V – F – V.
EF – V – V – F. Correta

Quando a sentença contiver condenação ilíquida ao pagamento de quantia,
A será inviável ao credor promover o cumprimento de sentença, ainda que parte da decisão seja líquida.
B terá lugar liquidação por cálculo, caso o credor não apresente o demonstrativo do débito atualizado.
C terá lugar o arbitramento, se assim exigir a natureza do objeto da liquidação. Correta
D a decisão será inválida porque a condenação deve ser sempre líquida, ainda que o pedido do autor seja genérico.

Paulo ajuizou ação de cobrança contra Fernanda, que foi citada por edital e não contestou o pedido, tornando-se revel e vindo a ser condenada ao pagamento da quantia de 100 mil reais. Iniciada a fase de cumprimento de sentença,
A Fernanda deverá ser intimada para pagar o valor da condenação pelo Diário da Justiça.
B Fernanda deverá ser intimada para pagar o valor da condenação por carta com aviso de recebimento, salvo se residir em edifício de apartamentos.
C Fernanda deverá ser intimada para pagar o valor da condenação por Oficial de Justiça, acrescido de multa de 15% sobre o valor da condenação.
D Fernanda deverá ser intimada, por edital, para pagar o valor da condenação. Correta
E dispensa-se a intimação de Fernanda para o pagamento do valor da condenação, porquanto revel na fase de conhecimento, salvo se relativa ou absolutamente incapaz.

O termo inicial do prazo para apresentar impugnação ao cumprimento de sentença, quando há penhora on-line, conta-se
A da publicação da intimação confirmando o bloqueio bancário, mesmo que o devedor não tenha advogado constituído nos autos.
B da ciência inequívoca do devedor, mesmo que não haja sua intimação formal.correta
C do bloqueio bancário.
D da publicação da decisão do bloqueio bancário.
E da citação do devedor.

O processo de execução ou a fase de cumprimento de sentença:
a) busca, através de atos materiais, obter o resultado que deveria ser alcançado pela voluntária satisfação do interesse subordinante. correta
b) busca a formulação, em sentença definitiva, de uma regra jurídica concreta que discipline a situação litigiosa.
c) leva ao conhecimento do julgador os fatos que constituem o direito alegado pelo o autor.
d) leva ao conhecimento do julgador os fatos alegados pelo réu que extinguem, modificam ou impedem o direito do autor.

Analise as alternativas e escolha a resposta correta:
I - Recaindo mais de uma penhora sobre os mesmos bens, cada credor conservará o seu título de preferência.
II - A execução se faz por conta e risco do credor.
III - Quando a execução puder ser realizada por vários meios, deverá ser feita pela forma menos gravosa para o devedor.
a) Apenas as alternativas I e II estão corretas.
b) Apenas as alternativas II e III estão corretas.
c) Apenas as alternativas I e III estão corretas.
d) Todas as alternativas estão corretas. CORRETA

Não constitui título executivo extrajudicial:
a) a letra de câmbio e a duplicata.
b) os contratos garantidos por hipoteca, o penhor e a caução.
c) a sentença judicial condenatória transitada em julgado.correta
d) o documento particular assinado pelo devedor e por duas testemunhas.

A execução para cobrança de crédito deve-se fundar em título líquido, certo e exigível. Se a condenação constante no título judicial depender de novos documentos, deverá haver, primeiramente, a liquidação. A liquidação por arbitramento é feita quando:
a) a determinação do quantum depender de mero cálculo aritmético.
b) determinado pela sentença, convencionado pelas partes ou exigido pela natureza do objeto da liquidação; correta
c) para determinar o valor da condenação, houver necessidade de se alegar e provar fato novo.
d) nenhuma das respostas anteriores.

A execução é provisória quando tem por título uma sentença impugnada por recurso com efeito apenas devolutivo. Não é correto afirmar sobre a execução provisória:
a) corre por iniciativa, conta e responsabilidade do exeqüente, que se obriga, se a sentença for reformada, a reparar os danos que o executado haja sofrido.
b) fica sem efeito, sobrevindo acórdão que modifique ou anule a sentença objeto da execução, restituindo-se as partes ao estado anterior e liquidados eventuais prejuízos nos mesmos autos, por arbitramento.
c) o levantamento de depósito em dinheiro e a prática de atos que importem alienação de propriedade ou dos quais possa resultar grave dano ao executado dependem de caução suficiente e idônea, arbitrada de plano pelo juiz e prestada nos próprios autos.
d) se a sentença provisória for modificada ou anulada apenas em parte, toda a execução ficará sem efeito a execução.Correta

Nos embargos à execução, o executado pode alegar:
a) inexequibilidade do título ou inexigibilidade da obrigação;
b) penhora incorreta ou avaliação errônea;
c) excesso de execução ou cumulação indevida de execuções;
d) Todas as alternativas estão corretas. Correta

Assinale a alternativa correta. É nula a execução:
a) se o título executivo extrajudicial não corresponder a obrigação certa, líquida e exigível.
b) se o executado não for regularmente citado.
c) se instaurada antes de se verificar a condição ou de ocorrido o termo.
d) em todos os casos acima previstos. Correta

Na execução por quantia certa, se o Oficial de Justiça não encontrar o executado para citá-lo, poderá, independentemente de qualquer determinação judicial:
a) seqüestrar tantos bens quanto bastem para garantir a execução.
b) arrestar tantos bens quanto bastem para garantir a execução.
c) penhorar tantos bens quanto bastem para garantir a execução. Correta
d) apreender tantos bens quanto bastem para garantir a execução.

Assinale a alternativa incorreta:
a) O executado será citado para, no prazo de 24 horas, efetuar o pagamento da dívida ou indicar bens à penhora. essa
b) Não efetuado o pagamento pelo devedor citado, o oficial de justiça procederá de imediato à penhora de bens e a sua avaliação, lavrando-se o respectivo auto e de tais atos intimando, na mesma oportunidade, o executado.
c) O credor poderá, na inicial da execução, indicar bens a serem penhorados.
d) O juiz poderá, de ofício ou a requerimento do exeqüente, determinar, a qualquer tempo, a intimação do executado para indicar bens passíveis de penhora.

Far-se-á segunda penhora no processo de execução, exceto:
a) se a primeira for anulada.
b) se executados, os bens forem suficientes para o pagamento do credor.essa
c) se os bens penhorados forem litigiosos.
d) se o credor desistir da primeira penhora por estarem os bens penhorados em outras execuções.

Sobre execução por quantia certa de devedor solvente, assinale a alternativa incorreta:
a) A arrematação de bens móveis ou semoventes far-se-á em leilão.
b) Se na primeira praça o bem não alcançar lanço superior à importância da avaliação, o juiz designará a realização de segunda praça, existindo, entre ambas, intervalo de 10 a 20 dias.
c) Será ineficaz a alienação de bem gravado com hipoteca, mesmo que o credor hipotecário tenha sido intimado da penhora.incorreta
d) A arrematação será precedida de edital, que conterá, dentre outras coisa, a descrição do bem penhorado, bem como seu valor.

Na execução para entrega de coisa certa, o devedor será intimado para entregar a coisa certa no prazo de:
a) 10 dias
b) 05 dias
c) 15 dias correta
d) 30 dias

Sobre execução para entrega de coisa certa, analise as alternativas abaixo e escolha a resposta correta:
I - Se o devedor entregar o bem ao credor, via de regra extingue -se a execução.
II - Alienada a coisa quando já litigiosa, será expedido mandado contra o terceiro adquirente, que somente será ouvido após depositá-la.
III - Havendo benfeitorias indenizáveis feitas na coisa pelo devedor ou por terceiros, de cujo poder ela houver sido tirada, a liquidação prévia é obrigatória.
a) Apenas as alternativas I e II estão corretas.
b) Apenas as alternativas II e III estão corretas.
c) Apenas as alternativas I e III estão corretas.
d) Todas as alternativas estão corretas. Correta

Nas obrigações de fazer se, no prazo fixado, o devedor não satisfizer a obrigação, o credor poderá:
a) pleitear pela conversão da obrigação em perdas e danos.
b) requerer, nos próprios autos do processo, que ela seja executada à custa do devedor.
c) exercer o direito de preferência, executando a obrigação pessoalmente, em igualdade de condições de oferta ao terceiro.
d) Todas as respostas anteriores estão corretas.

Prévia do material em texto

Questões de processo civil
Nome:_________________________________________________________Série: _______
1. Ano: 2019 Banca: CESPE Órgão: TJ-PR Prova: CESPE - 2019 - TJ-PR - Juiz Substituto
Paulo requereu o cumprimento provisório da sentença que condenou Fernando a lhe pagar a quantia de cinquenta mil reais em uma demanda que tramitou pelo procedimento comum. À petição em que requereu o início do cumprimento de sentença, Paulo juntou cópia da decisão exequenda, certidão de interposição do recurso de Fernando não dotado de efeito suspensivo e outros documentos necessários ao cumprimento. Ele, ainda, requereu ao juízo no qual o título foi formado que:
• o cumprimento de sentença fosse remetido ao juízo da localidade onde Fernando possui bens; • fossem fixados honorários para a fase de cumprimento de sentença; • fosse imposta multa por eventual inadimplemento de Fernando; • dispensassem-no do pagamento de caução, em razão da sua situação de necessidade, que foi demonstrada.
Com relação a essa situação hipotética, é correto afirmar que
· A o pedido de remessa à localidade onde Fernando possui bens deve ser rejeitado, porque o cumprimento de sentença é de competência exclusiva do juízo que profere a sentença.
· B não cabe o arbitramento de honorários na fase de cumprimento provisório da sentença, porque essa fase processual é um ato facultativo de Paulo.
· C Fernando poderá depositar o referido valor com o único intuito de evitar a incidência da multa, ato que não será tido como incompatível com o recurso interposto por ele.Correta
· D Paulo poderá ser dispensado do pagamento de caução apenas se tiver firmado com Fernando negócio processual com essa finalidade e devidamente homologado pelo juízo competente.
2. Ano: 2017 Banca: VUNESP Órgão: Câmara de Altinópolis - SP Prova: VUNESP - 2017 - Câmara de Altinópolis - SP - Procurador Jurídico
Determinada ação foi julgada totalmente procedente, concedendo na sentença tutela provisória. O réu interpõe recurso de apelação. Diante dessa situação, é correto afirmar que
· A o autor deverá aguardar o julgamento da apelação para dar início ao cumprimento da sentença, tendo em vista que no caso presente o recurso será recebido obrigatoriamente no efeito suspensivo.
· B por ser a apelação desprovida de efeito suspensivo, de acordo com a legislação, o autor já poderá dar início ao cumprimento definitivo da sentença.
· C o juiz poderá, de ofício, dar início ao cumprimento provisório da sentença.
· D caso seja determinado cumprimento provisório de sentença, o réu poderá interpor agravo interno.
· E por se tratar de sentença da qual a apelação é desprovida do efeito suspensivo, poderá o autor requerer o cumprimento provisório de sentença. Correto
3. Ano: 2019 Banca: NC-UFPR Órgão: ITAIPU BINACIONAL Prova: NC-UFPR - 2019 - ITAIPU BINACIONAL - Profissional de Nível Universitário Jr - Direito
Sobre o cumprimento de sentença estrangeira, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
(F ) A decisão interlocutória estrangeira não poderá ser executada no Brasil.
(V ) A decisão estrangeira somente terá eficácia no Brasil após a homologação de sentença estrangeira ou a concessão do exequatur às cartas rogatórias.
(V ) É passível de homologação a decisão judicial definitiva, bem como a decisão não judicial que, pela lei brasileira, teria natureza jurisdicional.
(F ) A homologação de sentenças estrangeiras e a concessão de exequatur às cartas rogatórias é de competência derivada do Superior Tribunal de Justiça.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
· A V – V – F – V.
· BF – F – V – V.
· CV – F – V – F.
· DF – V – F – V.
· EF – V – V – F. Correta
4. Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: TJ-SP Prova: VUNESP - 2018 - TJ-SP - Juiz Substituto
Quando a sentença contiver condenação ilíquida ao pagamento de quantia,
· A será inviável ao credor promover o cumprimento de sentença, ainda que parte da decisão seja líquida.
· Bterá lugar liquidação por cálculo, caso o credor não apresente o demonstrativo do débito atualizado.
· C terá lugar o arbitramento, se assim exigir a natureza do objeto da liquidação. Correta
· D a decisão será inválida porque a condenação deve ser sempre líquida, ainda que o pedido do autor seja genérico.
5. Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: MPE-PE Prova: FCC - 2018 - MPE-PE - Analista Ministerial - Área Jurídica
Paulo ajuizou ação de cobrança contra Fernanda, que foi citada por edital e não contestou o pedido, tornando-se revel e vindo a ser condenada ao pagamento da quantia de 100 mil reais. Iniciada a fase de cumprimento de sentença,
· A Fernanda deverá ser intimada para pagar o valor da condenação pelo Diário da Justiça.
· BFernanda deverá ser intimada para pagar o valor da condenação por carta com aviso de recebimento, salvo se residir em edifício de apartamentos.
· CFernanda deverá ser intimada para pagar o valor da condenação por Oficial de Justiça, acrescido de multa de 15% sobre o valor da condenação.
· DFernanda deverá ser intimada, por edital, para pagar o valor da condenação. Correta
· Edispensa-se a intimação de Fernanda para o pagamento do valor da condenação, porquanto revel na fase de conhecimento, salvo se relativa ou absolutamente incapaz.
6. Ano: 2018 Banca: FEPESE Órgão: PGE-SC Prova: FEPESE - 2018 - PGE-SC - Procurador do Estado
Em relação ao cumprimento de sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia, é correto afirmar:
· APara que se inicie o cumprimento de sentença, há necessidade de requerimento do credor. Correta
· BOcorrendo o pagamento integral e voluntário no prazo de 15 dias após a intimação do requerimento do credor, o valor dos honorários advocatícios será reduzido pela metade.
· CEm caso de sentença impugnada por recurso sem efeito suspensivo, o cumprimento provisório de sentença ocorrerá exatamente da mesma forma que o definitivo.
· DO prazo para apresentação da impugnação ao cumprimento de sentença decorrente de obrigação de pagar quantia fluirá em conjunto com o prazo para pagamento voluntário da obrigação.
· ENa impugnação, o devedor poderá, dentre outras matérias, opor qualquer causa modificativa ou extintiva da obrigação, ainda que anterior à decisão que reconheceu a obrigação em discussão.
7. Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: PGM - João Pessoa - PB Prova: CESPE - 2018 - PGM - João Pessoa - PB - Procurador do Município
Roberto ajuizou ação de indenização por danos materiais e morais contra um município. Após o regular processamento da ação, o juízo de primeiro grau julgou procedente o pedido e condenou o município a pagar o equivalente a noventa salários mínimos a Roberto. O condenado interpôs recurso, mas o tribunal manteve a sentença, e o processo transitou em julgado. Em razão do não cumprimento espontâneo da condenação, Roberto apresentou petição de cumprimento de sentença. 
Caso a petição apresentada por Roberto esteja regular, o juiz determinará a
· A citação da procuradoria para, no prazo de trinta dias, promover o pagamento do valor da obrigação ou para apresentar embargos, sob pena de penhora de bens.
· B intimação da procuradoria para, no prazo de quinze dias, promover o pagamento do valor da obrigação, sob pena de incidência de multa no percentual de 10%.
· Cintimação do prefeito municipal para, no prazo de quinze dias, pagar o valor da obrigação ou incluir no orçamento municipal do ano seguinte o valor da condenação acrescido de multa no percentual de 10%.
· Dexpedição imediata de ordem de pagamento de precatório no valor da condenação, acrescido de multa no percentual de 10%.
· Eintimação da procuradoria para, no prazo de trinta dias, promover o pagamento do valor da obrigação ou para apresentar impugnação, o que, caso não seja feito no prazo legal, ensejará a expedição de ordem de pagamento de precatório.Correta
8. Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: MPE-SP Prova: VUNESP - 2018 - MPE-SP - Analista Jurídico do Ministério Público
Assinale a alternativa correta a respeito do procedimento de cumprimento da sentença, disciplinado no Código de ProcessoCivil.
· A A autocomposição judicial pode envolver sujeito estranho ao processo e versar sobre relação jurídica que não tenha sido deduzida em juízo. Correta
· BA decisão judicial transitada em julgado não poderá ser levada a protesto.
· CA decisão homologatória de autocomposição extrajudicial de qualquer natureza é título executivo extrajudicial.
· DO cumprimento da sentença poderá ser promovido em face do fiador, do coobrigado ou do corresponsável que não tiver participado da fase de conhecimento.
· EHá um procedimento especial e benéfico à Fazenda Pública para o caso de cumprimento de sentença que impõe ao ente público o pagamento de quantia certa ou a obrigação de fazer, não fazer e entregar coisa.
9. Ano: 2018 Banca: FUNRIO Órgão: AL-RR Prova: FUNRIO - 2018 - AL-RR - Procurador
A tutela jurisdicional executiva busca a satisfação do direito já acertado ou definido em titulo judicial ou extrajudicial. 
Assinale a alternativa que contenha somente títulos executivos judiciais.
· Ao instrumento de transação referendado pelo Ministério Público ou por conciliador ou mediador credenciado por tribunal e o formal e a certidão de partilha.
· Ba sentença arbitral e a decisão homologatória de autocomposição extrajudicial de qualquer natureza.correta
· Ca certidão de dívida ativa da Fazenda Pública da União e a sentença estrangeira homologada pelo Superior Tribunal de Justiça.
· Da debênture e a sentença penal condenatória transitada em julgado.
10. Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: TJ-RJ Prova: VUNESP - 2018 - TJ-RJ - Juiz Leigo
O termo inicial do prazo para apresentar impugnação ao cumprimento de sentença, quando há penhora on-line, conta-se
· Ada publicação da intimação confirmando o bloqueio bancário, mesmo que o devedor não tenha advogado constituído nos autos.
· Bda ciência inequívoca do devedor, mesmo que não haja sua intimação formal.correta
· Cdo bloqueio bancário.
· Dda publicação da decisão do bloqueio bancário.
· Eda citação do devedor.
11. O processo de execução ou a fase de cumprimento de sentença:
a) busca, através de atos materiais, obter o resultado que deveria ser alcançado pela voluntária satisfação do interesse subordinante. correta
b) busca a formulação, em sentença definitiva, de uma regra jurídica concreta que discipline a situação litigiosa.
c) leva ao conhecimento do julgador os fatos que constituem o direito alegado pelo o autor.
d) leva ao conhecimento do julgador os fatos alegados pelo réu que extinguem, modificam ou impedem o direito do autor.
12. Analise as alternativas e escolha a resposta correta:
I - Recaindo mais de uma penhora sobre os mesmos bens, cada credor conservará o seu título de preferência.
II - A execução se faz por conta e risco do credor.
III - Quando a execução puder ser realizada por vários meios, deverá ser feita pela forma menos gravosa para o devedor.
a) Apenas as alternativas I e II estão corretas. 
b) Apenas as alternativas II e III estão corretas.
c) Apenas as alternativas I e III estão corretas.
d) Todas as alternativas estão corretas. CORRETA
13. Não constitui título executivo extrajudicial:
a) a letra de câmbio e a duplicata. 
b) os contratos garantidos por hipoteca, o penhor e a caução.
c) a sentença judicial condenatória transitada em julgado.correta
d) o documento particular assinado pelo devedor e por duas testemunhas.
14. A execução para cobrança de crédito deve-se fundar em título líquido, certo e exigível. Se a condenação constante no título judicial depender de novos documentos, deverá haver, primeiramente, a liquidação. A liquidação por arbitramento é feita quando:
a) a determinação do quantum depender de mero cálculo aritmético. 
b) determinado pela sentença, convencionado pelas partes ou exigido pela natureza do objeto da liquidação; correta
c) para determinar o valor da condenação, houver necessidade de se alegar e provar fato novo.
d) nenhuma das respostas anteriores.
15. A execução é provisória quando tem por título uma sentença impugnada por recurso com efeito apenas devolutivo. Não é correto afirmar sobre a execução provisória:
a) corre por iniciativa, conta e responsabilidade do exeqüente, que se obriga, se a sentença for reformada, a reparar os danos que o executado haja sofrido. 
b) fica sem efeito, sobrevindo acórdão que modifique ou anule a sentença objeto da execução, restituindo-se as partes ao estado anterior e liquidados eventuais prejuízos nos mesmos autos, por arbitramento.
c) o levantamento de depósito em dinheiro e a prática de atos que importem alienação de propriedade ou dos quais possa resultar grave dano ao executado dependem de caução suficiente e idônea, arbitrada de plano pelo juiz e prestada nos próprios autos.
d) se a sentença provisória for modificada ou anulada apenas em parte, toda a execução ficará sem efeito a execução.Correta
16. Nos embargos à execução, o executado pode alegar:
a) inexequibilidade do título ou inexigibilidade da obrigação; 
b) penhora incorreta ou avaliação errônea;
c) excesso de execução ou cumulação indevida de execuções;
d) Todas as alternativas estão corretas. Correta
17. Assinale a alternativa correta. É nula a execução:
a) se o título executivo extrajudicial não corresponder a obrigação certa, líquida e exigível. 
b) se o executado não for regularmente citado.
c) se instaurada antes de se verificar a condição ou de ocorrido o termo.
d) em todos os casos acima previstos. Correta
18. Na execução por quantia certa, se o Oficial de Justiça não encontrar o executado para citá-lo, poderá, independentemente de qualquer determinação judicial:
a) seqüestrar tantos bens quanto bastem para garantir a execução. 
b) arrestar tantos bens quanto bastem para garantir a execução.
c) penhorar tantos bens quanto bastem para garantir a execução. Correta
d) apreender tantos bens quanto bastem para garantir a execução.
19. Assinale a alternativa incorreta:
a) O executado será citado para, no prazo de 24 horas, efetuar o pagamento da dívida ou indicar bens à penhora. essa
b) Não efetuado o pagamento pelo devedor citado, o oficial de justiça procederá de imediato à penhora de bens e a sua avaliação, lavrando-se o respectivo auto e de tais atos intimando, na mesma oportunidade, o executado.
c) O credor poderá, na inicial da execução, indicar bens a serem penhorados.
d) O juiz poderá, de ofício ou a requerimento do exeqüente, determinar, a qualquer tempo, a intimação do executado para indicar bens passíveis de penhora.
20. Far-se-á segunda penhora no processo de execução, exceto:
a) se a primeira for anulada. 
b) se executados, os bens forem suficientes para o pagamento do credor.essa
c) se os bens penhorados forem litigiosos.
d) se o credor desistir da primeira penhora por estarem os bens penhorados em outras execuções.
21. Sobre execução por quantia certa de devedor solvente, assinale a alternativa incorreta:
a) A arrematação de bens móveis ou semoventes far-se-á em leilão. 
b) Se na primeira praça o bem não alcançar lanço superior à importância da avaliação, o juiz designará a realização de segunda praça, existindo, entre ambas, intervalo de 10 a 20 dias.
c) Será ineficaz a alienação de bem gravado com hipoteca, mesmo que o credor hipotecário tenha sido intimado da penhora.incorreta
d) A arrematação será precedida de edital, que conterá, dentre outras coisa, a descrição do bem penhorado, bem como seu valor.
22. Na execução para entrega de coisa certa, o devedor será intimado para entregar a coisa certa no prazo de:
a) 10 dias 
b) 05 dias
c) 15 dias correta
d) 30 dias
23. Sobre execução para entrega de coisa certa, analise as alternativas abaixo e escolha a resposta correta:
I - Se o devedor entregar o bem ao credor, via de regra extingue-se a execução.
II - Alienada a coisa quando já litigiosa, será expedido mandado contra o terceiro adquirente, que somente será ouvido após depositá-la. 
III - Havendo benfeitorias indenizáveis feitas na coisa pelo devedor ou por terceiros, de cujo poder ela houver sido tirada, a liquidação prévia é obrigatória.
a) Apenas as alternativas I e II estãocorretas. 
b) Apenas as alternativas II e III estão corretas.
c) Apenas as alternativas I e III estão corretas.
d) Todas as alternativas estão corretas. Correta
24. Nas obrigações de fazer se, no prazo fixado, o devedor não satisfizer a obrigação, o credor poderá:
a) pleitear pela conversão da obrigação em perdas e danos. 
b) requerer, nos próprios autos do processo, que ela seja executada à custa do devedor.
c) exercer o direito de preferência, executando a obrigação pessoalmente, em igualdade de condições de oferta ao terceiro.
d) Todas as respostas anteriores estão corretas. Correta
 
25. Sobre execução da prestação alimentícia, é incorreto afirmar:
a) Se o inadimplemento do devedor for escusável, o juiz decretará a prisão civil do executado. 
b) Poderá ser executada por três formas: execução por quantia certa; execução com prisão civil ou execução mediante desconto em folha de pagamento. Incorreta
c) O devedor citado poderá: pagar as prestações; provar que já efetuou o pagamento ou justificar o inadimplemento.
d) Se o juiz decretar a prisão do devedor inadimplente, este poderá valer-se de duas medidas: habeas corpus ou agravo de instrumento.
26. Assinale a alternativa correta. 
Ficam sujeitos à execução os bens: 
I - do sócio, nos termos da lei.
II - do devedor, quando em poder de terceiros.
III - do cônjuge, mesmo se seus bens não respondem pela dívida.
IV - alienados ou gravados com ônus real em fraude de execução.
a) I, II e III. 
b) I, II e IV. Correta
c) II, III e IV.
d) Todas estão corretas.
27. O devedor que quiser se opor à execução de título executivo extrajudicial deverá:
a) garantir o juízo mediante caução prestada ao exeqüente. 
b) garantir o juízo mediante a penhora ou depósito da coisa.
c) opor-se através de embargos à execução. Correta
d) requerer caução ao exeqüente para garantir eventuais prejuízos que venha ocorrer.
28. "A" recebeu um cheque de "B". No entanto, ao ser descontado, o cheque não foi pago pelo banco por falta de fundos. Ainda não tendo prescrito a executoriedade do cheque, o credor "A" poderá:
a) ingressar apenas com ação de conhecimento condenatória contra "B", para que este efetue o pagamento da ordem do título. 
b) ingressar com ação de indenização contra "B", pois o cheque não poderá ser pago pois ainda não prescreveu.
c) executar "B" diretamente, mediante o título executivo extrajudicial, uma vez que ainda não prescreveu.correta
d) executar "B" diretamente, sob pena de prisão civil.
 
29. Na execução contra a Fazenda Pública, não há penhora, em regra, porque:
a) os bens públicos não estão sujeitos a atos de constrição judicial. Correta
b) a Fazenda Pública não pode efetuar o pagamento do débito em vinte e quatro horas.
c) a Fazenda Pública não pode efetuar o pagamento do débito em três dias.
d) o interesse da Fazenda Pública é disponível.
 
30. Na execução de prestação alimentícia, depois de cumprida a prisão pelo devedor:
a) extingue-se a execução. 
b) extingue-se a obrigação do devedor.
c) o devedor poderá ser novamente preso, caso não pague essas mesmas prestações vencidas.
d) a obrigação poderá ser novamente executada pelo rito da penhora. Correta
Gabarito 
1. C
2. E
3. E
4. C
5. D
6. A
7. E
8. A
9. B
10. B
11. A
12. D
13. C
14. B
15. D
16. D
17. D
18. B
19. A
20. B
21. C
22. C
23. D
24. D
25. A
26. B
27. C
28. C
29. A
30. D

Mais conteúdos dessa disciplina