Buscar

Apol 3 lingua portuguesa topicos gramaticais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Atente para a seguinte informação:
“Frase, oração e período são fatores constituintes de qualquer texto escrito em prosa, pois o mesmo compõe-se de uma sequência lógica de ideias, todas organizadas e dispostas em parágrafos minuciosamente construídos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Frase, oração, período. Brasil Escola. <http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/frase-oracao-periodo.htm>. Acesso em 13 de dez. 2016.
Considerando estas informações e os conteúdos abordados no livro-base Língua Portuguesa: Elementos essenciais e acessórios para análise sintática sobre o conceito oração, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma oração simples:
Nota: 10.0
	A	Que chuva forte!
	B	
Que beleza!
	C	
O lanche estava delicioso.
Você acertou!
Comentário: A Alternativa correta é esta porque esta é a única oração que contém, um verbo (estava) “Os estudantes realizaram as provas com muita atenção” é uma oração, já que possui um verbo (realizaram) que é o mínimo para classificar uma oração. (livro-base, p. 22).
 
	D	
Cada macaco no seu galho!
	E	Casa de ferreiro, espeto de pau
Questão 2/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Atente para a frase a seguir:
"Precisa-se de dentista".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Link: http://www.classificados-brasil.com/meus-anuncios+sao-paulo-empregos+45-368333.html. Acesso em 25 out. 2016.
 
Considerando os conteúdos do livro-base Língua Portuguesa: Elementos essenciais e acessórios para análise sintática sobre os tipos de sujeito, assinale a alternativa que contém o tipo de sujeito da oração dada acima (Precisa-de de dentista).
 
Nota: 10.0
	A	
simples
	B	composto
	C	indeterminado
Você acertou!
Comentário: o verbo da oração em questão (“Precisa-se de dentista”) é transitivo indireto, que está na terceira pessoa do singular, acompanhado do pronome “se” (índice de indeterminação do sujeito), fato este que justifica a indeterminação do sujeito conforme o teste comprova (Quem precisa de manicure com experiência? Resposta: alguém) (livro-base, p. 37,38). Segundo o livro-base, sujeito indeterminado “é aquele que, mesmo existindo, não se pode (ou não se quer) determinar.
	D	
oculto
	E	inexistente
Questão 3/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Leia o extrato de texto:
“Ao mesmo tempo em que empregamos fonemas para constituir as palavras, estas se agrupam em frases em uma disposição tal que tenham um significado para o ouvinte ou leitor. ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; SANTOS, Lara Ferreira dos; MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira (Org.). Libras: Aspectos Fundamentais. Curitiba: Intersaberes, 2013 p. 18.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para a análise sintática, assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de frase.
Nota: 10.0
	A	
Frase é a menor unidade linguística que se caracteriza pela ausência de um verbo.
	B	
Não existe frase com apenas uma só palavra.
	C	
Frase é uma unidade linguística que se caracteriza pela presença obrigatória de, pelo menos, um verbo flexionado, acompanhado ou não de verbo auxiliar.
	D	
Frase é uma unidade linguística que expressa uma ideia; graficamente começa com letra maiúscula e termina com um ponto (final, de exclamação, de interrogação ou reticências)
Você acertou!
Comentário: A questão está correta, pois: “Frase é uma unidade linguística que, na situação comunicativa, expressa uma ideia; caracteriza-se graficamente por iniciar-se com letra maiúscula e terminar com um ponto (final, de exclamação, de interrogação ou reticências) ”. (livro-base, p. 19)
	E	
Chamam-se frases nominais as que se apresentam sem pronomes, preposições ou advérbios.
Questão 4/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Atente para a seguinte passagem de texto:
“Voz verbal é a forma pela qual o verbo se relaciona com o sujeito da oração, designando-o como agente, paciente ou agente e paciente de uma ação verbal. O verbo pode apresentar-se em três vozes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SARNENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. 2 ed. rev. São Paulo: Moderna, 2005. p. 256.
 
Tendo em vista os conteúdos abordados no livro-base Língua Portuguesa: Elementos essenciais e acessórios para análise sintática sobre as vozes verbais, assinale a alternativa que corresponde à voz do verbo da oração a seguir:   “Os genes de alguns animais foram congelados por cientistas”
Nota: 10.0
	A	
ativa
	B	
passiva
Você acertou!
Comentário: O verbo está na voz passiva, pois o sujeito (os genes de alguns animais) é o paciente da ação expressa pela locução verbal “foram congelados” ( livro- base p. 88)
	C	
reflexiva
	D	opositiva
	E	expositiva
Questão 5/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Considere a seguinte citação:
“Às vezes, não é possível dizer quem pratica a ação ou não se quer identificar claramente o sujeito da oração. Nesse caso, temos um sujeito indeterminado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SARNENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. 2 ed. rev. São Paulo: Moderna, 2005. p. 330
Levando em conta o trecho acima e os conteúdos do livro-base Língua Portuguesa: Elementos essenciais e acessórios para análise sintática, assinale a alternativa que apresenta uma sentença com sujeito indeterminado:
Nota: 10.0
	A	Fizeram alterações no relatório da empresa.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque só ela apresenta sujeito indeterminado já que “fizeram” está na terceira pessoa do plural e não há sujeito expresso ou subentendido pelo contexto da oração (livro-base, p. 37), ou seja, se for feita a pergunta para o verbo (Quem fez as alterações no relatório da empresa?, responde-se “Alguém”, mas não é possível determinar quem é esse “alguém”).  Sujeito indeterminado é aquele que, mesmo existindo, não se pode ( ou não se quer) determinar. Esse tipo de sujeito ocorre em dois tipos de construções:  Com o verbo da oração na terceira pessoa do plural, sem que haja sujeito expresso ou subentendido pelo contexto ou com o verbo na terceira pessoa do singular + se (livro base p. 38 -39). A alternativa b está incorreta, pois apresenta o verbo haver com o sentido de acontecer, o que indica oração sem sujeito ( livro base p 44). A letra c apresenta uma oração com sujeito simples, representado pelo pronome pessoal nós ( livro base p. 39).  As alternativas D e E também apresentam sujeito simples, cujo núcleo é um substantivo) ( Várias reclamações e Os relatórios) (livro-base p. 36)
	B	
Eles estão na frente da escola. 
 
	C	
Nós faremos todo o trabalho.
	D	
Várias reclamações chegaram à ouvidoria.
	E	
Os relatórios da empresa estão atrasados.
Questão 6/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Considere a seguinte passagem de texto: 
“Quando um verbo exprime ideia de ação, ele pode flexionar-se para indicar quem pratica e quem recebe essa ação. A essa flexão do verbo damos o nome de voz verbal. A voz verbal leva em conta o comportamento do sujeito da oração e pode ser de três tipos: ativa, passiva ou reflexiva”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, Mauro. Aprender e praticar Gramática. ed. renovada. São Paulo: FTD, 2007. p. 253.
 
De acordo com os conhecimentos adquiridos no livro-base Língua Portuguesa: Elementos essenciais e acessórios para análise sintática sobre as vozes verbais, relacione as orações listadas a seguir a uma das três formas de o verbo expressar corretamente a sua relação com o sujeito.
 
(1) Voz ativa
(2) Voz passiva
(3) Voz reflexiva
 
(  ) As crianças atiraram-se na piscina.
( ) As fotos foram guardadas por nós.
( ) O temporal destruiu muitas casas.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta
a sequência correta:
Nota: 10.0
	A	
1 – 3 – 2
	B	
3 – 2 – 1
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a letra b) 3 – 2 – 1 . Na primeira oração, o verbo (atiraram-se) está na voz ativa reflexiva, pois o sujeito (As crianças) é agente e paciente da ação expressa pelo verbo (livro-base, p. 88). Na segunda oração, a locução verbal (foram guardadas) está na voz passiva, porque o sujeito (As fotos) é o paciente da ação expressa pelo verbo (livro-base, p. 88). Na terceira oração, o verbo (destruiu) está na voz ativa, pois o sujeito (O temporal) é o agente da ação expressa pelo verbo (livro-base, p. 88)
	C	
3 – 3 – 1
	D	2 – 1 – 3
	E	
1 – 2 – 1
Questão 7/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Leia o extrato de texto:
“Podemos concluir [...] que frase e período não são, necessariamente, o mesmo conceito. Isso porque está implícita, na constituição do período, a presença de, pelo menos, uma oração.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Tania Maria Steigleder da...[et.al.]. Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para a análise sintática.  Curitiba: Intersaberes, 2013 p. 25.
Considerando os conteúdos do livro-base Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para a análise sintática assinale a alternativa que apresenta corretamente a classificação do período:
Nota: 10.0
	A	
Simples e completo.
	B	
Simples e composto.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “Podemos classificar o período em: * SIMPLES – formado por uma só oração; COMPOSTO – formado por duas ou mais orações.” (livro-base, p. 25).
	C	Fácil e complexo.
	D	
Simples e complicado.
	E	
Comum e composto.
Questão 8/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Leia o extrato de texto:
“Podemos concluir, pela definição, que frase e período não são, necessariamente, o mesmo conceito. Isso porque está implícita, na constituição do período, a presença de, pelo menos, uma oração. ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; SANTOS, Lara Ferreira dos; MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira (Org.). Libras: Aspectos Fundamentais. Curitiba: Intersaberes, 2013 p. 25.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para a análise sintática, sobre o conceito de oração, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	A	
É em torno dos pronomes que se arranjam os demais termos de uma oração.
	B	
Em uma frase, existe apenas uma única oração.
	C	
Oração é toda sentença inciada com letra maiúscula.
	D	
Oração é uma frase, ou parte de uma frase, que contém um verbo expresso ou subentendido.
Você acertou!
Comentário: A questão está correta, pois: “Oração é uma frase, ou parte de uma frase, que contém um verbo expresso ou subentendido. [...] Vemos, assim, que a oração apresenta uma exigência: a presença de um verbo”. (livro-base, p. 22)
	E	
Todas as frases, não importa seus elementos, são consideradas orações.
Questão 9/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Leia o extrato de texto:
“o complemento nominal, ou seja, aquele que completa o sentido de um nome [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Tania Maria Steigleder da...[et.al.]. Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para a análise sintática.  Curitiba: Intersaberes, 2013 p. 82.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Língua Portuguesa: elementos essenciais e acessórios para a análise sintática, sobre o complemento nominal, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	A	
O complemento nominal é um termo que complementa verbos regulares.
	B	
O substantivo, o adjetivo e o advérbio são nomes que podem pedir complemento nominal.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “O complemento nominal é um termo que completa um nome. O substantivo, o adjetivo e o advérbio são nomes que podem pedir complemento nominal” (livro-base, p. 85).
	C	
Complemento nominal é como são denominados os sobrenomes de pessoas influentes.
	D	
Substantivos, adjetivos e advérbios não admitem o uso de complementos nominais
	E	
O complemento nominal é sempre regido de verbo de ligação.
Questão 10/10 - Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais
Atente para as seguintes informações:
“O período é um enunciado com sentido completo construído por uma ou mais orações. Quando há apenas uma oração, [...] ele é chamado de período simples; quando há [duas ou mais orações], ele é chamado de período composto”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARAÚJO, Luciana Kuchenbecker. Período simples. <http://portugues.uol.com.br/gramatica/periodo-simples.html>. Acesso em 15 dez. 2016.
 
Conforme o texto acima e os conteúdos abordados no livro-base Língua Portuguesa: Elementos essenciais e acessórios para análise sintática sobre o conceito de período, assinale a alternativa em que temos um período composto:
Nota: 10.0
	A	O destino do homem é a felicidade.
	B	Você merece a felicidade.
	C	O que move o ser humano é o amor.
	D	Você move montanhas.
	E	Como sou seu amigo, tudo farei para que você seja feliz.
Você acertou!
Comentário: “Período simples é formado por apenas uma só oração e período composto é formado por duas ou mais oração”, no caso da frase:  “Como sou seu amigo, tudo farei para que você seja feliz”. Os verbos sou, farei e seja, caracterizam a frase como um período composto, fazendo assim a alternativa “e” correta. (Livro-base, p. 25)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando