Buscar

Relatório Cautelar de Vizinhaça

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Acre
Bacharelado em Engenharia Civil
Construção Civil I:
RELATÓRIO CAUTELAR DE VIZINHANÇA
Doscente:
Prof. Msc. Fernando da Silva Souza
Discentes:
Vitor Dourado Margarido
Jalles Vinícius Silva de Carvalho
Rio Branco, Acre
Novembro de 2016
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
VITOR DOURADO MARGARIDO
JALLES VINÍCIUS SILVA DE CARVALHO
RELATÓRIO CAUTELAR DE VIZINHANÇA
RIO BRANCO, ACRE
NOVEMBRO DE 2016
Sumário
1. Introdução ..........................................................................3
2. Relatório de Cautelar de Vizinhança .................................4
3. Informações da Obra..........................................................6
4. Croqui de Localização.........................................................6
5. Conclusão...........................................................................6
6. Relatório Fotográfico.........................................................7
Introdução
 O presente documento apresenta um Relatório Cautelar de Vizinhança. Seu principal objetivo é apurar o estado de conservação de imóveis próximos ao local de onde pretende-se construir. 
 Este documento atua como uma garantia a reclamações por danos e prejuízos indevidos, pois a partir da elaboração deste, uma empresa tem como saber se o problema já existia ou se foi realmente causado pela construção realizada. Logo, é uma segurança às construtoras em situações extremas, como embates judiciais.
 Verificando todos as patologias encontradas previamente à realização da obra, além dos possíveis impactos gerados por esta, o documento se torna um argumento para barateio do valor do seguro da obra.
RELATÓRIO CAUTELAR DE VIZINHANÇA
 Este relatório tem por objetivo apresentar a atual situação quanto as estruturas e condições físicas da residência do morador Mateus Dutra Pereira. A residência do morador é de dois pavimentos e está localizada na Rua Mamão, 143, a qual corta a Rua Marte, uma das principais vias do Bairro Morada do Sol em Rio Branco, Acre. 
 Em 5 de Novembro de 2016 os acadêmicos Vitor Dourado Margarido e Jalles Vinícius Silva de Carvalho do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Acre visitaram o local e constataram as seguintes condições:
1. Na vistoria o primeiro item observado foi o abastecimento de água. A residência tem um poço onde capta parte da água utilizada no consumo, porém, também conta com uma cisterna que recebe o fornecimento público de água, o qual funciona de forma regular e eficaz, portanto, observar em caso de possível obstrução (disfunção).
2. A residência também conta com ligação direta ao sistema público de esgoto urbano, que funciona de forma regular e eficaz, portanto, observar em caso de possível obstrução (disfunção).
3. A instalação elétrica também está em bom estado de conservação, sem apresentar defeitos que ocasionem possíveis quedas na distribuição de energia na residência. Na região ocorrem frequentes interrupções no fornecimento de energia, isso se dá devido aos cortes para manutenção realizados pela própria concessionária fornecedora. Observar em caso de qualquer avaria direta na rede elétrica.
4. Os primeiros cômodos observados foram os quatro (04) banheiros da residência. Todos eles apresentavam bom estado de conservação, onde nos revestimentos inferiores das lajes dos banheiros localizados no piso superior não apresentou sinais de infiltração e funcionavam de forma eficaz.
5. Em seguida, foi verificada a condição dos cômodos (5, sendo um destes uma suíte e outro a dependência de empregada). Todos apresentavam bom estado de conservação, tanto na pintura quanto no revestimento do piso.
6. A cozinha, sala de jantar e de estar e área de serviço também apresentam bom estado de conservação, tanto no revestimento cerâmico do piso quanto na pintura das paredes e na pintura das lajes acima destes cômodos. Os encanamentos que fornecem água à cozinha e à área de serviço funcionam de forma regular e eficaz.
7. A área externa da residência foi o local que apresentou avarias e patologias. A primeira e mais evidente a ser notada é da pintura da face interna dos muros, com áreas descascadas e a presença de bolhas e manchas de infiltração devido a umidade por falta de algum serviço de impermeabilização nestes muros.
8. Outra patologia foi uma rachadura na alvenaria do muro lateral esquerdo (visto a partir da rua), onde estava ocorrendo um afastamento entre os lados separados pela rachadura. Essa rachadura parece ter sido ocasionada por um recalque diferencial na fundação do muro. O próprio morador realizou uma forma de contenção deste afastamento, utilizando placas de aço para ‘grampear’ os dois lados do muro. Após a realização deste procedimento, o afastamento parece ter sido contido. Observar caso o afastamento volte a progredir.
9. O piso da garagem também apresenta uma longa rachadura devido a um recalque diferencial no solo deste piso. A esse recalque pode ser devido à uma má compactação do local e ao ser aplicada uma carga (carro) o solo cedeu e gerou a rachadura.
10. A última patologia foram rachaduras em cima das vigas dos pórticos que sustentam o telhado da varanda. Essas rachaduras não são de origem estrutural, mas no reboco do encunhamento, onde por causa das diferenças dos materiais e de suas capacidades de expansão e contração sob as diárias variações de temperatura. Observar a progressão destas rachaduras.
CONCLUSÃO: Recomenda-se que a residência passe por reformas detalhadas a respeito das avarias e patologias verificadas para evitar a progressão destas.
INFORMAÇÕES DA OBRA
 A obra a ser empreendida localizada na esquina da Rua Manga x Rua Marte, n˚02, Morada do Sol.
 O proprietário e executor da obra é a empresa NEO CONSTRUÇÕES E COMÉRCIO LTDA, onde o autor do projeto é o Engenheiro Civil Jamison Patrick da Silva Medeiros (CREA xxxx-x/AC) e ART n˚ AC20150002261.
 A obra em questão é uma edificação residencial multifamiliar, com área de construção de 683,65m3, de três pavimentos (+ térreo para garagem), onde cada pavimento apresenta dois apartamentos, totalizando um total de 6 apartamentos com dois quartos cada. 
CROQUI DE LOCALIZAÇÃO
 Croqui de localização, sem escala, da residência e da obra:
Azul: Residência visitada.
Vermelho: Obra.
RELATÓRIO FOTOGRÁFICO
Foto 1: Fachada da residência visitada, localizada na Rua Mamão, 143.
Foto 2: Bolhas, manchas e deterioração na pintura devido ineficiência (ou ausência) da impermeabilização.
Foto 3: Rachadura na parede sendo contida por fitas de aço.
Foto 4: Rachadura no piso da varanda, atualmente usada como garagem.
Foto 5: Rachadura presente no encunhamento (preenchimento) entre a viga e o telhado.
3

Continue navegando