Buscar

Resumo da obra Dom Casmurro

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resumo da Obra “Dom Casmurro”
Dom Casmurro" conta a história de Bento Santiago (Bentinho), apelidado de Dom Casmurro por ser calado e introvertido. Na adolescência, apaixona-se por Capítu, abandonando o seminário depois de muitas tentativas frustadas. E, com ele, os desígnios traçados por sua mãe, Dona Glória, para que se tornasse padre. Casam-se e tudo corre bem, até o amor se tornar ciúme e desconfiança. É esta a grande questão que magistralmente Dom Casmurro expõe ao longo de 148 capítulos: a dúvida que paira ao longo de toda a obra sobre a possibilidade de traição de Capítu, agravada pela extraordinária semelhança do filho de ambos, Ezequiel, com o grande amigo de Bentinho, Escobar.
O romance inicia-se numa situação posterior a todos os seus acontecimentos. Bento Santiago, já um homem de idade, conta ao leitor como recebeu a alcunha de Dom Casmurro. A expressão fora inventada por fora inventada por um jovem poeta, que tentara ler para ele no trem alguns de seus versos. Como Bento cochilara durante a leitura, o rapaz ficou chateado e começou a chamá-lo daquela forma. O narrador inicia então o projeto de rememorar sua existência, o que ele chama de “atar as duas pontas da vida”. O leitor é apresentado à infância de Bentinho, quando ele vivia com a família num casarão da rua de Matacavalos.
Dessa forma o desenrolar da trama nos deixa sempre confusos e com uma desconfiança. Não podemos ao certo admitir que Capitu traiu bentinho, mas também não podemos inocenta-la. É isso que Machado de Assis, escritor desse romance, escreve magistralmente, a dúvida. Desse modo até o final da obra somos apresentados a todos os fatos, mas, não conseguimos fazer nossas conclusões. 
Willian Amorim Garcia

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando