Buscar

RESUMO DO LIVRO DOM CASMURRO COM DESCRIÇÃO DOS PERSONAGENS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO DO LIVRO DOM CASMURRO
O romance começa em uma situação após todos os seus eventos. Bento Santiago, já idoso, conta ao leitor como recebeu o apelido de Dom Casmurro. A expressão foi criada por um jovem poeta que tentou ler para ele alguns de seus versos no trem. Quando Bento dormiu ao ouvir a leitura, o menino ficou chateado e passou a chamá-lo assim. O leitor é apresentado à infância de Bentinho, quando ele morava com a família em uma vila na rua de nome Matacavalos. O primeiro incidente relevante relatado também foi a primeira causa de preocupação para ele. Bentinho escutou uma conversa entre José Dias e Dona Glória: ela planeja mandá-lo ao seminário para cumprir uma promessa feita pouco antes de seu nascimento. A promessa de sua mãe, que havia perdido um filho, prometeu que se o segundo filho nascesse "homem", ela o faria sacerdote. Bentinho ficou furioso com José Dias, que o denunciou, e revelou a situação a Capitu. A menina ouviu com atenção e começou a achar um jeito de tirar Bentinho da conferência, mas todos os seus planos falharam. O jovem continuou a frequentar o seminário, mas, antes de partir, imprimiu, com um beijo em Capitu, a promessa de que se casaria com ela. No seminário, Bentinho conheceu Ezequiel de Souza Escobar, que se tornou um de seu melhor amigo. Enquanto Bentinho estuda para ser padre, Capitu se aproxima de Dona Glória, que começa a ter uma visão positiva da relação do filho com a menina. No entanto, Dona Glória ainda não sabe como reverter o problema das promessas. Mas é Escobar quem encontra a solução: a mãe, desesperada, prometeu um padre a Deus, não necessariamente Bentinho. Portanto, um escravo é enviado ao seminário e nomeado sacerdote. Bentinho vai estudar Direito no Largo de São Francisco em São Paulo. Quando ele terminou seus estudos, Dr. Bento de Albuquerque passou a ser Santiago. No entanto, essa felicidade começa a ser ameaçada quando o casal adia o nascimento dos filhos. Escobar e Sancha não enfrentam o mesmo desafio: eles têm uma filha linda que chamam de Capitolina. Alguns anos depois, o Capitu acaba tendo um filho, e o casal consegue retribuir os tributos que Escobar e Sancha lhe pagaram: o filho é batizado com o nome de Ezequiel. Os casais começam a viver juntos intensamente. Bento vê uma semelhança horripilante entre o pequeno Ezequiel e seu amigo Escobar, que se afogou em uma de suas aventuras na praia - o personagem era um excelente nadador. O ciumento Bentinho percebe logo de início que seu filho Ezequiel se parece muito com o falecido Escobar. Então ele tem a certeza de que o menino não é seu filho, mas sim o falecido. E seu desespero é tão grande que em uma ocasião ele está prestes a se matar com café envenenado quando seu filho entra em seu escritório: mas o narrador acaba cometendo suicídio e assassinato. Diante das acusações, ele o rejeita. No entanto, não há mais como salvar esse casamento. Assim, Bentinho decidiu mandar Capitão e Ezequiel para a Europa para manter a aparência.
LISTA DE PERSONAGENS COM BREVE RESUMO
Bentinho (Bento Santiago): o narrador-personagem que conta suas memórias, membro da elite carioca do século XIX.
Capitu (Capitolina): grande amor de Bentinho, personagem de origem pobre, mas independente e avançada.
Escobar: o melhor amigo de Bentinho, a quem conheceu quando estudaram juntos no seminário.
Dona Sancha: mulher de Escobar, ex-colega de colégio de Capitu.
Dona Glória: mãe de Bentinho, adora o filho e é também muito religiosa. Quer que o garoto se ordene padre como cumprimento de uma promessa que fez.
José Dias: agregado que vive de favores na casa de dona Glória. Suposto médico, tem o hábito de agradar aos proprietários da casa com o uso de superlativos.
Tio Cosme: irmão de dona Glória, viúvo e advogado.
Prima Justina: prima de dona Glória, que, segundo o narrador, não tinha papas na língua.
Pedro de Albuquerque Santiago: pai de Bentinho, faleceu quando o filho ainda era muito pequeno.
Senhor Pádua e Dona Fortunata: pais de Capitu, que viam no possível casamento da filha com Bentinho uma possibilidade de ascensão social.
Ezequiel: filho de Capitu, sobre o qual o narrador sustenta forte dúvida quanto à paternidade, pois o garoto tinha grande semelhança física com Escobar.

Continue navegando