Buscar

O Programa Pró

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Programa Pró-Letramento - Alfabetização e Linguagem 
O Pró-Letramento na área da Alfabetização e Letramento – Mobilização pela Qualidade da Educação é um programa de formação continuada para a melhoria da qualidade da aprendizagem da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. O programa foi realizado pelo MEC em parceria com universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada com adesão dos estados e municípios. Podem participar todos os professores que estão em exercício nos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino. Segundo o Ministério da Educação a Rede tem por;
 [...] finalidade precípua de contribuir com a qualidade do ensino e com a melhoria do aprendizado dos estudantes por meio de um amplo processo de articulação dos órgãos gestores, dos sistemas de ensino e das instituições de formação, sobretudo, as universidades públicas e comunitárias (BRASIL, 2005, p.6).
 Para Santos (2008), a criação da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores foi uma tentativa de ultrapassar a falta de continuidade e as pequenas ações de formação continuada de professores, com o estímulo de institucionalizar a demanda de formação continuada no Brasil, vencendo assim uma formação fragmentada e incoerente. A autora enfoca ainda a respeito da construção de uma parceria entre universidades e secretarias de educação, que segundo ela, “é utilizada como uma possibilidade emergente de colaboração, cooperação, partilha de compromissos e responsabilidades”. (SANTOS, 2008, p.144).
 As universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada são responsáveis pelo desenvolvimento e produção dos materiais para os cursos, além da formação e orientação do professor orientador de estudos (tutor), da coordenação dos seminários, pela certificação dos tutores e dos professores cursistas e pela avaliação do programa. A formação e acompanhamento do tutor são realizados através de seminários, no decorrer da realização do programa. Conta-se ainda quando no término do curso com um seminário final para avaliação.
 A forma de organização do programa busca reintegrar a autonomia das formas de gestão, onde a forma adotada para administrar é a colaboração entre os três âmbitos de governo: Federal, Estadual e Municipal. 
O programa possui o Guia Geral do Pró-Letramento (BRASIL, 2007) que pode ser considerado o principal documento orientador do Programa Pró-Letramento, o qual apresenta as principais diretrizes organizadoras da proposta de formação. De acordo com esse documento, os sistemas de ensino, a partir da adesão à estratégia de formação junto ao MEC, assumem o compromisso de coordenar, acompanhar e executar as atividades relacionadas ao Pró-Letramento em seu município/região.
 As secretarias de educação têm a responsabilidade de indicar o coordenador que tem as funções administrativas e logísticas, como também a indicação do tutor que coordenará os encontros presenciais de formação continuada com os professores cursistas na sua rede de ensino, além de outras atribuições (BRASIL, 2007).
 No Guia Geral do Programa está descrito seus objetivos, atribuições e funções, bem como este documento apresenta uma concepção de formação continuada que enfatiza o caráter reflexivo e investigativo da formação, a qual considera o docente sujeito da ação e “valoriza suas experiências pessoais, suas incursões teóricas, seus saberes da prática e possibilita-lhe que, no processo, atribua novos significados a sua prática e compreenda e enfrente as dificuldades com as quais se depara no dia-a-dia” (BRASIL, 2007, p.2).
 O programa constrói um discurso que articula a formação à profissionalização, utilizando como argumento a implementação de uma política de formação que tenha como objetivo principal a melhoria da qualidade do ensino.
 Nesse sentido podemos recorrer a Nóvoa (1991) quando enfatiza que dentro do contexto educacional contemporâneo a formação continuada se apresenta como um recurso que possibilita a melhoria da qualidade do ensino, o resgate da figura do mestre tão desvalorizado nos dias atuais.

Outros materiais