Buscar

PORTIFOLIO ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

...............................................................................................................................
LOGÍSTICA 
HEWERTON NASCIMENTO – 239042020
portfólio
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Navegantes
2020
HEWERTON NASCIMENTO – 239042020
portfólio
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Trabalho apresentado ao Curso Logística do Centro Universitário ENIAC para a disciplina Administração Financeira
JAIME ROQUE GOMES
Navegantes
2020
Desafio 03
É sabido que Capital de Giro são os “recursos que sustentam as operações empresariais diárias”. Isso é válido para todo tipo de empresa, da padaria da esquina à maior multinacional do planeta e até para governos. No caso das empresas, esse recurso pode ser dos próprios sócios ou ter sido obtido através de empréstimos (financeiros ou não).
Embora Capital de Giro seja o termo mais utilizado, na prática, as empresas se preocupam mesmo é com a Necessidade de Capital de Giro (NCG), ou seja, a necessidade permanente de recursos causada pelo fato de as saídas de caixa (pagamentos) ocorrerem antes das entradas de caixa (recebimentos). Chamando-se de “ativo cíclico” ou "operacional" a soma das contas cíclicas do ativo circulante e de "passivo cíclico" ou "operacional" a soma das contas cíclicas do passivo circulante, a Necessidade de Capital de Giro pode ser assim definida: NCG = ativo cíclico - passivo cíclico.
Sendo: ativo cíclico - passivo cíclico = duplicatas a receber + estoques (e outras contas a receber de natureza operacional) e passivo cíclico = fornecedores + impostos + salários a pagar (e outras contas a pagar de natureza operacional).
Uma NCG positiva indica que a empresa precisa de recursos para financiar seu ciclo operacional. Quando a empresa não consegue crédito junto aos seus parceiros “naturais”, ela é, normalmente, obrigada a recorrer a empréstimos bancários. Nesses casos, o risco de insolvência tende a aumentar, mas há exceções, por exemplo, no caso de empresas cujos ciclos são tão longos que, para não sobrecarregar seus parceiros comerciais, elas acabam preferindo recorrer a empréstimos bancários.
Para resolver este Desafio, você deverá explicar por que a NCG é mais crítica no Brasil do que em outros países, tanto para as empresas como para os consumidores finais.
Resposta:
 Para que haja um bom andamento da empresa é necessário que o capital de giros esteja em ordem, as fontes da empresa precisam estar ativas para que continuem crescendo e dependem desse fator para que haja possibilidade de financiar o seu crescimento, está diretamente ligado a isso a boa gestão de capital de giro. O ativo da empresa é composto por valores em caixa, estoques, contas a receber, pode ser também fornecido pelos sócios, através do capital próprio de lucros acumulados que fazem parte do patrimônio líquido da empresa, outro meio é de terceiros como bancos e fornecedores.
Essa analise se faz necessária para que seja possível identificar para onde a empresa está indo, sem essas informações é impossível contornas a posição que o negócio se encontra, seja ela estagnada, negativa ou positiva. 
Quando o situação da empresa tenha um resultado no cálculo de NCG negativo, é preciso que haja a busca por empréstimos, o que acarreta em juros altos e prazos longos. E se o resultado estiver positivo, pode ser que seja bom ou ruim. A empresa pode não estar no vermelho, mas também pode não estar crescendo o que pode crescer. Caso o resultado seja positivo no cálculo NCG abre possibilidade de novos investimentos.
No Brasil a legislação trabalhista infla o custo dos trabalhadores em 100% acima dos salários e por conta disso o crescimento do negócio acaba travando. No dia a dia é possível se deparar nas imposições dos fiscais. Os caixas das empresas acabam sufocando com a falta de credito, com taxas aceitáveis e prazos mais longos. 
Por isso que a NCG é tão crítica no Brasil, mais do que nos outros países, o alto juros de credito nos bancos e a curto prazo que são estipulados para cobrança, os impostos são muito grandes no Brasil, sendo absurda a burocracia para conseguir abrir empresas, o que faz com que o capital de giro tenha que ser muito alto. Além disso as empresas pagam juros alto demais, e acaba sendo repassado aos consumidores finais esses custos, os preços dos produtos ficam mais altos, ou seja, o juros tão alto acaba afetando toda a cadeia.
Conclusão:
Com este conteúdo pude compreender a importância do capital de juros em uma empresa, seja ela qual ramo for, como fazer para acompanhar e saber como fazer para ter um giro de capital. É triste saber como o Brasil trata do assunto, os incentivos não são muito bons é tudo uma burocracia que desanima e desacredita o investidor, o governo deixa a desejar em criação de políticas públicas para o imposto, fazendo com que empresas de todos os portes quebrem por conta também no altos juros. O Brasil depende muito do desenvolvimento econômico das empresas, para o crescimento e muitas vezes não saímos do lugar na economia por não termos muito colaboração do governo.
Conclusão:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando