Buscar

DISSIDIOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

De acordo com a CLT, a Diretoria dos Sindicatos pode ser composta de, no mínimo, três e no máximo 07 membros, porém, é certo que prevalece na Constituição Federal o princípio da autonomia de administração dos sindicatos. A respeito dessa questão, a jurisprudência:
Escolha uma opção:
a.
firmou entendimento que os sindicatos podem prever outras regras em seus estatutos e que a CLT se aplica tão somente de forma supletiva, sendo que a estabilidade é devida a todos os membros e suplentes da Diretoria, independentemente de sua quantidade.
b.
firmou entendimento sumular no sentido de que embora possa ter um número ilimitado de dirigentes sindicais, apenas os três maiores cargos serão detentores de estabilidade.
c.
firmou entendimento no sentido de que todas as normas da CLT que dispõem a respeito de administração sindical são inconstitucionais, com uma única exceção, o limite de membros da Diretoria.
d.
firmou entendimento pela inconstitucionalidade desse artigo da CLT, já que não pode haver interferência, sequer legislativa, na administração sindical.
e.
firmou entendimento de que o limite de 07 dirigentes sindicais se aplica para fins de detenção de estabilidade no emprego, tendo sido recepcionado tal dispositivo pela Constituição Federal.
Feedback
A resposta correta é: firmou entendimento de que o limite de 07 dirigentes sindicais se aplica para fins de detenção de estabilidade no emprego, tendo sido recepcionado tal dispositivo pela Constituição Federal..
Questão 2
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
Tantos são os princípios que regem o Direito Coletivo do Trabalho, dentre os quais o Princípio da Interveniência Obrigatória dos sindicatos representantes dos empregados nas negociações coletivas, que possui substrato constitucional (art. 8º, III da CF). Outro princípio é o da Criatividade Jurídica, que:
Escolha uma opção:
a.
pressupõe um poder das negociações coletivas de criar normas jurídicas, com qualidades, prerrogativas e efeitos próprios.
b.
pressupõe uma ausência de poder das negociações coletivas de criar normas jurídicas, que decorre da sua total vinculação aos textos legais.
c.
pressupõe um poder das negociações coletivas de criar normas jurídicas, inventando situações que podem ser albergadas pelo Direito.
d.
pressupõe um poder das negociações coletivas de regulamentar tão somente as normas legais que estão em vigência.
e.
pressupõe um poder das negociações coletivas de criar normas jurídicas, sem qualquer vinculação à legislação.
Feedback
A resposta correta é: pressupõe um poder das negociações coletivas de criar normas jurídicas, com qualidades, prerrogativas e efeitos próprios..
Questão 3
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
Dentre os direitos, que estão previstos no art. 611-A, da CLT, e que, portanto, possuem autorização para flexibilização mediante as negociações coletivas, está a jornada de trabalho, de modo que:
Escolha uma opção:
a.
há autorização para flexibilizar e negociar os ajustes compensatórios, sem qualquer limite temporal para a compensação, podendo ser enquanto estiver em vigência o contrato de trabalho.
b.
há autorização para flexibilizar tanto os acordos compensatórios (jornadas diárias e semanais) como o banco de horas, que pode ser até anual.
c.
há autorização para negociar apenas e tão somente o banco de horas, com limite de até um ano.
d.
há autorização para negociar apenas os ajustes compensatórios de até um mês de compensação.
e.
há autorização para negociar a jornada diária, que não pode ultrapassar 15 horas de trabalho.
Feedback
A resposta correta é: há autorização para flexibilizar tanto os acordos compensatórios (jornadas diárias e semanais) como o banco de horas, que pode ser até anual..
Questão 4
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
A autotutela se perfaz quando o próprio sujeito que se sentiu lesionado busca afirmar unilateralmente seu interesse. É uma forma de resolução de conflitos coletivos, que pode ser legal ou ilegal. Podemos apontar como situação legal de autotutela:
Escolha uma opção:
a.
o picketing, para impedir o trabalho dos trabalhadores que não aderiram à greve.
b.
a boicotagem, para espalhar perante terceiros os antecedentes do empregado.
c.
o lockout, por parte dos empregadores.
d.
a paralisação dos trabalhadores, após deliberação em assembleia do sindicato representativo.
e.
a greve dos militares.
Feedback
A resposta correta é: a paralisação dos trabalhadores, após deliberação em assembleia do sindicato representativo..
Questão 5
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
O artigo 62, da CLT, prevê que o exercente de cargo de confiança está excluído do capítulo de jornada de trabalho, o que significa que não terá limite de jornada e nem remuneração de horas extras. Para tal enquadramento é necessário o preenchimento de dois requisitos: um formal, que é o recebimento de gratificação no valor de 40% do salário e outro material, que a presença de poderes de mando e gestão, próprio dos gerentes. Tal norma:
Escolha uma opção:
a.
pode ser negociada, de modo que agora a norma coletiva pode indicar as funções que serão enquadradas como cargo de confiança sem que seja necessário o preenchimento de referidos requisitos.
b.
nunca poderá ser negociada porque seus requisitos estão previstos na CLT, cabendo análise pelo Poder Judiciário e declaração de nulidade da negociação coletiva.
c.
pode ser negociado apenas o requisito formal, qual seja, o pagamento da gratificação de 40% do salário, que poderá ser menor.
d.
pode ser negociada, desde que haja validação posterior pelo Poder Judiciário da negociação coletiva.
e.
pode ser negociado apenas o requisito material, de modo que o cargo de confiança não precisa necessariamente exercer poderes de mando e gestão.
Feedback
A resposta correta é: pode ser negociada, de modo que agora a norma coletiva pode indicar as funções que serão enquadradas como cargo de confiança sem que seja necessário o preenchimento de referidos requisitos..
Questão 6
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
O sindicato possui natureza jurídica de associação, podendo se constituir por pessoas jurídicas ou físicas, com finalidade de defender interesses de seus membros e, por tal característica:
Escolha uma opção:
a.
se diferenciam dos órgãos de classe, pois esses possuem como principal função a de fiscalizar as atividades dos seus representados.
b.
se diferenciam das associações de trabalhadores, pois essas buscam interferir na atividade econômica do empregador.
c.
se assemelham aos órgãos de classe, já que esses também possuem objetivo principal a defesa dos interesses da categoria.
d.
se assemelham às cooperativas, pois estas também atuam tão somente em interesse dos cooperados.
e.
se diferenciam das federações e confederações, pois essas não possuem interesses de defesa.
Feedback
A resposta correta é: se diferenciam dos órgãos de classe, pois esses possuem como principal função a de fiscalizar as atividades dos seus representados..
Questão 7
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
O art. 11 da Constituição Federal foi regulamentado pela Lei 13.467/2017, prevendo a possibilidade de se criar uma comissão de representação de trabalhadores no âmbito da empresa que tenha mais de 200 empregados. A respeito dessa representação:
Escolha uma opção:
a.
a comissão tem sua composição escalonada a depender da atividade econômica exercida pelo empregador, sendo de no mínimo 02 empregados até o máximo de 10 membros. Tal composição depende do número de empregados por estabelecimento.
b.
a comissão tem sua composição escalonada a depender da quantidade de empregados na empresa, sendo de no mínimo 03 empregados até o máximo de 07 membros. Tal composição depende do número de empregados em cada estabelecimento do empregador.
c.
a comissão tem sua composição escalonada a depender da quantidade de empregados na empresa, sendo de no mínimo 02 empregados até o máximo de 10 membros. Tal composição depende do número de empregados por estabelecimento.
d.
a comissão tem sua composição escalonada a depender do patrimônio
socialmente constituído pela empresa, sendo de no mínimo 03 empregados até o máximo de 07 membros. Tal composição depende do número de empregados em âmbito nacional.
e.
a comissão tem sua composição escalonada a depender da quantidade de empregados na empresa, sendo de no mínimo 03 empregados até o máximo de 07 membros. Tal composição depende do número de empregados em âmbito nacional.
Feedback
A resposta correta é: a comissão tem sua composição escalonada a depender da quantidade de empregados na empresa, sendo de no mínimo 03 empregados até o máximo de 07 membros. Tal composição depende do número de empregados em âmbito nacional..
Questão 8
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
Dentre as normas que preveem a proteção da saúde e segurança do trabalhador estão as que estipulam regras a respeito da insalubridade e da periculosidade. A Norma Regulamentadora nº 15 regulamenta os dispositivos celetistas que tratam da insalubridade. A CLT prevê que a insalubridade pode se dar em graus mínimo, médio ou máximo (10, 20 ou 40% de adicional respectivamente). Esse enquadramento depende:
Escolha uma opção:
a.
necessariamente de perícia técnica a depender do grau de exposição ao agente insalubre e grau de atenuação com o fornecimento de equipamentos de proteção individual, sendo objetivo, sem possibilidade de negociação.
b.
de vistoria do Ministério do Trabalho, que é quem realiza a perícia técnica e impõe o pagamento do adicional respectivo.
c.
de perícia técnica a depender do grau de exposição ao agente insalubre e grau de atenuação com o fornecimento de equipamentos de proteção individual, sendo objetivo, sem possibilidade de negociação, mas o seu enquadramento pode ser objeto de negociação coletiva.
d.
necessariamente do enquadramento via negociação coletiva.
e.
necessariamente de perícia técnica a depender do grau de exposição ao agente insalubre, podendo ser afastada se os empregados aprovarem a dispensa e concordarem com a insalubridade.
Feedback
A resposta correta é: de perícia técnica a depender do grau de exposição ao agente insalubre e grau de atenuação com o fornecimento de equipamentos de proteção individual, sendo objetivo, sem possibilidade de negociação, mas o seu enquadramento pode ser objeto de negociação coletiva..
Questão 9
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
O movimento implementado pela Lei 13.467/2017, foi de ampliar os mecanismos e objetos de flexibilização das normas trabalhistas. Tal se deu principalmente pelo art. 611-A, da CLT, que prevê direitos passíveis de serem negociados, cujo rol não é exaustivo. De outro lado, prevê o art. 611-B, da CLT que:
Escolha uma opção:
a.
apenas os direitos sociais fornecidos pelo Poder Público possuem imutabilidade em face das negociações coletivas.
b.
alguns direitos não podem ser objeto de negociação, sendo que o rol apresentado, na sua maioria, já era protegido pela Constituição Federal.
c.
toda vez que um direito trabalhista tiver sua eficácia reduzida, outro direito trabalhista deverá ser ampliado, pelo princípio da compensação.
d.
trouxe proteção legislativa para inúmeros direitos trabalhistas, trazendo um rol mais amplo e completo de molde protetivo do que autorizativo de negociação.
e.
apenas os direitos constitucionalmente assegurados não podem ser objetos de negociação coletiva.
Feedback
A resposta correta é: alguns direitos não podem ser objeto de negociação, sendo que o rol apresentado, na sua maioria, já era protegido pela Constituição Federal..
Questão 10
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
A estrutura sindical brasileira é piramidal, sendo que a base é constituída pelos sindicatos, que são organizados por categorias: econômica, profissional e profissional diferenciada. Em seguida existem as federações e as confederações, que são criadas:
Escolha uma opção:
a.
as confederações da união de, pelo menos, 05 sindicatos da mesma categoria e as federações pela união de, pelo menos, 03 confederações da mesma categoria.
b.
as federações da união de, pelo menos, 05 sindicatos da mesma categoria e as confederações pela união de, pelo menos, 03 federações da mesma categoria, com representação em todo o país.
c.
as federações possuem atuação em âmbito nacional e representam várias categorias econômicas distintas.
d.
as federações da união de, pelo menos, 05 sindicatos de categorias profissional e econômica da mesma atividade preponderante.
e.
as federações da união de, pelo menos, 05 sindicatos da mesma categoria e as confederações pela união de, pelo menos, 03 federações da mesma categoria, com representação apenas nos estados que estejam com federação representante.
Feedback
A resposta correta é: as federações da união de, pelo menos, 05 sindicatos da mesma categoria e as confederações pela união de, pelo menos, 03 federações da mesma categoria, com representação em todo o país..
02
Parte superior do formulário
O sindicalismo brasileiro é adotado com base na unicidade sindical, de modo que somente pode existir um sindicato de cada categoria em cada base territorial. A caracterização da base territorial se dá:
Escolha uma opção:
a.
pela abrangência de dois ou mais Municípios.
b.
pela abrangência de um Estado da Federação.
c.
pela abrangência de pelo menos uma região do Estado Federativo.
d.
pela abrangência de, pelo menos, um Município.
Comentário: A base territorial sindical se dá pela abrangência de, pelo menos, um Município, podendo aglomerar outros, sem limitação (pág. 17).
e.
pela abrangência de, pelo menos, um bairro com mais de 5.000 habitantes.
Feedback
A resposta correta é: pela abrangência de, pelo menos, um Município..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Por se tratar de uma associação, para sua constituição formal, é essencial que o sindicato faça o registro de seu estatuto em um Cartório de Registro Civil. Além disso, em virtude da unicidade sindical, para que o sindicato tenha autonomia privada coletiva, de representação nem negociações coletivas, é necessário que ele obtenha um registro sindical perante o Ministério específico. A respeito do registro sindical:
Escolha uma opção:
a.
trata-se de atividade discricionária da Administração Pública, a depender do interesse público se há ou não necessidade de representatividade de determinadas categorias.
b.
deve ser amplo, em virtude da responsabilidade objetiva do Estado em face da atuação sindical.
c.
em virtude do princípio da liberdade sindical, o registro existe tão somente para que não haja violação da unicidade sindical, de modo que dois ou mais sindicatos atuem na representatividade de uma mesma categoria na mesma base territorial.
Comentário: Em virtude do princípio da Liberdade Sindical, o Estado não pode interferir ou fiscalizar a atividade sindical. Assim, o registro sindical existe tão somente para fins de respeitar a unicidade sindical (pág. 21).
d.
serve como mecanismo de controle do Estado nas atividades sindicais e, embora viole a Liberdade Sindical, possui escopo na própria Constituição Federal.
e.
é atividade típica do Estado, exercida pelo Poder Judiciário, que atua em virtude do pluralismo sindical.
Feedback
A resposta correta é: em virtude do princípio da liberdade sindical, o registro existe tão somente para que não haja violação da unicidade sindical, de modo que dois ou mais sindicatos atuem na representatividade de uma mesma categoria na mesma base territorial..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Amauri Mascaro Nascimento (2008) define os conflitos coletivos pela sua finalidade, como econômicos ou de interesse, que dizem respeito às reivindicações de melhores condições de trabalho e jurídicos ou de direito, aqueles cuja divergência está na interpretação ou aplicação de alguma norma jurídica. Mas há ainda a classificação dos conflitos coletivos de acordo com o interesse coletivo tutela, conforme dispõe o art. 81, do CDC (Código do Consumidor), e, assim temos:
Escolha uma opção:
a.
interesses ou direitos difusos, que seriam os de natureza indivisível, cujos titulares são pessoas indeterminadas e ligadas
por circunstâncias de fato.
Comentário: De acordo com o parágrafo único do art. 81, do CDC, os direitos difusos são de natureza indivisível, cujos titulares não são identificáveis e todas estão ligadas por circunstâncias fáticas. Os direitos coletivos são aqueles que pertencem a um grupo, indivisíveis, sendo que estão ligadas por uma relação jurídica entre si ou com a parte adversa. E, por fim, os direitos individuais homogêneos são direitos individuais entre si, mas que possuem todos uma mesma origem (pág. 27).
b.
interesses ou direitos individuais homogêneos, de titularidade de um grupo de pessoas ligadas entre si ou com a parte contrária por uma relação jurídica base.
c.
interesses ou direitos transindividuais, que são aqueles que podem ser exigidos pelo titular do direito ou um substituto.
d.
interesses ou direitos coletivos, que se tratam de direitos individuais, mas que são decorrentes de uma origem comum.
e.
interesses ou direitos individuais, cuja titularidade é de cada trabalhador.
Feedback
A resposta correta é: interesses ou direitos difusos, que seriam os de natureza indivisível, cujos titulares são pessoas indeterminadas e ligadas por circunstâncias de fato..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com o art. 511, da CLT, os sindicatos se organizam em categorias, que podem ser as categorias profissional, diferenciada e econômica, sendo certo que tal diferenciação se dá por:
Escolha uma opção:
a.
categoria profissional e econômica restam caracterizadas pela atividade do empregador, podendo haver vários enquadramentos, a depender de quantas atividades exerça.
Comentário: Categoria diferenciada é aquela que representa categorias de empregados que possuem características peculiares ou são organizadas por lei específica (pág. 15 e 16).
b.
categoria diferenciada diz respeito à representação dos empregadores e as negociações com o Governo.
c.
categoria diferenciada diz respeito à representatividade de trabalhadores que não possuem vínculo empregatício.
d.
categoria profissional e econômica restam caracterizadas pela atividade econômica do empregador, sendo que a primeira diz respeito à representação dos empregados e a segunda dos empregadores.
e.
categoria profissional e econômica restam caracterizadas pela atividade essencial do empregado na estrutura econômica do empregador.
Feedback
A resposta correta é: categoria profissional e econômica restam caracterizadas pela atividade econômica do empregador, sendo que a primeira diz respeito à representação dos empregados e a segunda dos empregadores..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
É possível apontar diversas funções dos entes sindicais, dentre as quais de negociação, que se trata do diálogo entre os sindicatos profissionais e diferenciados com os empregadores ou os sindicatos de categoria econômica. Além disso tem-se também a função assistencial. Mas a função primordial é a de representação, que se desdobra em dois planos:
Escolha uma opção:
a.
Administrativo, que se dá na representação dos trabalhadores perante a Administração Pública e judicial, que se dá na representação dos trabalhadores em processo judicial.
b.
Aberto, quando defende e representa o trabalhador nos seus interesses perante o Estado e fechado, quando representa os interesses do trabalhador perante o empregador.
c.
Coletivamente, representando um grupo de trabalhadores perante o Estado ou perante o empregador e individual, quando representa o trabalhador em âmbito judicial.
Comentário: Um plano é coletivo, quando o sindicato atua em nome de um grupo de trabalhadores tanto em defesa dos seus interesses perante o Poder Público ou perante os empregadores e outro plano é o individual, pois pode substituir o trabalhador em suas reclamatórias trabalhistas (pág. 22 e 23).
d.
Coletivamente ou individualmente, com representação dos trabalhadores exclusivamente perante o empregador.
e.
Extrajudicial, quando representa os empregados politicamente e perante o empregador e judicial, na substituição individual do empregado.
Feedback
A resposta correta é: Coletivamente, representando um grupo de trabalhadores perante o Estado ou perante o empregador e individual, quando representa o trabalhador em âmbito judicial..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A greve se trata de mecanismo de pressão contra o empregador, normalmente para fins de entabulação de negociação coletiva com vantagens buscadas pela categoria. No entanto, a famosa e conhecida “Greve dos Caminhoneiros”, ocorrida em 2018, não pode ser considerada tecnicamente como uma greve porque:
Escolha uma opção:
a.
porque envolveu apenas parte dos empregados das empresas, não chegando a ter adesão totalitária.
b.
porque envolveu profissionais empregados e autônomos, cujo objetivo era pressionar o Governo e não diretamente os empregadores.
Comentário: pois a greve é sempre de empregados, com o objetivo de pressionar o empregador. A finalidade desta paralisação era política e econômica e envolvia toda uma classe e não somente categoria (pág. 30).
c.
porque os sindicatos não aprovaram em assembleias prévias de 48 horas.
d.
porque atingiu vários estados da federação, ultrapassando os limites territoriais de cada empregador.
e.
porque envolveu apenas empregados de uma categoria sindical diferenciada.
Feedback
A resposta correta é: porque envolveu profissionais empregados e autônomos, cujo objetivo era pressionar o Governo e não diretamente os empregadores..
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A greve está disciplinada pela Lei 7.783/1989, que traz o seu conceito, requisitos e vedação para que o movimento paredista seja considerado lícito. De acordo com a legislação, são características da greve:
Escolha uma opção:
a.
que a paralisação seja individual ou coletiva.
Comentário: Pois a paralisação deve ser obrigatoriamente coletiva e provisória. Também deve ser pacífica e pode ser em toda a empresa ou parcialmente (pag. 29).
b.
que a paralisação seja coletiva, violenta ou pacífica.
c.
que a paralisação seja sempre de todas as atividades empresariais.
d.
que a paralisação seja apenas de setores da empresa.
e.
que a paralisação seja coletiva e provisória.
Feedback
A resposta correta é: que a paralisação seja coletiva e provisória..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Súmula 51, do TST prevê que: “NORMA REGULAMENTAR. VANTAGENS E OPÇÃO PELO NOVO REGULAMENTO. ART. 468 DA CLT I - As cláusulas regulamentares, que revoguem ou alterem vantagens deferidas anteriormente, só atingirão os trabalhadores admitidos após a revogação ou alteração do regulamento.” Isso significa que o trabalhador incorpora as cláusulas regulamentares benéficas no seu contrato de trabalho. A respeito dessa situação, a reforma trabalhista:
Escolha uma opção:
a.
passou a prever que somente os regulamentos aprovados por Assembleia de empregados que passam a incorporar definitivamente aos seus contratos de trabalho.
b.
passou a prever a impossibilidade de incorporação das normas regulamentares, de modo que eventual alteração posterior valerá para todos os empregados e não somente para os admitidos após a alteração.
c.
passou a limitar essa incorporação, de modo que somente com relação à forma de pagamento de salários, férias e 13º salário é que há incorporação.
d.
passou a prever legalmente a Súmula 51 do TST, de modo que agora é a própria CLT que prevê a incorporação dos direitos regulamentares.
e.
passou a prever que a incorporação não subsiste na hipótese de alteração de regulamento empresarial que ocorre por intermédio de negociação coletiva, com participação do sindicato.
Comentário: Se a alteração regulamentar ocorrer com a participação do sindicato, não poderá se falar em incorporação do regulamento anterior, por força do art. 611-A, da CLT (pág. 12).
Feedback
A resposta correta é: passou a prever que a incorporação não subsiste na hipótese de alteração de regulamento empresarial que ocorre por intermédio de negociação coletiva, com participação do sindicato..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto
da questão
Prevê a Súmula 374, do TST, que o empregado integrante de categoria profissional diferenciada não tem o direito de haver do seu empregador vantagens previstas em instrumento coletivo no qual a empresa não foi representada por órgão de classe de sua categoria. Disso decorre que o enquadramento:
Escolha uma opção:
a.
ocorre de forma automática a partir do momento que o empregado passa a exercer atividades típicas de regulamentação enquanto profissão diferenciada.
b.
depende de um ato de escolha do empregado em ver aplicada norma dos empregados em geral ou da sua categoria diferenciada, como por exemplo, de um vigilante numa estrutura bancária.
c.
do empregado de categoria profissional diferenciada decorre da previsão legal de sua profissão com regulamentação específica tão somente.
d.
depende da atividade econômica preponderante do empregador coincidir com a categoria diferenciada regulamentada.
e.
não depende tão somente de se tratar de categoria diferenciada – regulamentação diferenciada ou atividade com necessidade de organização diferenciada, pois há necessidade que exista negociação coletiva aplicável ao seu contrato de trabalho.
Comentário: O enquadramento como categoria diferenciada, é essencial que sua atividade tenha uma regulamentação específica ou seja dotada de características próprias e também que o empregador ou o sindicato que lhe representa tenha negociado com o sindicato da categoria diferenciada correspondente (pág. 16).
Feedback
A resposta correta é: não depende tão somente de se tratar de categoria diferenciada – regulamentação diferenciada ou atividade com necessidade de organização diferenciada, pois há necessidade que exista negociação coletiva aplicável ao seu contrato de trabalho..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os conflitos trabalhistas individuais possuem como objeto de tutela os interesses individualmente identificados dos trabalhadores, de modo concreto, enquanto que os conflitos coletivos surgem de grupos de trabalhadores e seus empregadores, atingindo toda uma categoria. Existem algumas espécies de conflitos coletivos, dentre os quais, de acordo com Vólia Cassar Bomfim (2012):
Escolha uma opção:
a.
os conflitos econômicos, assim considerados aqueles que versam sobre salários e vantagens econômicas em sentido amplo.
Comentário: Pois existem os conflitos coletivos econômicos, que versam sobre salários e vantagens econômicas em sentido amplo dos trabalhadores e os conflitos sociais, que são aqueles que possuem como objeto a melhoria das condições de trabalho em geral (pág. 27).
b.
os conflitos sociais, que são considerados os que versam sobre direitos fundamentais sociais previstos na Constituição Federal.
c.
os conflitos jurídicos, aqueles que são travados perante o Poder Judiciário.
d.
os conflitos sociais, que são considerados aqueles nos quais o objeto de conflito é a própria relação empregatícia.
e.
os conflitos econômicos, considerados os que possuem origem em disputas de propriedade entre empregadores e empregados.
Feedback
A resposta correta é: os conflitos econômicos, assim considerados aqueles que versam sobre salários e vantagens econômicas em sentido amplo..
Parte inferior do formulário
 
03 
Parte superior do formulário
O Tribunal Superior do Trabalho toma como base em casos de conflitos entre normas coletivas a teoria do conglobamento, prevendo que não cabe o fracionamento das normas coletivas, devendo-se aplicar o mais benéfico, por comparação. É uma teoria contrária à teoria da acumulação, que previa a aplicação das normas mais benéficas de ambas as negociações. No entanto, a Lei 13.467/2017 (reforma trabalhista)regulamentou a questão desses conflitos, prevendo que:
Escolha uma opção:
a.
que ambas as teorias são aplicáveis, sendo que a primeira – do conglobamento – para conflitos de acordos coletivos e a segunda – de acumulação – para conflitos entre convenções coletivas.
b.
que a Convenção Coletiva de Trabalho sempre irá prevalecer sobre o Acordo Coletivo de Trabalho pelo princípio da amplitude.
c.
que se aplicará a teoria do conglobamento, conforme adotava a jurisprudência majoritária do TST.
d.
que não se aplicará nem teoria do conglobamento, nem da acumulação, já que o conflito será resolvido mediante votação em assembleia dos empregados.
e.
que o Acordo Coletivo de Trabalho sempre irá prevalecer sobre a Convenção Coletiva de Trabalho (princípio da especificidade).
Comentário: A CLT, em seu art. 620 passa a prever, como solução de conflitos entre normas coletivas, a aplicação da especificidade, de modo que se duas negociações forem aplicáveis ao mesmo contrato de trabalho, a escolha entre uma delas se dará pela especificidade (pág. 40).
Feedback
A resposta correta é: que o Acordo Coletivo de Trabalho sempre irá prevalecer sobre a Convenção Coletiva de Trabalho (princípio da especificidade)..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O exercício de greve é legítimo, desde que respeite todos os procedimentos e requisitos previstos na legislação. Dentre os quais há algumas limitações, principalmente nas atividades consideradas “essenciais”, tais como:
Escolha uma opção:
a.
construção civil.
b.
transporte coletivo.
Comentário: Pois transporte coletivo é uma atividade essencial e básica na sociedade. As demais são facultativas.
c.
toda atividade pública.
d.
serviços jurídicos.
e.
confecções e distribuição de bebidas.
Feedback
A resposta correta é: transporte coletivo..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O resultado das negociações coletivas é a elaboração de normas positivadas que terão efeitos imediatos nos contratos de trabalho em vigência. Mas ainda é possível apontar outras funções para as negociações coletivas, como:
Escolha uma opção:
a.
função ampliativa, pois as negociações coletivas buscam tão somente ampliar as concessões econômicas.
b.
função regulatória, já que atuam diretamente no mercado econômico.
c.
função política, já que é uma forma de diálogo entre grupos com interesses antagaônicos.
Comentário: Também possui a função política, propiciando o diálogo entre grupos com interesses opostos, capazes desestruturar programas políticos (pág. 38).
d.
função arrecadatória, pois servem como mecanismos de criação de contribuições para a manutenção dos sindicatos.
e.
função pragmática, já que cria dogmas que servirão como paradigmas em outras negociações.
Feedback
A resposta correta é: função política, já que é uma forma de diálogo entre grupos com interesses antagaônicos..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Há uma celeuma a respeito da coisa julgada de dissídios coletivos sendo que a Súmula 397, do TST, consubstancia que faz apenas coisa julgada formal, de modo que suas cláusulas podem ser revistas após o seu período de vigência. O não cumprimento dessas cláusulas pode ser executado e/ou cobrado:
Escolha uma opção:
a.
uma execução apenas pelos sindicatos envolvidos, ainda que na figura de substituto processual dos trabalhadores.
b.
diretamente pelas partes envolvidas, já que a sentença normativa possui eficácia de título executivo extrajudicial.
c.
com o ajuizamento da ação rescisória, uma vez que é necessário desconstituir a sentença normativa.
Comentário: As sentenças normativas criam obrigações, cuja violação precisam ser constituídas e cobradas por meio de ação própria, a ação de cumprimento (pág. 47).
d.
com o ajuizamento da ação de cumprimento, que se trata de uma ação de cunho condenatório, que pode ser proposta tanto em violação de um dissídio como das negociações coletivas.
e.
não há possibilidade de execução ou cobrança, já que se tratam de normas abstratas.
Feedback
A resposta correta é: com o ajuizamento da ação de cumprimento, que se trata de uma ação de cunho condenatório, que pode ser proposta tanto em violação de um dissídio como das negociações coletivas..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A resolução de conflitos coletivos de trabalho pode ocorrer por meio da autodefesa, da autocomposição e da heterocomposição. Sendo que a autocomposição
significa que as partes resolvem seus problemas sem a imposição de regras por terceiros. Já na heterocomposição:
Escolha uma opção:
a.
a solução do conflito é sempre resolvida perante o Poder Judiciário.
Comentário: Na heterocomposição a solução é sempre trazido por um terceiro estranho da relação, nem sempre o Estado, como o que ocorre com o mecanismo da arbitragem. Outros exemplos são o TAC e o processo judicial (pág. 41).
b.
a solução do conflito sempre é obtida por intermédio de métodos negociais, sem qualquer interferência de terceiros.
c.
a solução do conflito advém de diversos e complexos acordos entre as partes.
d.
há sempre a intervenção Estatal, seja por meio de normas ou por intermédio da Jurisdição.
e.
a solução do conflito ocorre por intermédio de um agente exterior à relação originária, com ocorre na arbitragem.
Feedback
A resposta correta é: a solução do conflito ocorre por intermédio de um agente exterior à relação originária, com ocorre na arbitragem..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A Lei 13.467/2017 (Reforma Trabalhista) passou a prever a possibilidade de homologação de acordos extrajudiciais, seja com relação à extinção do contrato de trabalho seja em virtude de conflitos ocorridos durante a vigência do contrato ou após a sua extinção. A respeito desse procedimento de jurisdição voluntária, a legislação apresenta alguns requisitos de ordem formal, tais como:
Escolha uma opção:
a.
as partes deverão fazer uma petição conjunta, podendo ser subscrita por um dos advogados de quaisquer das partes.
Comentário: Embora a petição seja conjunta, as partes deverão estar representadas por advogados diferentes, para evitar simulação. Não é necessária uma declaração da parte (pág. 34).
b.
cada parte deverá se fazer representar pelo seu advogado e apresentar cada qual a sua proposta para homologação.
c.
as partes deverão fazer uma petição conjunta, porém cada parte deverá estar assistida com o seu advogado.
d.
as partes deverão apresentar declarações individuais com suas intenções juntamente com a petição conjunta.
e.
as partes deverão assinar a petição conjunta com os seus advogados.
Feedback
A resposta correta é: as partes deverão fazer uma petição conjunta, porém cada parte deverá estar assistida com o seu advogado..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Dentre as possibilidades de dissídio coletivo, temos o dissídio jurídico, que busca a interpretação ou declaração de alcance de normas jurídicas, seja de cláusulas de sentenças normativas ou de instrumentos de negociação coletiva ou de regulamento interno. Outra espécie de dissídio coletivo, que era o mais comum, é o econômico e outro bastante utilizado ainda é o dissídio de greve. A respeito desses institutos:
Escolha uma opção:
a.
O dissídio de greve serve para declarar a abusividade ou não de uma greve e, portanto, não precisa ser de comum acordo entre as partes, podendo, inclusive, ser promovida pelo Ministério Público do Trabalho.
Comentário: O dissídio de greve é proposto para avaliar a legitimidade e legalidade de um movimento de greve, podendo ser proposto pelos interessados e o Ministério Público do Trabalho em questão de atividades essenciais ou prejuízo à sociedade. O dissídio econômico institui condições de trabalho, com cláusulas que podem ser de cunho econômico ou social, sendo que deverá ser ajuizada de comum acordo entre as partes (pág. 45).
b.
O dissídio de greve serve para autorizar uma determinada paralisação de trabalhadores quando o empregador tenta impedir o movimento.
c.
O dissídio econômico visa reavaliar normas e condições coletivas de trabalho preexistentes, quando houve alteração no quadro fático.
d.
Tanto o dissídio econômico como o dissídio de greve devem ser propostos de comum acordo entre as partes.
e.
O dissídio econômico serve para determinar em quais atividades econômicas de mercado haverá regulação.
Feedback
A resposta correta é: O dissídio de greve serve para declarar a abusividade ou não de uma greve e, portanto, não precisa ser de comum acordo entre as partes, podendo, inclusive, ser promovida pelo Ministério Público do Trabalho..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Há várias espécies de “greves”, sendo que algumas são aceitas pela legislação e outras são consideradas ilícitas. Dentre as greves que são consideradas lícitas:
Escolha uma opção:
a.
Greve política e greve de ocupação.
b.
Greve geral e greve com assembleia.
Comentário: Somente a greve geral, aquela que várias categorias aderem por apenas um dia e a greve que tenha prévia aprovação em assembleia são consideradas lícitas (pág. 32).
c.
Greve de ocupação, greve de solidariedade e greve de fome.
d.
Greve selvagem, greve geral e greve política.
e.
Greve geral, greve intermitente e greve selvagem.
Feedback
A resposta correta é: Greve geral e greve com assembleia..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O Termo de Ajustamento de Condutas é o instrumento capaz de solucionar conflitos coletivos, pois é firmado pelo Ministério Público do Trabalho em virtude de denúncias ou fatos notórios de irregularidades ou ilegalidades. A respeito do TAC:
Escolha uma opção:
a.
trata-se de um acordo no qual a empresa assume a indenizar os empregados, sob pena de execução do título extrajudicial.
Comentário: Trata-se de um compromisso e não um acordo ou transação, já que o Poder Público não tem autonomia de negociar o interesse público. Acaso não cumpridas as determinações do compromisso, o MPT pode executar no Judiciário Trabalhista, pois o termo possui eficácia executiva extrajudicial (pág. 43).
b.
trata-se de um acordo ou transação efetuado entre a empresa denunciada e o empregado, que pode ser executada na Justiça do Trabalho.
c.
trata-se de um acordo ou transação efetuado entre o Poder Público e a empresa denunciada.
d.
trata-se de um compromisso assumido pelos empregados perante o Ministério Público do Trabalho.
e.
trata-se de um compromisso assumido pela parte denunciada, que se não cumprir as cláusulas, o termo possui eficácia de título executivo extrajudicial.
Feedback
A resposta correta é: trata-se de um compromisso assumido pela parte denunciada, que se não cumprir as cláusulas, o termo possui eficácia de título executivo extrajudicial..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Dentre os pressupostos processuais específicos do dissídio coletivo, temos a convocação de assembleia geral extraordinária para deliberar sobre as reivindicações. observar o conteúdo do edital da convocação e o quórum. Além disso, o art. 114, §2º da Constituição Federal determina que o dissídio seja de comum acordo. A respeito desse requisito:
Escolha uma opção:
a.
a doutrina defende que o comum acordo pode ser expresso ou tácito, quando a parte adversa silencia, embora o TST tenha se pronunciado contrariamente ao acordo tácito.
Comentário: Embora a doutrina tenha defendido a possibilidade de um comum acordo tácito, quando a outra parte não se opõe ao dissídio, o TST já se pronunciou no sentido que tal forma não cumpre o disposto no art. 114, §2º, da CF. Não existe discussão acerca da constitucionalidade desse requisito (pág. 46).
b.
é assente e uniforme o entendimento de que o requisito de comum acordo tem sido considerado inconstitucional.
c.
tanto a doutrina como o TST defendem que o comum acordo pode ser expresso ou tácito, quando a parte adversa silencia.
d.
O STF já se manifestou no sentido de inconstitucionalidade do requisito de comum acordo para a propositura do dissídio coletivo.
e.
a doutrina preceitua que o comum acordo deve ser expresso, enquanto que o MPT e o TST tem se pronunciado pela aceitação do comum acordo tácito, quando a parte adversa silencia.
Feedback
A resposta correta é: a doutrina defende que o comum acordo pode ser expresso ou tácito, quando a parte adversa silencia, embora o TST tenha se pronunciado contrariamente ao acordo tácito..
Parte inferior do formulário
Terminar revisão
Atividade Anterior
Parte superior do formulário
Seguir para...
Parte inferior do formulário
4
Dentre os requisitos
para a greve seja considerada legal, é essencial que tenha ocorrido negociação prévia com o empregador, a qual foi frustrada e que tenha sido aprovada em assembleia geral da categoria. Além disso:
Escolha uma opção:
a.
deve ter prévia comunicação aos empregados, empregadores envolvidos e sindicatos com antecedência mínima geral de 48 horas e nas atividades essenciais com antecedência de 72 horas, cuja comunicação também deve ser dirigida à população.
Comentário: A comunicação em atividades essenciais é com antecedência de 72 horas e nas atividades normais de 48 horas. Sendo que nas atividades não essenciais se notifica os empregados, empregadores e sindicatos e nas atividades essências, além destes, também deve-se informar a população (pág. 31).
b.
deve ter prévia comunicação aos empregados e sindicatos envolvidos, bem como à população em todas as atividades, com antecedência de 48 horas.
c.
deve ter prévia comunicação apenas nas atividades essenciais, sendo que tal deve ser dirigida aos empregados, sindicatos, empregadores e usuários em geral, no prazo de 48 horas.
d.
não necessita de comunicação prévia nas atividades não essenciais.
e.
deve ter prévia comunicação aos empregados e sindicatos envolvidos, bem como à população em todas as atividades, com antecedência de 48 horas.
Feedback
A resposta correta é: deve ter prévia comunicação aos empregados, empregadores envolvidos e sindicatos com antecedência mínima geral de 48 horas e nas atividades essenciais com antecedência de 72 horas, cuja comunicação também deve ser dirigida à população..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Disciplinada na Convenção nº 154, da OIT, a negociação coletiva é conceituada como um procedimento destinado à elaboração de contratos coletivos de trabalho, que possui por finalidade fixar condições de trabalho e regular as relações entre empregador e trabalhadores e suas organizações representativas. A respeito do procedimento de negociação coletiva no Brasil:
Escolha uma opção:
a.
Por força de previsão legal, é vedada a participação de empregadores sem representação de seus sindicatos em negociação coletiva.
b.
Por força de previsão constitucional, é obrigatória a participação do sindicato representante dos trabalhadores e também dos empregadores em negociações coletivas.
c.
Por força de previsão constitucional, é obrigatória a participação do sindicato representante dos trabalhadores em negociações coletivas.
Comentário: A Constituição Federal, em seu artigo 6º prevê que inexiste negociação coletiva se os trabalhadores não estiverem representados pelos sindicatos. (pág. 37 e 38).
d.
Por força de previsão constitucional, é facultativa a participação do sindicato representante dos trabalhadores em negociações coletivas.
e.
Por força de previsão legal, é obrigatória a participação do sindicato representante dos trabalhadores em negociações coletivas, com exceção das categorias diferenciadas.
Feedback
A resposta correta é: Por força de previsão constitucional, é obrigatória a participação do sindicato representante dos trabalhadores em negociações coletivas..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A interrupção do contrato de trabalho ocorre quando o empregado deixa de prestar o serviço e recebe o valor equivalente ao salário daquele período. Já na suspensão do contrato de trabalho o empregado deixa de prestar o serviço e, consequentemente, não recebe o salário referente àquele período. No que se refere à greve, o seu período é considerado:
Escolha uma opção:
a.
por se tratar de um direito fundamental, será sempre interrupção do contrato de trabalho.
b.
sempre será suspensão do contrato de trabalho, de modo que o empregado não recebe o salário daquele período.
Comentário: a legislação prevê que tal período é de suspensão do contrato de trabalho. Tal norma pode ser afastar pela negociação coletiva, que pode prever compensações (pág. 30).
c.
via de regra como interrupção do contrato de trabalho, salvo se a greve for declarada abusiva.
d.
via de regra como suspensão do contrato de trabalho, podendo a negociação coletiva prever situação diversa.
e.
pode ser suspensão ou interrupção, dependendo da forma que for acordada.
Feedback
A resposta correta é: via de regra como suspensão do contrato de trabalho, podendo a negociação coletiva prever situação diversa..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A Consolidação das Leis Trabalhistas prevê duas possibilidades de negociações coletivas: a Convenção Coletiva de Trabalho e o Acordo Coletivo de Trabalho, sendo que:
Escolha uma opção:
a.
O Acordo Coletivo de Trabalho é fruto da negociação entre empregados e empregadores, enquanto que a Convenção Coletiva de Trabalho é resultado da negociação entre sindicatos de representação dos empregados e , de outro lado, o ou os empregadores diretamente.
b.
O Acordo Coletivo de Trabalho é fruto da negociação entre sindicatos de representação patronal e de representação de empregados, enquanto que a Convenção Coletiva de Trabalho é resultado da negociação entre sindicatos de representação dos empregados e , de outro lado, o ou os empregadores diretamente.
Comentário: O ACT é firmado entre um ou mais empregadores, sem interveniência sindical com o sindicato dos empregados, enquanto que a CCT é firmada sempre com interveniência sindical de ambos os lados (pág. 39).
c.
A Convenção Coletiva de Trabalho é fruto da negociação entre sindicatos de representação patronal e de representação de empregados, enquanto que o Acordo Coletivo de Trabalho é resultado da negociação entre sindicatos de representação dos empregados e , de outro lado, o ou os empregadores diretamente.
d.
O Acordo Coletivo de Trabalho é fruto da negociação entre empregados e empregadores, enquanto que a Convenção Coletiva de Trabalho é resultado da negociação entre sindicatos de representação dos empregados e dos empregadores.
e.
A Convenção Coletiva de Trabalho é fruto da negociação entre sindicatos de representação patronal e de representação de empregados exclusivamente de categoria diferencada, enquanto que o Acordo Coletivo de Trabalho é resultado da negociação entre sindicatos de representação dos empregados de categoria comum de um lado e dos empregadores de outro.
Feedback
A resposta correta é: A Convenção Coletiva de Trabalho é fruto da negociação entre sindicatos de representação patronal e de representação de empregados, enquanto que o Acordo Coletivo de Trabalho é resultado da negociação entre sindicatos de representação dos empregados e , de outro lado, o ou os empregadores diretamente..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O resultado das negociações coletivas é a elaboração de normas positivadas que terão efeitos imediatos nos contratos de trabalho em vigência. Mas ainda é possível apontar outras funções para as negociações coletivas, como:
Escolha uma opção:
a.
função regulatória, já que atuam diretamente no mercado econômico.
b.
função política, já que é uma forma de diálogo entre grupos com interesses antagaônicos.
Comentário: Também possui a função política, propiciando o diálogo entre grupos com interesses opostos, capazes desestruturar programas políticos (pág. 38).
c.
função ampliativa, pois as negociações coletivas buscam tão somente ampliar as concessões econômicas.
d.
função pragmática, já que cria dogmas que servirão como paradigmas em outras negociações.
e.
função arrecadatória, pois servem como mecanismos de criação de contribuições para a manutenção dos sindicatos.
Feedback
A resposta correta é: função política, já que é uma forma de diálogo entre grupos com interesses antagaônicos..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Há uma celeuma a respeito da coisa julgada de dissídios coletivos sendo que a Súmula 397, do TST, consubstancia que faz apenas coisa julgada formal, de modo que suas cláusulas podem ser revistas após o seu período de vigência. O não cumprimento dessas cláusulas pode ser executado e/ou cobrado:
Escolha uma opção:
a.
uma execução apenas pelos sindicatos envolvidos, ainda que na figura
de substituto processual dos trabalhadores.
b.
não há possibilidade de execução ou cobrança, já que se tratam de normas abstratas.
c.
com o ajuizamento da ação de cumprimento, que se trata de uma ação de cunho condenatório, que pode ser proposta tanto em violação de um dissídio como das negociações coletivas.
Comentário: As sentenças normativas criam obrigações, cuja violação precisam ser constituídas e cobradas por meio de ação própria, a ação de cumprimento (pág. 47).
d.
diretamente pelas partes envolvidas, já que a sentença normativa possui eficácia de título executivo extrajudicial.
e.
com o ajuizamento da ação rescisória, uma vez que é necessário desconstituir a sentença normativa.
Feedback
A resposta correta é: com o ajuizamento da ação de cumprimento, que se trata de uma ação de cunho condenatório, que pode ser proposta tanto em violação de um dissídio como das negociações coletivas..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O Termo de Ajustamento de Condutas é o instrumento capaz de solucionar conflitos coletivos, pois é firmado pelo Ministério Público do Trabalho em virtude de denúncias ou fatos notórios de irregularidades ou ilegalidades. A respeito do TAC:
Escolha uma opção:
a.
trata-se de um acordo ou transação efetuado entre o Poder Público e a empresa denunciada.
b.
trata-se de um compromisso assumido pelos empregados perante o Ministério Público do Trabalho.
c.
trata-se de um acordo ou transação efetuado entre a empresa denunciada e o empregado, que pode ser executada na Justiça do Trabalho.
d.
trata-se de um acordo no qual a empresa assume a indenizar os empregados, sob pena de execução do título extrajudicial.
e.
trata-se de um compromisso assumido pela parte denunciada, que se não cumprir as cláusulas, o termo possui eficácia de título executivo extrajudicial.
Comentário: Trata-se de um compromisso e não um acordo ou transação, já que o Poder Público não tem autonomia de negociar o interesse público. Acaso não cumpridas as determinações do compromisso, o MPT pode executar no Judiciário Trabalhista, pois o termo possui eficácia executiva extrajudicial (pág. 43).
Feedback
A resposta correta é: trata-se de um compromisso assumido pela parte denunciada, que se não cumprir as cláusulas, o termo possui eficácia de título executivo extrajudicial..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Dentre os pressupostos processuais específicos do dissídio coletivo, temos a convocação de assembleia geral extraordinária para deliberar sobre as reivindicações. observar o conteúdo do edital da convocação e o quórum. Além disso, o art. 114, §2º da Constituição Federal determina que o dissídio seja de comum acordo. A respeito desse requisito:
Escolha uma opção:
a.
é assente e uniforme o entendimento de que o requisito de comum acordo tem sido considerado inconstitucional.
b.
a doutrina preceitua que o comum acordo deve ser expresso, enquanto que o MPT e o TST tem se pronunciado pela aceitação do comum acordo tácito, quando a parte adversa silencia.
c.
tanto a doutrina como o TST defendem que o comum acordo pode ser expresso ou tácito, quando a parte adversa silencia.
d.
a doutrina defende que o comum acordo pode ser expresso ou tácito, quando a parte adversa silencia, embora o TST tenha se pronunciado contrariamente ao acordo tácito.
Comentário: Embora a doutrina tenha defendido a possibilidade de um comum acordo tácito, quando a outra parte não se opõe ao dissídio, o TST já se pronunciou no sentido que tal forma não cumpre o disposto no art. 114, §2º, da CF. Não existe discussão acerca da constitucionalidade desse requisito (pág. 46).
e.
O STF já se manifestou no sentido de inconstitucionalidade do requisito de comum acordo para a propositura do dissídio coletivo.
Feedback
A resposta correta é: a doutrina defende que o comum acordo pode ser expresso ou tácito, quando a parte adversa silencia, embora o TST tenha se pronunciado contrariamente ao acordo tácito..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O exercício de greve é legítimo, desde que respeite todos os procedimentos e requisitos previstos na legislação. Dentre os quais há algumas limitações, principalmente nas atividades consideradas “essenciais”, tais como:
Escolha uma opção:
a.
toda atividade pública.
b.
confecções e distribuição de bebidas.
c.
construção civil.
d.
transporte coletivo.
Comentário: Pois transporte coletivo é uma atividade essencial e básica na sociedade. As demais são facultativas.
e.
serviços jurídicos.
Feedback
A resposta correta é: transporte coletivo..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O Tribunal Superior do Trabalho toma como base em casos de conflitos entre normas coletivas a teoria do conglobamento, prevendo que não cabe o fracionamento das normas coletivas, devendo-se aplicar o mais benéfico, por comparação. É uma teoria contrária à teoria da acumulação, que previa a aplicação das normas mais benéficas de ambas as negociações. No entanto, a Lei 13.467/2017 (reforma trabalhista)regulamentou a questão desses conflitos, prevendo que:
Escolha uma opção:
a.
que não se aplicará nem teoria do conglobamento, nem da acumulação, já que o conflito será resolvido mediante votação em assembleia dos empregados.
b.
que a Convenção Coletiva de Trabalho sempre irá prevalecer sobre o Acordo Coletivo de Trabalho pelo princípio da amplitude.
c.
que ambas as teorias são aplicáveis, sendo que a primeira – do conglobamento – para conflitos de acordos coletivos e a segunda – de acumulação – para conflitos entre convenções coletivas.
d.
que o Acordo Coletivo de Trabalho sempre irá prevalecer sobre a Convenção Coletiva de Trabalho (princípio da especificidade).
Comentário: A CLT, em seu art. 620 passa a prever, como solução de conflitos entre normas coletivas, a aplicação da especificidade, de modo que se duas negociações forem aplicáveis ao mesmo contrato de trabalho, a escolha entre uma delas se dará pela especificidade (pág. 40).
e.
que se aplicará a teoria do conglobamento, conforme adotava a jurisprudência majoritária do TST.
Feedback
A resposta correta é: que o Acordo Coletivo de Trabalho sempre irá prevalecer sobre a Convenção Coletiva de Trabalho (princípio da especificidade)..

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando