Buscar

Lâminas de Trombo, Placa de Ateroma, Neoplasia e Melanoma.

Prévia do material em texto

Patologia
Terceira Unidade –
Daniel Carlini, MEDUNEB13
trombos
COMENTÁRIO
Na formação de trombos, destacam-se três principais fatores: lesão endotelial, hipercoagulabilidade e alterações diversas no fluxo sanguíneo. O processo de embolização se configura como a migração do trombo pela corrente sanguínea. Nessa situação, o embolo pode ter diversas origens, a exemplo da gasosa (doença da descompressão) e da gordurosa (como em fraturas de ossos longos).
Placa DE ATEROMA
COMENTÁRIO
Trata-se do acúmulo localizado de lipídios, hidratos de carbono, sangue, tecido fibroso e cálcio na camada íntima de um vaso. Uma vez presente, a placa de ateroma provoca o estreitamento do lúmen, o que aumenta o risco de uma hemorragia, com formação de trombos.
neoplasias
COMENTÁRIO
Inicialmente, é importante diferenciar neoplasia, tumor e câncer. O primeiro termo se refere a um crescimento novo. Tumor, por sua vez, é utilizado como sinônimo, em situações de aumento de volume decorrente das respostas inflamatórias. O tumor pode ser benigno ou maligno. Quando maligno, possui a capacidade de migrar de tecidos e é comum ser chamado de câncer. 
	CARACTERÍSTICA	BENIGNO	MALIGNO
	Tipos de células	Homogêneas	Heterogêneas
	Crescimento	Lento e localizado	Rápido e expansivo
	Diferenciação celular	Muito diferenciado	Pouca diferenciação
	Mitose	Típicas	Típicas e atípicas
	Metástase	Não	Sim
Quando se fala fibroma, por sua vez, refere-se a um tumor benigno de tecido conjuntivo fibroso. É uma hiperplasia reacional de tecido conjuntivo em resposta a constantes traumas teciduais.
Já o condroma é uma neoplasia benigna de origem cartilaginosa. As suas células, apesar de se parecerem com condrócitos normais, irritam a produção de cartilagem da matriz. Isso leva à debilitação óssea, aumento o risco de fraturas nessas regiões.
melanoma
COMENTÁRIO
O melanoma é um tumor maligno que, apesar de mais frequente na pele, também pode aparecer na boca e nos olhos. Por possuir origem embrionária também ectodérmica, sua metástase é comumente no cérebro.

Continue navegando