Buscar

Seminário de Introdução à Pesquisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO À PESQUISA
Fernanda Stuhlert[footnoteRef:1] [1: Acadêmica do Curso de Administração do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.] 
Kátia Raquel Testoni Longen[footnoteRef:2] [2: Professora Tutora Externa do Seminário Interdisciplinar: Introdução à pesquisa - 29/09/2020 para o Curso de Administração (FLX0146) Agrolândia/SC, do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. 
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. Administração (FLX0146) Agrolândia/SC– Seminário da Interdisciplinar: Introdução à pesquisa. 29/9/2020
] 
1. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
A pesquisa acadêmica é importante fonte de conhecimento, pois permite que pesquisadores explorem os mais diversos assuntos nas mais variadas áreas. Existem diversos modos de conduzir uma pesquisa acadêmica, dentre eles destacam-se os métodos qualitativo, quantitativo, levantamento, estudo de caso, entre outros. 
No que diz respeito à produção acadêmica, verifica-se que o ensino à distância tem se mostrado um importante aliado, foi o que apontou o estudo realizado Pelegrini et al. (2017), ao analisar o perfil da pesquisa acadêmica sobre educação a distância no Brasil e no mundo, “Esses resultados são importantes para entender o campo de estudos na área para que os pesquisadores do tema possam construir uma base mais sólida na revisão de literatura de seus estudos.” (PELEGRINI et al., 2017).
Na seara da administração, uma das temáticas que mais se destaca na produção acadêmica é a aprendizagem organizacional. Tema que se tornou alvo de intensas pesquisas na comunidade cientifica internacional, além de apontarem duas vertentes na pesquisa quantitativa sobre o tema, como afirmam Loiola e Bastos (2003): 
Chamou a atenção que a produção científica revele certo equilíbrio entre pesquisas com desenho de investigação e relatos de experiências, com ligeiro predomínio dos primeiros, enquanto é relativamente menos expressiva a produção de ensaios e de revisão de bibliografia. Essa configuração revela forte inclinação na área para o desenvolvimento de trabalhos com sólida base empírica. A divisão quantitativa observada entre as diferentes naturezas de artigos pode ser tomada, também, como indicador da divisão da área entre as duas vertentes referidas anteriormente: uma mais acadêmica, de pesquisa com desenho de investigação; e outra mais profissional, como relato de experiência. (LOIOLA e BASTOS, 2003). 
De mais a mais, a pesquisa acadêmica teve um grande crescimento a partir dos anos 60, devido à consolidação da política de pós-graduação nas universidades brasileiras, como apontado durante o Fórum de Reflexão Universitária da Unicamp (2002), que abordou os desafios da pesquisa no Brasil.
Segundo o Fórum de Reflexão Universitária-Unicamp (2002), apesar do Brasil possuir uma grande gama de pesquisadores e cientistas de bom nível, e, realizar investimentos consideráveis em ciência e pesquisa, levando em conta sua realidade social, a mentalidade científica ainda não está incorporada de maneira plena na sociedade. Situação que deriva principalmente da exclusão social, posto que o sistema educacional deixa de fora a educação para a ciência. 
2. REFERÊNCIAS
FÓRUM DE REFLEXÃO UNIVERSITÁRIA - UNICAMP. Desafios da pesquisa no Brasil: uma contribuição ao debate. In: São Paulo em Perspectiva, revista eletrônica, v.16 n.4. São Paulo out.-dez. 2002. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392002000400004&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em: 28 set. 2020. 
LOIOLA, Elizabeth; BASTOS, Antonio Virgilio Bittencourt. “A produção acadêmica sobre aprendizagem organizacional no Brasil”. In: Revista de Administração Contemporânea, revista eletrônica, vol.7 n.3. Curitiba jul.-set. 2003. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-65552003000300010&script=sci_arttext>. Acesso em: 28 set. 2020.
PELEGRINI, Thalita de Oliveira; SILVA, Sheila Serafim da; AZEVEDO-FERREIRA, Maxwel de; Oliveira, Murilo Alvarenga. “O perfil da pesquisa acadêmica sobre educação a distância no brasil e no mundo”. In: REAd, revista eletrônica de administração, vol.23. Porto Alegre Dez. 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112017000400371>. Acesso em: 28 set. 2020.

Continue navegando