Buscar

14 - FÓRUM DE CIÊNCIAS SOCIAIS E ESTUDO DE CASO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FÓRUM DE CIÊNCIAS SOCIAIS
“Vivemos num mundo globalizado. Isso significa que todos nós, conscientemente ou não, dependemos uns dos outros. O que quer que façamos ou nos abstenhamos de fazer afeta a vida das pessoas que vivem em lugares que nunca iremos visitar”
(Zygmunt Bauman).
De acordo com que nós estudamos nas Unidades de aprendizagem e a partir das vivências de mundo que possui, leve em conta os impactos da globalização, o que podemos dizer dessa fala de Bauman.
É fato que o ser humano sempre precisou e continuará precisando de outras pessoas para sobrevivermos, por isso somos criaturas e dependemos uns dos outros. Muitas pessoas podem até relutar contra isso mas é fato que a todo momento precisamos de outras pessoas, por exemplo, precisamos do produtor que planta algodão matéria prima para muitos tipos de roupas, precisamos das costureiras que fabricam de fato as peças, e por fim chega até nós através das lojas, ou seja, querendo ou não, em algum momento da nossa vida (pra não dizer em todos eles), precisamos de outras pessoas. Isso tem seu lado bom e seu lado ruim, pois seguindo a linha de raciocínio das roupas, se nós por exemplo compramos de fontes duvidosas, podemos estar cooperando para o trabalho escravo em outros países, e isso vai impactar de forma direta e negativa a vida de pessoas que talvez jamais conheçamos e que moram até em continentes distintos do nosso. A globalização como toda ação revolucionária trouxe inúmeros benefícios pra sociedade como um todo, mas não podemos nos esquecer dos pontos negativos, conforme citei acima. Dessa forma, a fala de Bauman continua fazendo muito sentidos nos dias atuais.
ESTUDO DE CASO
A “vida liquida” é uma forma de vida que tende a ser levada adiante numa sociedade líquido-moderna.
“Líquido moderna” é uma sociedade em que as condições sob as quais agem seus membros mudam num tempo mais curto do que aqueles necessários para a consolidação, em hábitos e rotinas, das formas de agir. A liquidez da vida e a da sociedade se alimentam e se revigoram mutuamente. 
A vida líquida, assim como a sociedade líquida-moderna não pode manter a forma ou permanecer por muito tempo. 
Bauman em sua obra, Vida Líquida, trabalha com o conceito que a sociedade é líquida, ou seja, está em constante mudança. Usando a sua graduação como exemplo, como você poderia usar essa aplicabilidade?
Quais as necessidades de você estar sempre aberto/a diferentes conhecimentos constantemente?
O ponto de vista de Bauman continua muito pontual nos dias atuais, pois a sociedade em que vivemos nos mostra que a todo momento precisamos estar sempre buscando novos conhecimentos não se limitando na nossa área de atuação.
Tomando por base a nossa área de estudo que aqui é a agronomia, a todo momento precisamos estar atentos às novas tecnologias tanto no campo quanto no escritório. Por exemplo, hoje em dia já está acontecendo aplicações de insumos na cultura de arroz alagado por meio de drones, e até poucos anos atrás sequer cogitaríamos que isso aconteceria num futuro tão próximo, e pode-se ter certeza que daqui um tempo isso vai se tornar rotineiro em todas as culturas.
Outro ponto é que, o agrônomo ao assumir mais responsabilidades dentro da empresa em que trabalha terá que adquirir conhecimentos também nas áreas de liderança, gestão de pessoas e tantas outras particularidades que não são específicas da área de formação, daí a importância de estarmos sempre abertos a novos e diferentes conhecimentos, bem como estar sempre dispostos a aprender sobre novas áreas e nos atualizarmos em nossa área de atuação.

Continue navegando