Buscar

PORTFÓLIO PERFIL DE SOLO

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Marcelo Dantas Bezerra - RU: 2407081
RELATÓRIO DE PESQUISA:
PERFIL DE SOLOS
Nova Iguaçu - RJ
2021
INTRODUÇÃO 
Ao escavar o solo na sua vertical, em um terreno, verificamos a presença de camadas horizontais mais ou menos parecidas. Esse procedimento é chamado de seção de solo ou perfil de solo, e as camadas individualizadas são chamadas de horizontes. Um solo bem formado e não alterado pela atividade humana tem o seu próprio perfil. As características do perfil são base da classificação e estudo dos solos, mas, a sua maior importância está na possibilidade de informar como é que o mesmo pode ser usado da melhor maneira. Segundo Prado (1991) “O estudo da morfologia do solo é extremamente importante, uma vez que através dele se faz o julgamento dos diversos aspectos morfológicos visando à classificação do solo para posterior aproveitamento e estudos de gênese”. Além de sua importância para a caracterização do solo, essas características morfológicas poderão fornecer elementos para determinadas deduções de importância agrícola, tais como: drenagem, permeabilidade, compactação, susceptibilidade à erosão, e facilidade do trabalho de máquinas agrícolas, além de permitir uma visão mais integrada dos solos (Batista, 2006).-
MATERIAIS E MÉTODOS 
 
 Os materiais que usamos para a escavação do perfil do solo foram uma enxada, uma cavadeira articulada e uma pá para a retirada solo escavado, uma trena métrica foi utilizada para medição de cada camada do solo em questão. Primeiro, efetuou-se as medidas de comprimento e largura para as devidas marcações no solo. Em seguida foram tiradas fotos do perfil do solo e do local para registro do ambiente.
ÁREA DE ESTUDO
A descrição do perfil de solo a campo foi realizada próximo ao condomínio Paradiso, na cidade de Nova Iguaçu/RJ, na baixada fluminense, na data de 15/01/2021, com dimensões 1 m de comprimento, 1 m de largura e 1 m de profundidade.
5 
 
CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS 
 
A: 0-30 cm; bruno-acizentado (10 YR 5/2, seca); bruno-acinzentado muito escuro(10 YR 3/2, úmida); textura franco-arenosa, sem agregados granulares, consistência macia, muito friável, não plástica, não pegajosa; transição gradual e plana; presença de poucos poros e muito pequenos; ausência de cerosidade; presença de cimentação; visto pouca presença de raízes finas e muito finas. 
 
B: 30-50 cm+ ; coloração variegada, vermelho-escuro (10 R 3/6, seca matriz); vermelho-escuro ( 10 R 3/6 úmida matriz); bruno muito claro-acinzentado ( 10 YR 7/3, seca de fundo); bruno-amarelado (10 YR 5/4 úmida de fundo), textura franco-argilosa, com agregados angular es, grandes e muito grandes, de grau forte; consistência dura, muito friável, ligeiramente plástico e muito pegajoso; presença de poucos poros e muito pequenos; presença de cerosidade, de cimentação e de nódulos e concreções minerais; visto rara presença de raízes muito finas.
C: 40-60 cm+ ; coloração variegada, vermelho-agiloso (10 R 3/6, Úmida matriz); bruno muito claro-acinzentado ( 10 YR 7/3, seca de fundo); bruno-amarelado (10 YR 5/4 úmida de fundo), textura franco-argilosa, com agregados angulares, grandes e muito grandes, de grau forte; consistência dura, muito friável, ligeiramente plástico e muito pegajoso; presença de poucos poros e muito pequenos; presença de cerosidade, de cimentação e de nódulos e concreções minerais; visto rara presença de raízes muito finas.
D: 50-70 cm+ ; coloração variegada, cinza(10 R 3/6, seca matriz); bruno muito claro-acinzentado ( 10 YR 7/3, seca de fundo); bruno-cinza (10 YR 5/4 úmida de fundo), textura franco-argilosa, com agregados angular es, grandes e muito grandes, de grau forte; consistência dura, muito friável, ligeiramente plástico e muito pegajoso; presença de poucos poros e muito pequenos; presença de cerosidade, de cimentação e de nódulos e concreções minerais; visto rara presença de raízes muito finas. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Desse modo, ao realizar essa análise de perfil de solo nos proporcionou uma maior compreensão a respeito de tudo aquilo que vem sendo visto por nós na teoria, agora com a prática as coisas ficam mais claras. Vendo todas as etapas e características do solo, foi algo realmente muito interessante e principalmente de grande aprendizagem. Com isso, foi possível classificar o solo como Gleissolos. 
Gleissolos:
Material predominantemente argiloso e muito argiloso que passou por processos de oxidação e redução em ambiente saturado por água, mal ou muito mal drenados (hidromórficos). Geralmente estão associados ao material sedimentar recente nas proximidades de cursos d’água.
São caracterizados pelo baixo grau de desenvolvimento pedogenético sob condições hidromórficas. Apresentam grande variabilidade quanto a sua composição química e física em decorrência da natureza do material depositado em ambiente de várzea ou depressão.
As cores predominantes em subsuperfície são acinzentadas ou variegadas, devido aos processos de oxidação e redução do ferro, podendo apresentar mosqueados ou plintita pela segregação do ferro.
REFERÊNCIAS
9 
 
 
perfil do sol o in Infop édia [em linha]. Po rto: P orto Editora, 2 003-2020. [ consult. 2 020-
perfil do sol o in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2 003-2020. [ consult. 2 020-11-14 01:28:00]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/$perfil-do-solo
https://www.embrapa.br/tema-solos-brasileiros/solos-do-brasil
perfil do sol o in Infop édia [em linha]. Po rto: P orto Editora, 2 003-2020. [ consult. 2 020-
LINK NO YOUTUBE
https://www.youtube.com/watch?v=BsW6lGVuo6w&t=1s

Continue navegando