Buscar

Reflexões sobre a leitura e o ensino literário

Prévia do material em texto

Lúdico
	Iniciado em
	Friday, 12 Feb 2021, 10:00
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	Friday, 12 Feb 2021, 10:18
	Avaliar
	9,0 de um máximo de 10,0(90%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sabendo-se que o texto literário deve propiciar no leitor momentos de intensas reflexões acerca da realidade que o rodeia, torna-se essencial a percepção de que a leitura deverá ser percebida de maneira diferenciada dentro da sociedade. Quando trata-se da leitura e do ensino do texto literário qual o objetivo frente o processo de leitura do leitor:
Escolha uma opção:
a.
Quando se trata da leitura e do ensino literário é fundamental que ocorra uma sistematização nas ações de forma a trazer resultados positivos dentro do processo de leitura.
b.
Quando se trata da leitura e do ensino literário é fundamental que os professores estejam trazendo metodologias rompendo com os conhecimentos prévios dos mesmos para que os resultados venham a ser de fato importantes.
c.
Quando se trata da leitura e do ensino literário é necessário que se adote práticas tradicionalistas para um processo de leitura significativo.
d.
Quando se trata da leitura e do ensino literário é essencial que o leitor seja capaz de interpretar as palavras em seu sentido denotativo.
e.
Quando se trata da leitura e do ensino do texto literário o primeiro objetivo é o de que o leitor não somente interprete as palavras em seu sentido denotativo, mas ao contrário interprete-as sempre se permitindo levar pelos mais variados sentidos aos quais essas palavras o possam remeter.
Feedback
A resposta correta é: Quando se trata da leitura e do ensino do texto literário o primeiro objetivo é o de que o leitor não somente interprete as palavras em seu sentido denotativo, mas ao contrário interprete-as sempre se permitindo levar pelos mais variados sentidos aos quais essas palavras o possam remeter..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O contato com o texto literário deve propiciar no leitor momentos de intensas reflexões a cerca da realidade que o rodeia. Para que isso seja possível o leitor precisa saber ler as entrelinhas e não simplesmente fazer uma leitura superficial. Em relação a leitura, à textos literários, é correto afirmar:
I - Quando se trata da leitura e do ensino do texto literário o primeiro objetivo é o de que o leitor não somente interprete as palavras em seu sentido denotativo, mas ao contrário interprete-as sempre se permitindo levar pelos mais variados sentidos aos quais essas palavras o possam remeter.
II - É preciso que o objetivo da leitura e interpretação de um texto literário ou não, seja identificado previamente pelo professor para que quando trabalhado possa ser explorado em sua totalidade.
III - No caso da leitura de um texto literário especificamente, faz-se necessário que o adulto situe desde contexto histórico, ao qual pertence à obra, características biográfi-cas do autor até os costumes sociais vigentes na época em que foi escrito.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a.
Todas as alternativas são verdadeiras.
b.
Todas as alternativas são falsas.
c.
Apenas a alternativa III é verdadeira.
d.
Apenas a alternativa I é verdadeira.
e.
Apenas a alternativa II é verdadeira.
Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas são verdadeiras..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O sentido da palavra jogo, para uma criança está associado ao movimento, ao dinamismo, ao segredo que este tem para revelar-se no decorrer de sua realização, motivo pelo qual desperta nela a sensação prazer, de liberdade, de imaginação, de faz de conta. Como pode-se considerar o momento do jogo?
Escolha uma opção:
a.
Pode-se considerar o momento do jogo como uma fuga da realidade, um escape.
b.
Pode-se considerar o momento do jogo como uma possibilidade de aprendizagem para a criança.
c.
Pode-se considerar o momento do jogo como uma construção de conhecimento.
d.
Pode-se considerar o momento do jogo como uma forma de aprendizagem.
e.
Pode-se considerar o momento do jogo como uma possibilidade de entretenimento.
Feedback
A resposta correta é: Pode-se considerar o momento do jogo como uma fuga da realidade, um escape..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Vigotski (2007), o aprendizado e desenvolvimento são elementos que estão inter-relacionados desde o primeiro dia de vida da criança. Em relação ao processo de aprendizagem, assinale a alternativa que corresponde corretamente como é o aprendizado que antecede a fase escolar e o aprendizado na escola:
Escolha uma opção:
a.
O aprendizado que antecede a fase escolar é informal, enquanto que o aprendizado na escola passa a ser formal.
b.
O aprendizado que antecede a fase escolar é cultural, enquanto que o aprendizado na escola passa a ser social.
c.
O aprendizado que antecede a fase escolar é social, enquanto que o aprendizado na escola passa a ser pedagógico.
d.
O aprendizado que antecede a fase escolar é espontâneo, enquanto que o aprendizado na escola passa a ser sistemático.
e.
O aprendizado que antecede a fase escolar é organizacional, enquanto que o aprendizado na escola passa a ser educacional.
Feedback
A resposta correta é: O aprendizado que antecede a fase escolar é espontâneo, enquanto que o aprendizado na escola passa a ser sistemático..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sabe-se que a literatura surgiu na Grécia, em forma de declamação. Nesta época qual era o objetivo da literatura?
Escolha uma opção:
a.
Divertir, entreter o povo nos intervalos entre uma guerra e outra.
b.
Divertir, entreter e alfabetizar o povo.
c.
Manter o povo informado.
d.
Divertir, entreter as crianças das escolas.
e.
Divertir, entreter o povo na escola.
Feedback
A resposta correta é: Divertir, entreter o povo nos intervalos entre uma guerra e outra..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo HUIZINGA (2008), o jogo tem uma função significante, isto é, encerra um determinado sentido. No jogo existe alguma coisa “em jogo” que transcende as necessidades imediatas da vida e confere um sentido à ação. O jogo é de fundamental importância para a formação social do individuo. Acerca do contexto do jogo para a formação social do individuo, é correto afirmar:
I - O jogo é um tipo de linguagem, de comunicação, evidencia-se que não é uma atividade individual e sim coletiva, pois existe em sua essência o desejo, a fascinação por algo imaterial, ou seja, algo que envolve imaginação para uma satisfação diante do social.
II - Os jogos e o lúdico fazem parte do fazer diário do educador, que se propõe a ensinar utilizando de recursos variados na perspectiva de produzir aprendizagem significativa aos alunos.
III - No que tange a literatura o lúdico e o jogo são realizados desde a tenra idade, quando inicia-se ensaios nas peças de teatro ou ainda quando fazem-se jogos de tabuleiro e referencia-se a história por traz destas atividades.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a.
Apenas a alternativa II é verdadeira.
b.
Apenas a alternativa I é verdadeira.
c.
Todas as alternativas são verdadeiras.
d.
Apenas a alternativa III é verdadeira.
e.
Todas as alternativas são falsas.
Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas são verdadeiras..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O ensino da literatura começa desde muito cedo, o primeiro contato da criança com o livro, a história, e o imaginário se dá com o ato da narração de histórias clássicas, folclóricas e músicas mediante a intervenção de um adulto. Neste contexto, assinale a alternativa que corresponde corretamente o que compete à literatura:
Escolha uma opção:
a.
Compete a literatura o processo de representação social e as atitudes do cotidiano humano.
b.
Compete a literatura recriar a realidade e dar a ela um aspecto subjetivo, carregado de imaginação despreocupando-se com as informações meramente objetivas, e abrindo espaço à visão do poeta em relação essa realidade.
c.
Compete a literatura trazer informações objetivas e imparciais a respeitodo tema discutido.
d.
Compete a literatura buscar o significado das palavras que têm o mesmo som, mas que possuem sentidos diferentes.
e.
Compete a literatura despertar o interesse no aluno para a leitura, pois é algo que extrapola à realidade escolar da qual ele está acostumado.
Feedback
A resposta correta é: Compete a literatura recriar a realidade e dar a ela um aspecto subjetivo, carregado de imaginação despreocupando-se com as informações meramente objetivas, e abrindo espaço à visão do poeta em relação essa realidade..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Considerando que a arte literária é construída a partir de palavras e experiências vivenciadas em sociedade é essencial que ações estejam sendo realizadas com a finalidade de tornar a aprendizagem de fato qualitativa para todos os indivíduos independente de qualquer fator. Sendo assim, qual deverá ser a preocupação da escola nesse contexto:
Escolha uma opção:
a.
A escola precisa preocupar-se com uma metodologia que alcance a todos os indivíduos não precisando necessariamente haver um planejamento prévio.
b.
A escola precisa preocupar-se com uma metodologia capaz de trabalhar simultaneamente ás práticas tradicionalistas para que o processo funcione realmente.
c.
A escola precisa preocupar-se mais com o ensino da leitura que contemple a real interpretação e compreensão daquilo que o texto tem a transmitir, do que com regras e conteúdos que exijam memorização, mas que não terão significado na vida em sociedade.
d.
A escola precisa preocupar-se com um método que fosse capaz de tornar a leitura sistematizada na visa do aluno independente de ser significativa ou não.
e.
A escola precisa preocupar-se com um ensino que esteja focado no tradicionalismo enquanto estratégia transformadora da sociedade e que sistematiza e efetiva o aprendizado significativo.
Feedback
A resposta correta é: A escola precisa preocupar-se mais com o ensino da leitura que contemple a real interpretação e compreensão daquilo que o texto tem a transmitir, do que com regras e conteúdos que exijam memorização, mas que não terão significado na vida em sociedade..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Complete a sentença: Parafraseando a autora Zilberman a literatura surgiu na Grécia, em forma de declamação, com o intuito de divertir, entreter o povo nos intervalos entre uma guerra e outra. Nesse contexto a literatura recebia o nome de ______________ que segundo o dicionário Aurélio define-se: ‘’ 1) Arte de criar imagens, de sugerir emoções por meio de uma linguagem em que se combinam sons, ritmos e significados. (....) 4) Fig. Caráter do que emociona, toca a sensibilidade. (1993, p. 429).
Escolha uma opção:
a.
Citação.
b.
Consideração.
c.
Texto.
d.
Livro.
e.
Poesia.
Feedback
A resposta correta é: Poesia..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O primeiro mito que deve ser desfeito é o de que a leitura, ou as aulas de leitura, só devem ser realizadas nas aulas de Língua Portuguesa. Partindo deste pressuposto, qual é a primeira reflexão que podemos fazer a respeito desse processo?
Escolha uma opção:
a.
A primeira reflexão que podemos fazer a respeito desse processo é perguntando se nas demais disciplinas não se faz leitura, ou melhor, não se faz interpretação de enunciados.
b.
A primeira reflexão que podemos fazer a respeito desse processo é perguntando se nas demais disciplinas se faz somente uma leitura superficial.
c.
A primeira reflexão que podemos fazer a respeito desse processo é perguntando se nas demais disciplinas não se trabalha com as regras gramaticais.
d.
A primeira reflexão que podemos fazer a respeito desse processo é perguntando se nas demais disciplinas não se faz leitura.
e.
A primeira reflexão que podemos fazer a respeito desse processo é perguntando se nas demais disciplinas não se pratica a correção de textos.
Feedback
A resposta correta é: A primeira reflexão que podemos fazer a respeito desse processo é perguntando se nas demais disciplinas não se faz leitura, ou melhor, não se faz interpretação de enunciados..

Continue navegando