A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Seguridade social, política de Assistência Social e o Suas

Pré-visualização | Página 1 de 2

Seguridade social: política de Assistência Social e o Suas
Prepare-se! Chegou a hora de você testar o conhecimento adquirido nesta disciplina. A Avaliação Virtual (AV) é composta por questões objetivas e corresponde a 100% da média final. Você tem até cinco tentativas para “Enviar” as questões, que são automaticamente corrigidas. Você pode responder as questões consultando o material de estudos, mas lembre-se de cumprir o prazo estabelecido. Boa prova!
Parte superior do formulário
1)
De acordo com a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), no seu artigo 12°, compete a União, a normatização, a coordenação e o financiamento de programas, que resulte na diminuição da vulnerabilidade social. Exceto em:
Alternativas:
· Incentivar a obtenção de resultados qualitativos na gestão estadual, municipal e do Distrito Federal do Suas;
· Os resultados alcançados pelo ente federado na gestão do Suas, aferidos na forma de regulamento, serão considerados como prestação de contas dos recursos a serem transferidos a título de apoio financeiro.
· Medir os resultados da gestão descentralizada do Suas, com base na atuação do gestor estadual, municipal e do Distrito Federal na implementação, execução e monitoramento dos serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social, bem como na articulação intersetorial; Proteção Básica, Proteção Especial.
· Supremacia no atendimento às necessidades social
checkCORRETO
· A União apoiará financeiramente o aprimoramento à gestão descentralizada dos serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social, por meio do Índice de Gestão Descentralizada (IGD) do Sistema Único de Assistência Social (Suas),
Resolução comentada:
A resposta incorreta é: Supremacia no atendimento às necessidades social.
Código da questão: 48071
2)
A _________________ refere-se à produção, sistematização de informações, indicadores e índices territorializados das situações de vulnerabilidade e risco pessoal e social que incidem sobre as famílias, pessoas, crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência nas diversas formas de expoliação social. Estamos nos referindo a:
Alternativas:
· Vigilância Permanente
· Vigilância Social
checkCORRETO
· Patrulha Social
· Fiscalização ordinária
· Fiscalização partidária
Resolução comentada:
A Vigilância Social: refere-se à produção, sistematização de informações, indicadores e índices territorializados das situações de vulnerabilidade e risco pessoal e social que incidem sobre as famílias, pessoas, crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência nas diversas formas de expoliação social.
Código da questão: 48075
3)
Sobre a responsabilidade do Estado em garantir os mínimos sociais, e conforme consta no capítulo II, Art. 194 da Constituição de 88 que prevê:
(assinale V para verdadeiro ou F para falso):
( ) I - universalidade da cobertura e do atendimento;
( ) II - uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e espaciais;
( ) III - A não seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços;.
( ) V - eqüidade na forma de participação no custeio;
( ) VII - caráter democrático e descentralizado da gestão administrativa, com a participação internacional, em especial de trabalhadores, empresários e aposentados.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta de V e F:
Alternativas:
· V – V – F – V – F
· V – V – V – F – F
· V – F – V – V – F
· V – F – F – V – F
checkCORRETO
· F – V – V – F – F
Resolução comentada:
O artigo 194 prevê que:
Parágrafo único. Compete ao poder público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos:
I - universalidade da cobertura e do atendimento;
II - uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais;
III - seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços;
IV - irredutibilidade do valor dos benefícios;
V - eqüidade na forma de participação no custeio;
VI - diversidade da base de financiamento;
VII - caráter democrático e descentralizado da gestão administrativa, com a participação da comunidade, em especial de trabalhadores, empresários e aposentados.
Código da questão: 48084
4)
A descentralização legitima o município como esfera primordial e _____________da política de assistência social em rede, considerando as ____________do território. Isto significa superar a fragmentação na prática dessa política, construindo uma forma organizacional, dinâmica, articulada com as diversas instâncias envolvidas com o intuito de facilitar o acesso da _________aos serviços e programas ofertados.
Alternativas:
· Operacionalização, População, Particularidade.
· População, Particularidades, Operacionalização.
· Operacionalização, particularidades, população.
checkCORRETO
· Particularidades, Operacionalização, População.
· População, Particularidade, Operacionalização.
Resolução comentada:
Eixos estruturantes do SUAS. P. 4
Código da questão: 48062
5)
O Estado brasileiro, que era (e é) liberal, criou estratégias de intervenção na ----------------com propósitos de manter o ----------------, ou seja, atender -------------------- da classe trabalhadora, para acalmar os ânimos (BEHRING; BOSCHETTI, 2007).
Alternativas:
· Estado Social de Direito; controle social; área social;
· país; apoio coletivo; as reivindicações;
· área social, controle social, as reivindicações;
checkCORRETO
· indústria; Estado Social de Direito; a questão social
· reivindicações; apoio coletivo; as demandas sociais
Resolução comentada:
O Estado brasileiro, que era (e é) liberal, criou estratégias de intervenção na área social com propósitos de manter o controle social, ou seja, atender as reivindicações da classe trabalhadora, para acalmar os ânimos (BEHRING; BOSCHETTI, 2007).
Código da questão: 48082
6)
A constituição de 1988 elencou um conjunto de valores éticos, considerado fundamental para a nacional para. Sobre a Constituição Federal Brasileira é correto AFIRMAR, que:
I. Ocorreu em 1988 e assegura os direitos dos cidadãos.
II. Participação da comunidade na gestão, fiscalização e acompanhamento das ações e serviços de saúde. Permitiu à população negra uma integração de forma justa na sociedade brasileira.
III. Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
IV. Art. 203. A assistência social será prestada a quem dela necessitar, dependentemente de contribuição à seguridade social.
Partindo desses pressupostos, é correto afirmar que:
Alternativas:
· II, III, IV
· I, II, IV
· I, II e III
checkCORRETO
· Somente I
· II,IV
Resolução comentada:
Alternativas I, II e III corretas conforme a Constituição de 1988. A Alternativa IV, está incorreta pois informa que a assistência social é para os contribuintes. E conforme a Constituição o correto é para quem dela necessitar, independente de contribuição.
Código da questão: 48058
7)
A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinado a assegurar o direito relativo à saúde, à previdência e à assistência social. Quais princípios e diretrizes asseguram as necessidades básicas da população,
Conforme o conceito disposto na Constituição de 1988.
Alternativas:
· Pessoalidade, igualdade, Equidade
· Pessoalidade, Caráter Democrático e Equidade
· Universalidade, Igualdade e Caráter Democrático
checkCORRETO
· Equidade, Universalidade , Interpessoalidade
· Universalidade, Equidade, Conservadorismo
Resolução comentada:
Princípios do SUS, conforme a Constituição Federal de 1988, disposto no artigo 7°.
Código da questão: 48056
8)
O ________________ deve prever basicamente, a finalidade geral da ação ou ações sociais instituídas, seus objetivos específicos e suas relações com a situação existente, a sistemática adotada para atingir os objetivos e a expectativa justificativa, mediações, organização, etapas e local, a previsão orçamentária; os prazos; a